[Resenha] Por Uma Escolha - Peter Gonçalves

em 12 setembro 2019

Olá, gente!

Recentemente fechamos uma parceria com a  Ide Editora (clica no banner na lateral do blog e conheça a editora). Hoje estou trazendo a primeira resenha de um dos seus livros.

Confiram!


Título: Por Uma Escolha
Autor: Peter Gonçalves
Páginas: 256
Ano: 2017
Editora: IDE

Sinopse
Com a finalidade de conseguir dinheiro para o sustento e solução dos problemas de sua família, Fernando, um pai desesperado, se vê propenso a aceitar o envolvimento com atitudes ilegais de grande proporção. Desconhecendo o envolvimento de seu marido com a proposta, Dália reclama constantemente da penúria que envolve toda a família, ao mesmo tempo em que Tadeu, o filho pré-adolescente, sentindo inexplicável aversão, vive num atrito constante com o pai. A luta de uma família frente a seus desejos e necessidades. As leis de causa e efeito sobre a vida presente e depois da morte. Ação e reviravolta de emoções, um drama que nos oferece cenas comoventes, num benéfico reencontro de Espíritos ligados por fortes laços de variados sentimentos.


Resenha

Uma decisão tomada na hora do desespero e um caminho que não tem volta. Qual o limite para um homem que precisa levar o sustento e segurança para sua família?


Fernando é um homem com boas intensões, mas no momento do desespero trilha um caminho errado e sem volta. Morando numa comunidade com sua esposa e dois filhos, eles passam por um momento de grande dificuldade, sem ter como pagar as contas e chegando ao ponto de faltar o que comer.

Com dificuldades financeiras e um relacionamento conturbado com seu filho mais velho e sua esposa, que já não o reconhecia mais como o homem com quem casou, Fernando decide que a única solução para os seus problemas é adentrar ainda mais no mundo do tráfico e realizar serviços que antes se recusava a fazer para ter mais dinheiro. Mas as consequências de suas escolhas afetará todos á sua volta.

"Ela nada sabia sobre mim, mas, mesmo assim, ouvi o que disse com o coração aberto, mesmo sabendo que eu estava á beira de me destruir com minhas escolhas."

O tema abordado é um drama vivido por muitas famílias brasileira que tem alguém envolvido no mundo das drogas e do tráfico. Gostei da forma como o assunto foi desenvolvido em conjunto com a religião. Nos dá perspectiva da realidade vivida por muitos.

Outro tema abordado que eu não conhecia muito é o espiritismo. Achei a forma com a qual foi incluído na história bastante fluido. O enredo não traz nada complexo sobre o assunto, portanto para quem é leigo, assim como eu, consegue entender seus princípios básicos. E o mais importante, não me senti forçada ou induzida a seguir suas doutrinas.


A narrativa é em primeira pessoa e sob a perspectiva do Fernando, de início me causou um estranhamento, pois mesmo a perspectiva de outros personagens foram narradas por ele, mas no decorrer da leitura entendi o motivo e achei bastante conveniente.

A diagramação é ótima. No início de todos os capítulos temos uma foto da periferia. O tamanho da fonte e o espaçamento das margens são agradáveis, tornando a leitura bastante confortável.


O enredo é cheio de ensinamentos e nos faz refletir bastante durante a leitura.
A mensagem do livro é clara: Nós temos o livre-arbítrio, e tudo na nossa vida é uma questão de escolha. Temos a oportunidade de mudar nossas escolhas a qualquer momento e o caminho que decidirmos trilhar servirá de base para o nosso aprendizado e evolução.

"— Nem todos os caminhos nos dão a chance de voltar, mas, em todos encontramos uma nova chance de aprendizado e a oportunidade de tomar algumas decisões que nos tirem do caminho atual e nos levem por outra estrada."

Por Uma Escolha é um drama que nos faz refletir bastante, com um enredo que fala sobre causa e efeito, reencarnação e consequência das nossas escolhas.


Até mais!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Alguns livros parecem realmente transmitir lições importantes para nos fazer refletir.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Gostei da mensagem que o livro tenta passar, de que temos uma escolha e de nos levar a refletir.
    A diagramação do livro parece muito boa.
    Infelizmente é um tema muito comum no cotidiano brasileiro e uma leitura que eu com certeza faria.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Parabéns pela resenha. Realmente tem livros que nos trazem reflexões. Me interessei por ele e com certeza leria.
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliana!
    Que bom que foi uma boa leitura pra vc!
    Não sei se enredo especificamente me agradaria muito, mas costumo ler romances cristãos q tbm são cheios de ensinamentos!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Eliana.
    Infelizmente essa é a realidade de muitas famílias. Eu particularmente não gosto de livros onde tem alguma coisa de religião envolvido, por isso acho que não leria ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Eliana!
    Gosto muito de livros que retratam situações tão reais quanto essa. Parece ser uma boa leitura, mas eu não costumo ler tramas que envolvem religião.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  8. OI Eliana, gostei do enredo trazer mais do que história. TRazer ensinamentos e outras perspectivas, de fazer refletir. Pela foto que você postou eu gostei da diagramação também.
    Muito obrigada por compartilhar essa dica.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir



Topo