[Resenha] Treze - FML Pepper

em 10 setembro 2019

Olá, gente!

Hoje estou trazendo a resenha do livro Treze, de uma parceria feita com a autora FML Pepper.

Confiram!

Título: Treze
Autor: FML Pepper
Páginas: 406
Ano: 2017
Editora: Galera Record

Sinopse
Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.



Resenha

Sorte, azar, amor, um poder superior. Você acredita nessas coisas? O que faria ao saber de uma série de previsões bizarras sobre o seu futuro? E o pior, se cada uma delas começasse a se realizar de maneira desastrosa?


Rebeca é uma jovem que perdeu o pai ainda muito nova e precisou achar uma forma de sobreviver com sua mãe. Diante das dificuldades, ela lhe ensinara a única coisa que sabia fazer muito bem: roubar! Rebeca se torna uma hacker brilhante e junto com sua mãe, ela invade contas e aplica golpes.

Muito cética, ela não acredita em sorte ou azar, em nenhuma divindade e muito menos no amor, apenas nas estatísticas e nos números. Isso até ter seu caminho cruzado com o de Madame Nadeje, uma cartomante que faz várias previsões para o seu futuro e todas elas perturbadoras. Com seu ceticismo invicto, ela descarta todas como sendo um golpe da cartomante, porém as previsões acabam se concretizando e sua vida vira de cabeça para baixo. Restando apenas uma: o seu 13º namorado é o seu grande amor e mudará a sua vida.


Karl é um lutador de MMA bem sucedido, conhecido como "A Fera" é  respeitado nos ringues e está no auge da sua carreira. Acostumado sempre com a vitória, ele se vê diante de várias perdas no dia que era para ser o mais importante da sua carreira e que colocaria seu nome em evidência. O dia que seria o mais feliz da sua vida, acaba se tornando seu tormento e Karl se vê diante de várias derrotas que mudará sua vida drasticamente.

"Eu me sinto sujo, pequeno. Sou o conjunto de coisas ruins, um amontoado de qualidades desprezíveis se arrastando até a porta que, sem demora, se fecha com um estrondo. Fico prado ali, sob a veste da derrota, por um tempo que não sei precisar. Tenho que controlar o tremor que chacoalha todas as minhas células e enfraquece minhas pernas e raciocínio."

Ainda não havia lido nada da autora, mas já tinha visto várias críticas positivas sobre sua escrita, portanto sempre tive muita vontade de ler alguma de suas obras. Foi um grande prazer conhece-la através dessa história que apesar de ser uma fantasia, foi muito realista de diversas formas.
A escrita da Pepper é tão fluida e íntima que nos sentimos cada vez mais ligados aos personagens, compartilhando de seus sentimentos e emoções. Sofremos, nos alegramos e nos emocionamos a cada capítulo, que foram devorados por mim como se não houvesse amanhã! Terminei a história com o coração inchado de felicidade e com gostinho de quero mais.

A narrativa é em primeira pessoa e intercalada entre Rebeca e Karl. A ambientação do livro foi uma das coisas que mais me agradou. A história se passa no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. Achei maravilhoso esse diferencial, pois a maioria dos livros nacionais que leio se passam em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Sabe aquele casal que você shippa desde o primeiro momento? Foi assim com esses dois, apesar das adversidades, de tudo parecer dá errado e de algumas vezes eu querer dá um "sacode" em Rebeca, torci demais pelo casal que passaram por muitas perdas e mereciam um final feliz.

"Acabo de virar pó, fulminada pela triste constatação: onde há amor, habita a dor e o medo. Medo da perda, do pavor em forma de sofrimento que queima com fúria, transformando pensamentos em centelhas de martírio pelo simples fato de imaginar que algo ruim pode acontecer com aqueles que amamos."

Com a premissa instigante, antes de iniciar a leitura, achei que teria uma história cheia de fantasia e misticismo, acabei sendo surpreendida com o plot twist que a autora adicionou. Achei interessante a discussão sobre a fé e a mensagem passada para os leitores.


Treze nos transporta para um enredo com uma pitada de fantasia, recheado com mistério e romance. Nos traz a valiosa lição de que é preciso aproveitar cada segundo do agora, que os erros do passado devem servir de ensinamentos, mas não podem definir quem você é, e sim servir para a construção de um futuro melhor.


Até mais!

12 comentários:

  1. Também não conheço o trabalho da autora, mas agora quero muito conhecer. Amei a resenha. Muito interessante a fuga do eixo Rio, São Paulo. Obrigado pela ótima dica. ����
    www.depoisdocafe.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana, que bom que o livro te ganhou, eu já comprei minha versão em e-book, mas ainda não peguei para ler, acho essa capa divina e adoro o enredo e tudo que o envolve!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Gosto dessa pitada de fantasia com o exotérico. Tenho muita curiosidade em ler esse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Esse é um dos meus livros favoritos da vida! Essa história é sagaz, instigante, romantica e muuuuuuito envolvente... Amo demais!!!!
    Achei magistral esse toque de fantasia que a autora deu no enredo, deixou tudo ainda mais empolgante... Recomendo demais <3

    ps: ainda bem que vc deu 5 estrelas senão ia ficar muito desapontada.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eliana!

    A FML é demais, sua escrita é maravilhosa e mega envolvente, gostei bastante dessa história também, mas Não Pare! continua sendo a minha favorita, inclusive te recomendo a leitura já que Treze te agradou. Adorei a resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eliana!
    Amo a escrita da Pepper, além de ser uma pessoa muito simpática e fofa <3 Já li todos os livros dela e devo até ser um pouco imparcial haha Gostei muito de Treze quando li e fico feliz que você tenha gostado também!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Eliana.
    A sua é a segunda resenhas do livro que leio essa semana. Confesso que fora a capa ele não me interessa tanto assim. Eu li resenhas bem negativas dele na época do lançamento. mas li outros livros da autora que gostei, então pode ser que venha a gostar desse também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliana,

    Eu li os dois primeiros livros da Não Pare da autora e confesso que gostei e não gostei tanto assim.
    Depois de ver algumas resenhas meio negativas deixei de lado a leitura, mas pretendo ler mais para a frente.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi, Eli!
    Infelizmente não curti muito a história. Chegou um momento que achei ela meio sem pé e nem cabeça...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  10. Oi Eliana, tudo bem?
    Eu não curti muito a experiência com Não Pare!, por isso acabei não lendo mais nada da autora.
    Mas que bom que você curtiu a leitura, pelo que vejo esse livro é um sucesso!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Vejo esse livro muito bem falado a algum tempo e tenho muita vontade de ler ele!

    Beijos
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Eu amei conhecer essa obra, quando li no começo do ano em parceria com a autora. Adorei a sua resenha! Ficou perfeita. Saudades dessa trama tão bem elaborada e escrita. Esse foi o primeiro livro que eu li da autora também. E gostei demais!

    ResponderExcluir



Topo