Olá gente, tudo bem?
Estou trazendo uma nova coluna para o blog onde darei dicas literárias. Serão, principalmente, recomendações de livros que já li e não resenhei.
Bem, para a estreia da coluna eu trago um livro que terminei de ler esse mês e super recomendo. A dica é:
A Sombra do Vento, livro que faz parte da série; O Cemitério dos Livros Esquecidos, de Carlos Ruiz Zafón.
Sinopse: Skoob
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Páginas: 400
Editora: Objetiva
Ano:2004
Em A Sombra do Vento, somos transportados para um enredo que é simplesmente uma viagem ao mundo da literatura. Isso mesmo! É uma trilogia de livros onde a literatura é discutida frequentemente. E, um detalhe que conquista qualquer um, além de causar curiosidade e facínio, é o que liga os três livros: O Cemitério dos Livros Esquecidos.
Imagine uma biblioteca gigantesca, com a função de guardar e proteger livros abandonados que em algum momento já tiveram grande importância para alguém. Incrível, não é mesmo? Porém esse lugar é secreto, são poucos os que têm conhecimento dele, e o melhor é que a primeira vez que você entra lá, você tem direito de adotar um livro dentre a centena de milhares que há no Cemitério. Uma tarefa difícil! Mas quem não adoraria ter a oportunidade de conhecer esse verdadeiro santuário?
A Sombra do Vento é um livro maravilhoso. A princípio, a escrita do Zafón me causou uma estranheza, isso eu atribuí ao fato de ter me acostumado bastante a ler livros com escritas contemporâneas. Entretanto, com o passar das páginas, eu fui me acostumando e acabei sendo fisgada pelo modo poético e sedutor da escrita de Zafón, tanto que agora eu o admiro bastante.
E para quem ainda não se convenceu, separei uma seleção de quotes do livro. Na próxima vez, trago outra seleção, porém do segundo livro.
“Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó e cujo cheiro ainda conservo nas mãos.” (p. 7)
“Esse lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de que o escreveu, e a alma dos que que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece. [...] "(p.09)
Neste lugar, os livros dos quais já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, viverão para sempre, esperando chegar algum dia às mãos de um novo leitor, de um novo espírito[...] Na loja, nós vendemos e compramos,mas na verdade os livros não têm dono” (p.0 9)
“Certa vez ouvi um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde - não importa os livros que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueçamos - iremos retornar. ” (p. 11)
“Não podia evitar pensar que se eu, por puro acaso, tinha descoberto todo um universo num só livro desconhecido na infinidade daquela necrópole, dezenas de milhares de outros livros ficariam inexplorados, esquecidos para sempre. Senti-me rodeado por milhares de páginas abandonadas, de universos e almas sem dono, que se fundiam em um oceano de escuridão enquanto o mundo que palpitava do lado de fora daquelas paredes perdia a memória sem perceber, dia após dia, sentindo-se mais sábio quanto mais esquecia.” (p. 64)
"O destino costuma estar na curva de uma esquina.[...] Mas uma coisa que ele não faz é visita a domicílio. É preciso ir atrás dele."(p.188)
“Eu não conhecia o prazer de ler, de explorar portas que se abrem na nossa alma, de abandonar-se à imaginação, à beleza e ao mistério da ficção e da linguagem. Tudo isso para mim começou com aquele livro.” (p. 26)
Há muito mais quotes que eu gostaria de colocar aqui, mas o post ficaria muito extenso. Então, aconselho que leiam o livro e confiram vocês mesmos.
Beijos
Ahh, esse livro, como esquecer?
ResponderExcluirMinha irmã trouxe da biblioteca da faculdade dela, e já faz alguns anos, eu comecei a ler, e ela teve que devolver, então não li tudo. Jamais esqueci, e um dia ainda vou encontra-lo novamente e terminar minha leitura, eu realmente me apaixonei pela história, é tão diferente e linda! Beijos
Desfocando Ideias
É um livro que nos marca mesmo, Natalia!
ExcluirAconselho que termine a leitura, porque fica cada vez melhor.
Beijos
Olá, Eliana.
ResponderExcluirGostei muito dos quotes selecionados, quero muito ler Zafon.
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Que bom que gostou, Renato!
ExcluirLeia, não vai se arrepender.
Olá! Tudo bom? Esse livr é tão bem comentado e a maioria dos meus amigos já leu e diz ser muito bm. Ainda não li, mas odore os quotes selecionados também.
ResponderExcluirBjão
Diego França, Blog Vida e letras
vidaeletras.blogspot.com
Oi, Diego!
ExcluirSe a maioria dos seus amigos já leu, o que você está esperando para ler também?O livro é ótimo.
Oi!
ResponderExcluirQuero muito poder ler alguma coisa do Zafón. Vejo por aí muta gente falando bem, acho que vou começar por esse, quem sabe... Gostei bastante da seleção dos quotes :)
Abraço!
http://blogliterando.blogspot.com.br/
Oi, Vitor!
ExcluirAconselho que leia sim alguma coisa do Zafón. A escrita dele nos conquista.
A Sombra do Vento é um ótimo começo.
Beijos
Ahhhh, Zafón. Como não amar?!
ResponderExcluirJá faz um bom tempo que li esse livro, e está na minha listinha de releituras que quero fazer.
Ler esses quotes me fez lembrar muito da história. Adorei.
*.*
O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br
Não tem como não amar, né?
ExcluirEle também já entrou para a minha lista de releituras. Sinto que vou pegar mais alguma coisa valiosa que passou despercebida nessa primeira leitura.
Olá,
ResponderExcluirTodos elogiam muito esse livro, ele parece ser super bacana, sem falar que adorei demais os quotes. Quero conhecer o trabalho desse autor.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Pois conheça, Inês!
ExcluirOs trabalhos dele são sempre bem elogiados. Com A Sombra do Vento não foi diferente.
Olá, Eliana.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler um livro desse autor. Desconfio que irei gostar bastante.
Adorei os quotes.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Também acredito que você irá gostar.
ExcluirAcho que a escrita do Zafón conquista qualquer um.
Oi, Eli!
ResponderExcluirAdoro a escrita do Zafón! Acho-o um escritor primoroso. Ainda não li este livro, mas tenho vontade e acredito que irei amar.
E os quotes são ótimos! Adorei os que você escolheu.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com
Que om que gostou Leandro!
ExcluirA escrita dele é muito boa mesmo, né?
Leia o livro. Se você gosta dele, vai gostar da trama desse livro.
Beijos
Oi, Eliana! Tudo bem? Adorei a coluna e a sua dica! Tenho muita vontade de ler os livros do Zafón, e esse me chamou a atenção tanto por sua capa quanto por esse título! Parabéns pela resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Oi Lia, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei essa ideia de escrever sobre livros ainda não resenhados! Há algum tempo venho planejando colocar uma coluna do tipo no meu blog, mas nunca consegui concretizá-la (no caso eu postaria livros que li antes de ter o blog, e que não lembro tantos detalhes assim para resenhar). Adorei a maneira que você conseguiu fazer isso e tornar tudo ainda mais interessante com as citações :D
Um abraço,
winterbird.com.br