[Resenha] O Senhor das Terras - Wilson Frungilo Jr.

em 05 novembro 2019



Título: O Senhor das Terras
Autor (a): Wilson Frungilo Jr.
Páginas: 272
Ano: 2003
Editora: Ide

Sinopse
A busca pela cura para a doença fatal de Alfredo, um bem sucedido homem de negócios, é o tema deste novo romance. Dividindo-se em capítulos curtos abrangendo duas épocas alternadamente, seus personagens desfilam em ambas as encarnações, demonstrando as implicações da lei de causa e efeito. Ritmo, ação e ensinamentos espíritas, em linguagem acessível, são a tônica deste romance que termina por levar o personagem central ao encontro do médium Cláudio e das verdades espíritas.


Resenha


Entre passado e presente somos apresentados á duas histórias que são interligadas. Viajamos dos tempos atuais para a Idade Média em capítulos alternados durante todo o livro com maestria. Em O Senhor das Terras conhecemos as peripécias da vida e as consequências das nossas ações.


Na Idade Média, Alfius é conhecido como O Senhor das Terras, vivendo no castelo ele considera-se dono de tudo e de todos, eliminando qualquer um que o desafie ou não cumpra suas ordens. Sendo um homem ambicioso e egoísta seu alvo torna-se Clauter, um druida  e o único curandeiro da região, o motivo da perseguição? O curandeiro protege o Colar Sagrado e sabe os segredos de como manipular a Muscária, um cogumelo que, segundo os boatos, quem bebesse seu chá seria capaz de prever o futuro. Desconsiderando todos, Alfius faz de tudo para conseguir o que deseja.

Em paralelo a essa história, vamos para os dias atuais onde conhecemos Alfredo, um homem bem sucedido nos negócios e um bom pai de família. Sua vida ia bem até que ele descobre um câncer maligno, sendo desenganado pelos médicos que lhe dão no máximo 6 meses de vida. Com vários questionamentos sobre vida após a morte, ele começa uma busca por respostas e pela possível cura da doença, conhecendo assim o médium Cláudio. Um reencontro de espíritos redimindo seus erros através do caminho do bem.

"É, realmente, o senhor só tem motivos para chorar. Seis meses de vida... O que são seis meses? Para viver, nada. Para sofrer, esperando a morte, uma eternidade."

Com dois cenários distintos, mas intimante interligados, o autor nos conduz a uma "dança" onde viajamos do passado ao presente conhecendo cada personagem e no decorrer da leitura vamos fazendo a ligação de cada nome apresentado. Com uma narrativa fluida o autor finaliza cada capítulo com um ótimo gancho para iniciar o próximo em outra época.

Apesar de ambas as histórias serem interessantes, me vi lendo rapidamente os capítulos dos dias atuais para voltar a Idade Media e acompanhar o desenrolar dos acontecimentos dos personagens do passado. O enredo e ambientação medieval foi o que mais me prendeu a leitura.

O Senhor das Terras é um livro que nos traz muitos ensinamentos e reflexões. Nos mostra que é possível evoluir e nos tornarmos seres humanos melhores que faz o bem sem segundas intenções e que no lugar de julgar e condenar, devemos auxiliar o próximo na mudança para melhor.

Até mais!

5 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia o livro mas, amei a sua resenha. Gosto dessa leitura em tempos medievais, acho muito legl e é algo que prende a minha atenção.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eliana!

    Não curto muito livros desse gênero, mas parece que a obra tem bastante conteúdo e que a leitura é proveitosa. Gostei de conhecer, sua resenha também ficou muito boa!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adoro esses historias que se passam na idade média e já super me interessei por esse livro, adorei conhecer por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. A capa não me chamou tanta atenção, mas me interessei bastante pelas mensagens e reflexões que você mencionou.

    beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir



Topo