[Resenha] Os Cinco do Ciclo - Elias Flamel

em 21 outubro 2019


Título: Os Cinco do Ciclo
Autor (a): Elias Flamel
Páginas: 556
Ano: 2017

Sinopse
Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice.
Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir.
Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.
Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza.


Resenha

"É possível não mudar, mesmo o mundo inteiro mudando?"

 Yosef é líder de Keltoi, um pequeno povoado que vive da terra, onde todos trabalham e contribuem de alguma forma, produzindo o centeio. Todos em Keltoi acreditam nos cinco deuses do ciclo e ao longo dos anos a principal preocupação é garantir uma boa colheita para sobreviver e pagar tributo para o império de Numitor.

Sendo um bom líder, digno e justo, Yosef  vive para o seu povo e sua família. Ele agradece por cada ciclo vivido e tem uma crença muito forte nos seus deuses. Tudo muda ante a perspectiva de algo que ele não consegue fugir e que está cada vez mais próximo: a mudança!
Uma grande ameaça bate á sua porta, com o surgimento de rumores sobre um novo Deus único e seus seguidores fanáticos que não toleram nenhum outro tipo de culto ou religião. Para proteger sua família, seu povo e seus deuses, Yosef parte em busca de respostas e ajuda.


Quando inicie a leitura do livro não sabia muito bem o que esperar, li o título e a junção da sinopse, me fez pensar que se tratava de uma fantasia repleta de aventuras e ação, minha surpresa se deu ao me deparar com um enredo diferenciado. O primeiro ponto foi a idade do protagonista, ultimamente tenho lido bastante fantasia e em sua maioria são personagens jovens, o Yosef é diferente, ele é um homem de meia idade que já viveu bastante e já possui uma história.
Outro ponto foi a narrativa calma, detalhista e um pouco poética. O autor nos conduz através das páginas de forma sutil, com diálogos enriquecedores e que, de certa forma, nos traz algum aprendizado. O enredo, em sua maioria, possui momentos filosóficos e várias vezes nos vemos divagando com o protagonista, essas divagações algumas vezes tornam a leitura um pouco parada no início do livro, mas no decorrer da história nos acostumamos e embalamos na leitura.

"Sei que os livros fornecem uma riqueza que está além de qualquer fortuna."

Me identifiquei bastante com o Yosef e sua paixão pela leitura. E ele não é o único amante dos livros, Lucien foi um personagem que me deixou bastante intrigada também, dono de uma livraria e amigo de Yosef, acaba tendo um papel fundamental na história. Adorei o fato do Elias ter adicionado esse elemento no enredo.
E já que estou falando em personagens, não posso deixar de citar a Morgiana, companheira de Yosef. O relacionamento deles é  de longa data e lindo. Morgiana é uma mulher forte, determinada e sábia, seria bom se o Elias tivesse feito uma narrativa intercalada para ter um pouco mais da história sob a perspectiva dela.

O enredo traz algumas críticas sociais e politicas que considerei importante e fundamental para a história. Abordando sobre um governo que só pensa em si próprio, exigindo cada vez mais do povo, trazendo também a questão da intolerância religiosa e suas consequências.
A história me tocou bastante e posso dizer que me emocionei com o final e já quero ler a continuação que sei já estar em produção.

"Os Deuses não atacam os homens, os homens é que se atacam." 

Os Cinco do Ciclo nos ensina sobre o amor, família, fé e força de vontade.  Aconselho o livro, não para quem deseja muita ação, mas para quem deseja uma leitura despretensiosa, rica em detalhes, com personagens cativantes e reflexões sobre a vida.


13 comentários:

  1. Interessante o enredo apresentar criticas sociais e políticas. Faz o leitor se questionar sobre os fatos. Gostei da indicação. Não conhecia o livro ainda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Resenha cheia de carinho que prova toda dedicação e atenção dada ao livro.
    Muitos queriam vários capítulos sob o olhar de Morgiana. Ela está conquistando muitos leitores. Fico tão feliz ao saber disso (acho que estou criando bons personagens rs)
    Agradeço pelos elogios, por ter dedicado o seu tempo para algo diferente e me sinto realizado.
    Sempre voltarei aqui para ter um pouquinho a mais de motivação.
    Abraços e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. adorei conhecer esse livro, acho mt bacana que tenha criticas politicas e sociais e ainda mais um personagem amante de livros

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou encantada com a sua resenha, não é o gênero de leitura que costumo ler mas, acho bom sempre sair da zona de conforto e pela sua resenha quero ler esse livro.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lembro que o autor me passou esse livro para ler, mas faz tanto tempo que até perdi um pouco de interesse.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Eu imaginei que o livro traria algumas críticas sociais porém tenho que perguntar: o deus único e seus seguidores que não toleram outros cultos é uma alfinetada baseada em fatos que realmente acontecem, ne?

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, já tinha visto uma resenha sobre esse livro e apesar de fugir do que costumo ler com frequência, fiquei curiosa porque acho que é uma leitura que irá me tirar da zona de conforto! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eliana.
    Eu não gostei tanto assim do livro. Mas me surpreendi com a idade do protagonista também. E gostei bastante da atitude do autor em me dizer para publicar a resenha mesmo ela não sendo muito positiva. É raro um autor que faz isso. Até os mais famosos só querem resenhas totalmente positivas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. O gênero não faz muito o meu estilo,mais achei a resenha muito interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Eli!

    A capa sempre me dá a impressão de que esse livro é puxado pro terror haha mas gostei da premissa e do assunto tratados, é algo que eu não esperava e me surpreendeu. Adorei a resenha, assim que possível vou tentar ler a obra também!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Eliana!
    Já vi a capa desse livro pela blogosfera, mas nunca tinha lido uma resenha. Apesar da capa me chamar a atenção, o enredo em si não me prendeu muito. Achei legal a idade do protagonista!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Oi Eli, tudo bem?
    Parece um livro bonito e com um tema importante, mostrando a invasão de outro povo querendo impor sua cultura. Achei legal que o protagonista seja alguém mais sábio também.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Eli

    Eu conheci esse livro no Instagram e achei bacana o autor usar um pseudônimo de HP. Interessante o protagonista ser mais velho, realmente no gênero o que predomina são personagens jovens.
    Eu particularmente adoro críticas sociais e políticas, então seria uma característica que me agradaria.

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir



Topo