[Resenha] Krystallo - Raphael Fraemam

em 28 setembro 2019

Olá, gente! Tudo bem com vocês?

Lembram do Raphael Fraemam que apresentei recentemente aqui no blog? Estava muito empolgada com a leitura do seu livro "Krystallo" e fico feliz em dizer que não me decepcionei. 
Confiram a resenha!

Título: Krystallo
Autor (a): Raphael Fraemam 
Páginas: 390
Ano: 2018

Sinopse
As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar. As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.


Resenha

Econ e Opus são duas grandes potências de Emperom que travam uma guerra há mais de 100 anos para garantir o controle dos cristais de energia. O Krystallo amarelo é uma fonte inesgotável de energia sustentável, portanto os dois países desejam a qualquer custo obter os cristais somente para si.


Em Econ temos um governo progressista, que valoriza o desenvolvimento e o futuro, mas sem muita igualdade, pois até para estudar é preciso ter dinheiro, portanto somente as famílias ricas tem influência no país.
Em Opus temos um governo socialista, porém totalitário, onde todos tem uma igualdade salarial, mas sem muito desenvolvimento, a população é totalmente controlada pelo governo ao ponto de terem um toque de recolher.


Entre toda essa guerra e luta pelo poder, conhecemos Gray e Tomé, nossos protagonistas. Dois jovens de lugares diferentes (Gray de Opus e Tomé de Econ) que são arrancados de seus lares de maneira misteriosa.  Ao percorrem suas respectivas jornadas de volta para casa, eles descobrem um mundo totalmente desconhecido e os segredos de seus países.

"É difícil para qualquer pessoa compreender que o mundo no qual ela vive e tudo que passou a vida inteira aprendendo se tratava de uma ilusão."

Apesar de termos dois protagonista no livro, achei que alguns personagens secundários ganhou mais destaques no enredo. Gostei muito da Gray, achei a protagonista forte e inteligente, sempre pensando no próximo passo ou na possível solução dos problemas. 
Tomé, por outro lado, na maioria das vezes só se deixou levar pelas situações sem ser muito ativo, fiquei esperando diversas vezes um ato mais grandioso dele, mas só sobressaiu sua curiosidade. Achei que seu irmão, Ricardo, teve um papel mais significativo na história, assim como Marian e Jinan.

A escrita do Raphael consegue ser fluida e prender o leitor do início ao fim da história. A narrativa é intercalada entre os protagonistas e no decorrer dos capítulos dá espaço para outros personagens em destaque. O autor consegue ser rico em detalhes sem ser cansativo e mantém um ritmo ágil no enredo que é cheio de reviravoltas.

A ambientação foi uma das coisas que mais me agradou na história, trata-se realmente de uma jornada para além da fronteira, pois a história não foca somente em Econ e Opus. Conhecemos os países de Emperom de uma forma maravilhosa, vemos suas culturas e riqueza adicionados á história sem se tornar confuso. Os cenários adicionados são incríveis, com ilhas, palácios, desertos, sem contar com as criaturas exóticas que aparecem.


Por um momento achei que ficariam bastante pontas soltas na história, mas o Raphael deu um desfecho satisfatório e esclareceu todas as dúvidas. No final, fiquei querendo embarcar em mais aventuras com os personagens.

Foi maravilhoso ler um livro nacional de fantasia com tanto potencial paro o sucesso. Adoro ler distopias e o Raphael não me decepcionou com sua história. Adicionando num enredo cheio de fantasias várias críticas políticas e  ressaltando a importância da democracia.
Super indico o livro para os amantes de fantasia e, como o próprio autor diz, para os fãs Harry Potter, Percy Jackson e Jogos Vorazes.


Até mais!

16 comentários:

  1. Vi seu post anterior sobre essa leitura e torci pra você gostar tanto quanto eu. É tão bom ler livros que nos impressionam, e fico ainda mais contente por ser uma fantasia nacional. Eu li ele ano passado mas ainda lembro bastante da história!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eli

    Eu conheci esse livro através do IG e o que sempre me chamou a atenção nas resenhas é a ambientação. Eu tenho muita curiosidade, mas infelizmente no momento não estou podendo sair muito da minha programação. Que bom que você gostou!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Pareceu-me muito bem! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oi Eli, tudo bem?
    Achei a premissa interessante. O legal é que ambos os governos tem lados positivos e negativos, deve ser legal explorar essa dicotomia ao longo da trama.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Eli,
    Não conhecia a obra, mas como fã de Harry Potter e Jogos Vorazes posso dar uma chance...
    Até porque, desde que acabei Trono de Vidro nenhum livro de fantasia me prendeu.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Eli,

    Não conhecia o livro, mas como sou fã de fantasias e distopias estou sempre acrescentando mais histórias na minha lista de leituras e a ambientação desse livro me chamou muita atenção.
    Dica Anotada!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nunca li um livro nesse estilo? Mas gostei muito da história. Já quero explorar mais! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eliana!
    Vi a sua postagem apresentando o livro e fiquei feliz que você tenha aproveitado e gostado tanto da leitura. Um livro bem ambientado é tudo na vida de um leitor, né? haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Bom saber que no final o desenrolar foi satisfatório e ficou aquele gostinho de quero mais da história. Isso é maravilhoso.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Eliana.
    Eu sou fã de todos os livros citados no final por isso acho que vou gostar. O enredo é bem interessante e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a capa me lembra um pouco dos jogos de fantasia que eu gostava de jogar rs
    A história parece ser muito boa. Amo distopias e se o autor trabalhou tão bem sua história como vc disse, não acho que eu me decepcionaria na leitura. Adoro quando tudo se desenrola de uma forma boa sem deixar pontas soltas. O mercado nacional está arrasando cada vez mais. Vai virar uma série??

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  12. O autor chegou a entrar em contato comigo para uma leitura, mas infelizmente não pude na época. Pela sua resenha, parece ser meu tipo de história
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  13. Adorei as frases e que incrível que ele conseguiu criar um universo inspirado que nos inspira a continuar lendo <3
    Gostei muito da sua resenha e digo que super leria, viu?
    Vamos ver um dia <3

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  14. Oi
    nem conhecia, mas o mundo criado pelo autor parece ser bem interessante, legal saber que os secundários também ganham bastante destaque na história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Eliana.
    Li esse livro recentemente e assim como você achei ele o máximo. Além do mundo criado pelo autor, todo contexto dos personagens foi maravilhosamente bem construído.
    Amei sua resenha.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  16. Fiquei super interessada no livro. Parece ser muito bom.
    Beijinhos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir



Topo