[Resenha] Um sobre Infinito (Episódio I) - Paulo Gramacho

em 06 abril 2020




Título: Um Sobre Infinito
Autor (a): Paulo Gramacho
Páginas: 60
Ano: 2019
Editora: Chiado Books

Sinopse
Sol Ferrari não é a típica Testemunha de Jeová. Sua genialidade alcança o âmago do universo, o Código-Fonte. Sua verdade entra em choque com seus valores familiares. Que mundo nossa jovem escolherá?




Resenha

"A evolução não é nada mais, nada menos do que o Big Bang da vida."

Sol Ferrari é uma jovem praticante Testemunha de Jeová, influenciada por seu pai, se envolve com as questões de sua comunidade religiosa desde sua tenra idade. Ela e seu pai são do tipo que bate de porta em porta para levar a palavra de Jeová ao próximo. Entretanto, sua mãe é uma mulher católica e ligada á ciência, ela vê o grande potencial e inteligência de sua filha, portanto sempre incentivou seu lado científico e seu interesse em relação á programação de jogos.

Sol se vê em um grande dilema, pois é uma garota de muita fé, mas que possui um lado questionador e bastante interessado pela ciência. Com o seu amadurecimento, começam a surgir questionamentos sobre a criação, evolução e tudo mais relacionado á existência,  questões que são consideradas proibidas para a sua religião. A garota que sempre foi vista como exemplo, passa a ser julgada em sua comunidade devido aos seus questionamentos, suas ideias e criações de jogos sobre a evolução que é uma de suas paixões.



Por se tratar de uma série, achei o livro muito curto, entendo que esse primeiro episódio é apenas uma introdução, mas não  achei que 58 páginas foram suficientes para esse início da história, e o final ficou muito aberto, jogado ao ar. Entretanto, apesar dessa ressalva das poucas páginas, o autor soube desenvolver bem a personagem e levantar várias questões que nos faz refletir.

Outro ponto que me deixou com uma interrogação durante a leitura foram os termos inseridos no texto. A programação é uma das paixões da Sol, portanto um assunto recorrente no enredo, e durante a leitura me deparei com alguns termos que para mim são desconhecidos, dificultando um pouco o entendimento. O autor poderia ter adicionado algumas notas explicativas, de rodapé ou ao final do livro, com os significados para os leitores leigos, assim como eu.

❝Me resolvi, mas nada disse. Eu levava aquela vida espiritual a sério. No entanto, quando estamos certos acerca do nosso futuro, eis que o destino samba na nossa cara e redemoinha.❞ 

A narrativa é em primeira pessoa, sob a perspectiva de Sol. Através dela conhecemos fragmentos de sua vida, da infância á adolescência, partes que foram essências para a formação de seu caráter e que definiram suas escolhas. São capítulos curtos, fluidos, que nos mostram um pouco a criação da personalidade da protagonista.

Um sobre Infinito é um livro que aborda questões sobre a criação e evolução sobre o ponto de vista da religião e da ciência, sem ofender ou menosprezar nenhuma das partes. Um enredo que traz questionamentos reais que acompanham qualquer pessoa.


"Se você pudesse abrir uma caixa e ver todo o seu futuro, você abriria? Sua sanidade iria ficar de boa?"


2 comentários:

  1. Caramba... Que massa !! Queria muito lê esse livro achei top!! Beijokas

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece curioso. Ainda não li nenhum livro que aborda a evolução em uma perspectiva religiosa.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir



Topo