[Resenha] A noite do Perdão - Valdinei de Freitas

em 06 outubro 2019

Olá, gente!

Andei um tempo sumida, mas não desistam de mim, já estou me organizando para voltar com as postagens!
Hoje estou trazendo a resenha do livro A Noite do Perdão, da ide editora.


Título: A noite do Perdão
Autor (a): Valdinei de Freitas
Páginas: 480
Editora: Ide
Ano: 2018

Sinopse
José Garcez é o patriarca de uma tradicional e bem-sucedida família de descendentes espanhóis. Na fazenda Mar de España, a vida seguia seu curso, embalada pelo canto suave e entorpecedor da rotina, até que um ato intempestivo mudaria para sempre a existência daquelas pessoas, fazendo-as perceber que são necessários anos de muita dor e sofrimento para reparar um único instante.A Noite do Perdão conta a história de uma família que precisa enfrentar a dor da perda, suportar a tortura imposta pelas mãos inclementes do remorso e pelos dedos acusadores da culpa."


Resenha


Você acredita na fama de mau agouro que a sexta-feira 13 carrega consigo? Em A noite do Perdão vamos conhecer as tragédias e a história que essa data traz para a família Garcez.

Na cidade Porto dos Anjos conhecemos a família Garcez, descendentes de náufragos espanhóis e moradores da fazenda Mar de Espanã. Chefiando a família temos José Garcez, um homem centralizador, muito ligado á suas raízes e que não aceita ser contrariado. Trabalhando junto com ele estão seus filhos gêmeos Enrique e Tiago.
 A família administra há décadas uma companhia pesqueira  e tudo ocorria tranquilo até que Tiago, gêmeo mais velho, resolve passar por cima das ordens do pai e toma uma decisão para os negócios sem sua autorização. Essa atitude leva a desavenças entre pai e filho que, somado a uma reviravolta do destino,  muda drasticamente a vida de toda a família, exatamente numa sexta-feira 13.


Uma personagem que achei fundamental na história foi Mariana, a empregada da família. Com toda a sua simplicidade e sabedoria espiritual, soube trazer entendimento e guiou a família por um caminho de esclarecimento e libertação. Ela se tornou um dos pontos-chave para o caminho percorrido por todos para a superação da perda e possível reconciliação dos familiares.

A narrativa é em terceira pessoa e impecável, conseguiu trazer a perspectiva de todos os personagens de forma clara, além de adicionar alguns elementos curiosos sobre alguns fatos. Achei incrível como o autor conseguiu intercalar passado e presente sem tornar a narrativa confusa ou cansativa.
Além da ambientação em Santa Catarina, somos transportado para a Polônia do século XX no período da Segunda Guerra Mundial, onde vemos memórias das vidas passadas dos personagens. Vida essa que foi regada de perdas, sofrimento e culpa, assim como também temos atos nobres de bravura e compaixão. O autor elaborou muito bem o enredo, trazendo elementos da época que até então eu desconhecia como a Zegota, organização clandestina de auxílio aos judeus. Esse elemento foi fundamental para esclarecer várias questões e compreendermos sobre os assuntos que ficaram pendentes.


"Vivemos a ilusão de que as pessoas que amamos permanecerão para sempre ao nosso lado, até que um dia a morte, sorrateira, muitas vezes sem aviso, leva em seus braços aquela pessoa querida, deixando apenas a dor e a saudade."

Achei importantíssimo os temas abordados no enredo que, além de toda carga emocional adicionada á história, também trata sobre o suicídio. E, mais uma vez, o  Espiritismo é esclarecido sem impor sua doutrina. Vemos como assuntos pendentes de vidas passadas influenciam na sua vida atual.


Culpa, remorsos, arrependimento e perda são sentimentos que todos precisamos administrar e que nem todos conseguem superar. Todo o enredo é voltado para lições onde aprendemos como é fundamental enfrentar a dor para seguir em frente.

Adorei a leitura e super recomendo para quem gosta de livros que nos fazem refletir e acrescentam muita coisa em nossas vidas. Uma obra tocante que fala principalmente sobre o amor, perdão e reconciliação.

Até mais!

14 comentários:

  1. Oi, Eli!
    Parece ser uma história bem tocante, mas não faz muito meu estilo de leitura no momento...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá! Um tipo de historia que chama minha atenção. Vou procurar para ler. Adorei a resenha.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias que envolvem e ainda trazem temas muito importantes sendo abordados. Gostei da indicação!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliana! Tudo bem? Que interessante a trama, confesso que só olhando a capa eu não acharia que tteria temas mais fortes! Gostei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Parece uma leitura um pouco pesada porém amo livros que colocam a gente para refletir sobre o que foi lido. São meus preferidos porque parece uqe absorvo melhor o conteúdo assim. Eu gostei muito que a trama se passe em Santa Catarina e na Polônia.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Oi Eli,
    Não conhecia o livro, mas achei interessante o tema abordado. Não é muito meu estilo de leitura, mas quem sabe eu não leia futuramente.
    Dica anotada.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Eliana.
    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu nessa sexta feria 13. Mas não leio livros espiritas por isso vou deixar passar a dica.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Apaixonada pelos assuntos que são abordados no livro, já vou colocar na lista de leitura. me parece um livro forte, cheio de acontecimentos e um livro para refletir.
    Amei a indicação.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu na verdade adoro sexta feiras treze e fiquei curiosa sobre o livro!!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi, Eli

    Eu tenho minhas superstições, mas não sou muito ligada a nada relacionado a sexta-feira 13 ou dia das bruxas, por exemplo.
    Eu gosto de histórias que intercalam o tempo e que abordam uma coisa sem querer impor aquilo ao leitor.
    Não leria no momento porque estou atolada de leitura até a alma, mas achei interessante.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Eliana!

    Achei bem bacana a premissa da história, tirando as superstições que eu não acredito muito, menos ainda em sexta-feira 13, mas a obra aparenta ir muito além disso e trata de assuntos pertinentes, o que me deixou interessada! Ótima resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. A temática do livro não faz muito o meu gênero,mais é uma boa pedida para quem curte.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Apesar de passar numa sexta feira 13, não tem nada do que imaginamos com essa temática?
    Parece ser muito bonito e gostei muito da temática e da história
    a capa é bonita tmambém, faz jus ao enredo
    que lindo!
    adorei a sua resenha também

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  14. Oi Eli, tudo bem?
    Achei a premissa bem legal e fiquei curiosa com o que aconteceu na sexta-feira 13.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir



Topo