[Resenha] Os Ovos Azuis da Serpente - Roberto Marcos

em 19 março 2020


Título: Os Ovos Azuis da Serpente
Autor (a): Roberto Marcos
Páginas: 518
Ano: 2017

Sinopse
Já parou para pensar como seria se almas inimigas habitassem um só corpo ao mesmo tempo?Em busca da resposta para esta questão, o leitor encontrará uma senha pelos caminhos conflitantes do relato que tem em mãos: Os Ovos Azuis da Serpente. Como num jogo de espelhos, esta novela apoia-se em acidentes emocionais para atestar que a vida segue sendo importante, mesmo quando parece totalmente injustificável.Será necessário que, de posse deste livro, o leitor desenovele um grande segredo para que o enredo mostre todas as suas possibilidades. Portanto, fique atento aos detalhes, sobretudo, aos que, à primeira vista, pareçam desimportantes e dispensáveis. Neles, podem estar a chave e o código para uma verdade que você, talvez,não consiga tolerar.


Resenha


Em Os Ovos Azuis da Serpente conhecemos os 4 moradores do condomínio Parque dos Pardais, uma construção antiga que possui seis andares, sendo que apenas quatro deles são ocupados por nossos protagonistas: A caçadora de prazeres, a aprendiz de bruxaria, o quase morto ou quase vivo e o fazedor de dinheiro. Esses moradores não são nada receptivos, não falam com ninguém e não gostam de serem incomodados.

É no apartamento 300 que encontramos Bella Flor (A caçadora de prazeres), uma mulher que se entrega aos prazeres da carne e só é vista à noite nas ruas, despertando comentários maldosos dos vizinhos.

No apartamento 400 temos Bizet (A aprendiz de bruxaria), coberta de preto dos pés à cabeça e andando sempre nas sombras, herdou um grande conhecimento da avó sobre como manipular plantas e ervas para fazer poções poderosas.

Subindo para o apartamento 500 encontramos Bento (O quase morto ou quase vivo), recluso e nunca visto fora do seu apartamento, vivendo como um fantasma, sem sinal de qualquer movimentacão sua.

No último, mas não mesmos importante, andar, encontramos Benjamin (O fazedor de dinheiro). Homem rico que não dá brecha para nenhum tipo de envolvimento íntimo, nosso morador do apartamento 600 ganhou e mantêm sua fortuna através do desespero alheio, fazendo empréstimos à juros altíssimos.


Quatro moradores protagonizando uma trama que a princípio parece despretensiosa, sem muita emoção, mas todos possuem um segredo em seu passado, mantendo  que vai sendo revelado sutilmente e que nos surpreende.

Personagens que aparentam não possuir nada em comum, mas que no decorrer da leitura vamos notando uma ligação que vai além do fato de morarem no mesmo condomínio e não querer nenhum tipo de contato uns com os outros.


A ambientação é um ponto positivo da obra, o condomínio Parque dos Pardais fica na cidade de Santa Clara dos Cristais, mas a maior parte da narrativa acontece em Ribeirão das onças, um pequeno interior de Minas Gerais, onde nossos personagens viveu a infância e a adolescência. O fato do autor ter uma escrita rica em detalhes, nos permite ter uma clara visão desse interiorzinho, com seus rios e fazendas, que traz muitas lembranças dolorosas para os quatro protagonistas e consequentemente revelações surpreendentes para nós, leitores.

"A sensação de melancolia que se espalhou pelo casario, serviu para lembrar que o tempo é quase sempre um impiedoso ditador, e que a vida, gostemos ou não, incumbe-se de colecionar os seus caprichos."

O autor nos conduz, com uma narrativa detalhada, pelos acontecimentos do passado dos personagens, descortinando informações fundamentais para o entendimento do isolamento de todos e, principalmente, do desfecho da trama. Com sua escrita envolvente, Roberto Marcos nos traz uma história com poucos diálogos, abordando assuntos dolorosos e fortes que não deixam de ser realidade no seio de algumas famílias.


Só tenho que recomendar Os Ovos Azuis da Serpente para aqueles que gostam de livros bem desenvolvidos, com escrita detalhada e final surpreendente, sem pontas soltas.

Um comentário:

  1. Uau, só por ser um livro bem desenvolvido e por não ter pontas soltas, já acho que todo mundo deveria ler. Fiquei bem intrigada e com vontade de ler! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir



Topo