[Resenha] O Dono do Amanhã - Wilson Frungilo Jr.

em 03 fevereiro 2020


Título: O Dono do Amanhã
Autor (a): Wilson Frungilo Jr.
Páginas: 416
Ano: 2013
Editora: Ide

Sinopse
A todos instante, onde quer que estejamos, a vida nos acena com a oportunidade de sermos bons... e felizes.
O amanhã de Jorge se iniciou no dia em que, percebendo que as grandes riquezas estariam nas coisas mais simples e sinceras, e movido pela força das circunstâncias, partiu em uma viagem de lembranças, recomeços e esperanças. Pilotando um antigo sonho e acompanhado por Thor, seu inseparável cão, seguiu em direção à sua cidade natal, para reviver antigas histórias, rever velhos amigos e, quem sabe, reencontrar um grande amor.
Um amor que jamais deixou de existir e que se fortaleceu pela capacidade de fazer o tempo voltar, e o passado fundir-se novamente com o presente. Sublime sentimento que resistiu aos anos de afastamento e que conseguiu vencer todos os empecilhos que a cobiça humana poderia causar. Compreensão, tolerância, paciência e caridade são a tônica desta história, na qual Jorge, conseguindo decifrar sábia mensagem, fez dela o seu caminho. Um caminho que o fez encontrar o futuro em seu próprio presente, transformando-o num verdadeiro dono do amanhã.


Resenha


Em O Dono do Amanhã conhecemos Jorge,  um homem que recém saiu de um casamento que durou dezessete anos, onde o desgaste e incompatibilidade do modo de viver fez com que chegasse ao fim.
Decidido a, enfim, concretizar seu antigo sonho, ele compra uma Kombi dos anos 70 (da mesma que seu pai possuía) e parti em viagem com Thor, seu cão fiel, rumo a Campo Alto, sua antiga cidade para reviver bons momentos com a simplicidade que sempre almejara e, possivelmente, reencontrar seu antigo amor da adolescência.


Jorge é o tipo de protagonista que conquista logo de cara. É um homem generoso e honesto que, apesar de possuir boas condições financeiras, não é ambicioso e preza muito pela simplicidade. Com ele aprendemos o quanto um  gesto bondoso, por menor que seja, pode fazer diferença na vida de alguém.

Foi muito bom acompanhar a jornada de Jorge, que  apesar de não ser uma história que possui grandes ações ou reviravoltas, em contra partida, tem uma carga reflexiva e de ensinamentos que o autor tenta nos transmitir de forma singela no enredo, colaborando para o nosso crescimento pessoal.

"Sabe, eu aprendi que o segredo da felicidade é alegrar-se com a felicidade do próximo, principalmente, quando tivermos feito alguma coisa para isso." 

Gostei da forma com a qual o autor conseguiu dar uma desfecho á história. Não deixando nenhuma questão em aberto e nos mostrando como uma boa ação, sem esperar nada em troca, pode fazer grande diferença em nossa vida e contribuir para a nossa felicidade.


O Dono do Amanhã é um livro cheio de ensinamentos, reflexões e que nos desperta o deseja de ser sempre uma pessoa melhor, características que frequentemente encontramos nos livros do autor. Seu enredo fala, principalmente, sobre perdão e amor ao próximo.
Para quem gosta de romances leves, eu indico a leitura dessa obra.


Até mais!

Um comentário:

  1. Gosto muito de livros que deixam a mensagem de que devemos ser melhor. Não conhecia esse, mas já quero! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir



Topo