[Resenha] Sem beijo e sem palavras - Carlos Gomes

em 24 março 2020


Título: Sem beijo e sem palavras
Autor (a): Carlos Gomes
Páginas: 344
Ano: 2019
Editora: Chiado Books

Sinopse
Ambientado na cidade do Rio de Janeiro, o romance “Sem beijo e sem palavras” tem ritmo de uma série e conteúdo de um folhetim, no que diz respeito à agilidade da narrativa e ao desenvolvimento do enredo. Permeia o cotidiano de personagens reais, com suas referências de afetividade e desígnios, que vão se cruzando, e envolvendo, até estarem todos ligados, de alguma forma, numa realidade ficcional.
A partir dos protagonistas Anna e Otávio, e das suas tormentosas experiências de abusos sexuais, o autor concebe as bases de uma proposta de superação existencial, desconstruindo carências, pudores e ciúmes, e propondo suas redescobertas pela via da liberdade individual – física e comportamental, aliada a um amor incondicional, um pelo outro.
Entretanto, como numa brincadeira de roda, a vida inverte, de súbito, a direção do giro, e os personagens principais são surpreendidos e confrontados por suas histórias, em um final tocante e inesperado.



Resenha

Sem beijo e sem palavras foi um livro que me deixou curiosa assim que li a sinopse, principalmente por abordar um tema tão forte quanto o abuso sexual. Não criei grandes expectativas e fui surpreendida positivamente com a grandiosidade da obra e a forma como o tema foi abordado.
E, desde já, deixo claro que a leitura do livro pode acionar gatilhos emocionais para algumas pessoas.

Logo de cara temos uma apresentação do livro e descobrimos por meio da Dra. Hercília que a trama é baseada em um compilado de suas anotações, sobre dois de seus pacientes, cedido por ela ao autor para criar essa grande obra ficcional.

Anna vem de família simples, criada apenas pela mãe que precisa lutar bastante para não lhe deixar nada faltar. No auge da sua sexualidade, explorando e descobrindo os prazeres do corpo, acaba passando por uma experiência aflitiva. 
Otávio (Tatá como gosta de ser chamado) vem de família rica, sempre teve tudo ao seu alcance, mas carrega consigo uma grande marca tenebrosa criada pelo pai. Ambos possaram por experiências dolorosas, mas ao se conhecerem passam a vivenciar um amor incondicional.


Sabemos que vítimas de abusos sexuais ficam com marcas permanentes e muitas vezes sentem dificuldade de voltar a se relacionar com outras pessoas, achei que o autor fosse seguir por esse caminho e trazer um relacionamento conturbado entre Anna e Otávio. Porém fui surpreendida, e gostei bastante da forma como o autor criou e desenvolveu o relacionamento do casal, ambos respeitando a individualidade um do outro, com a sensação de pertencimento sem a ideia obsessiva de possessividade. Eles vivenciam seus desejos de forma livre, sem amarras e sem pudores.
A sexualidade dos personagens são exploradas durante todo o desenvolvimento do livro, temos algumas cenas de sexo que nos envolve, sem exageros, sem vulgaridade e que são dentro do contexto.

O autor possui uma escrita fluida e soube conduzir muito bem o enredo, abordando um tema pesado de uma forma que a leitura não ficasse intragável, mas sim envolvente. Uma trama forte, com um assunto que, infelizmente, é a realidade vivenciada por algumas crianças e adolescentes.

"E, assim seguiram: ela pensando que satisfazia ás idiossincrasias dele, mas, de fato, ele só cuidava de incensar sua liberdade para que se sentisse plena e feliz."

Terminei a leitura e, ainda assim, todos os sentimentos permaneceram enraizados em mim, me fazendo refletir bastante sobre a complexidade do psicológico do ser humano. Me senti bastante impactada com as revelações finais e o desfecho inesperado do livro.

Sem beijos e sem palavras é um livro intenso que traz em seu enredo personagens complexos, abordando questões intrigantes, indo além de um livro que fala sobre abuso sexual e bem mais além de um simples romance. Uma história que mistura sexualidade, desejos, realidade e abrange o psicológico. 


2 comentários:

  1. Oi Eliana!
    Não é muito meu estilo de livro, mas o tema sobre abuso sexual é muito válido! Que bom que gostou da leitura!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    não conhecia esse livro, porém retrata um assunto bem pesado, que bom que se surpreendeu com essa leitura, acho que deve ser uma leitura revoltante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Topo