[Resenha] A lista negra - Jennifer Brown

em 07 novembro 2015

Título: A lista negra
Autor: Jennifer Brown
Ano: 2012
Páginas: 272
Editora: Gutenberg

Sinopse
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar.
                                 
                            

Oi pessoal, como estão vocês? Depois de muito tempo vim trazer uma resenha de um dos livros mais dolorosos e angustiantes que eu já li, mas mesmo assim não deixou de ser uma leitura incrível. Vou contar o que eu achei para vocês.

 Resenha

Uma lista. Uma tragédia. Muitas vítimas. O livro A lista negra gira em torno de uma tragédia ocorrida em um colégio. Valerie, com muitos problemas em casa, certo dia na escola, mais um dia sofrendo bullying, com ajuda do seu namorado, decide criar uma lista com tudo o que ela detesta, inclusive pessoas. A lista foi ideia dela, mas ela nunca pensou que apenas uma lista poderia desencadear acontecimentos terríveis. No começo ela achou que seria divertido, pois a lista era como um segredo, uma forma de se defender, de tudo o que fazia mal a ela. Mas o que ela não sabia era que Nick iria levar a lista negra a sério demais.

Certo dia como outro qualquer, Nick decide abrir fogo contra os alunos da escola que estavam na lista negra. O livro é contado depois da tragédia, pela Valerie alternando entre passado e presente. No passado, temos a versão dos fatos e no presente temos a protagonista que vai ter que voltar a escola, sendo responsabilizada por tudo o que aconteceu.

“ Você tinha uma boa vida aqui. Pode não ter puxado o gatilho, mas ajudou a provocar essa tragédia.”

O livro, para mim, foi muito difícil de ler, porque todos os assuntos são retratados de maneira muito forte. A história vai desde o bullying, as consequências que ele gera, tanto dos agressores quanto das vítimas, até temas que estão constantemente na nossa realidade, como suicídio. O legal do livro, e que chamou muita minha atenção, foi como a autora conseguiu retratar a dualidade tanto das pessoas, como da história. Ela mostrou não só a realidade das pessoas que sofrem bullying, mas a realidade dos praticantes. A autora consegue nos confundir, pois ao longo da leitura, eu procurava saber quem foi realmente o vilão da história, mas ela me surpreendeu, conseguindo me passar que de certa forma todos tiveram uma parcela de culpa no ocorrido. Percebi que não se pode abusar tanto de uma pessoa, a ponto de fazê-la quebrar. 



" — O tempo nunca acaba — sussurrou sem olhar para mim, mas mirando minha tela. — Como sempre há tempo para dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há."

Em relação ao anti-herói da história, Nick, ao longo da leitura vamos conhecendo sobre sua personalidade e tirando nossas próprias dúvidas. A leitura é muito envolvente, me deixando em choque em várias partes. A lista negra foi uma leitura fora da minha zona de conforto, que me ensinou muitas coisas. 


É um livro que fala sobre culpa, perdão, família, enfim, inúmeros assuntos, abordados talentosamente pela autora. Um livro que independente de quem é o culpado ou não, é possível seguir em frente.











9 comentários:

  1. Oi, Débora, tudo bem?

    Esse livro está no "quero ler" do Skoob há muito³²¹ tempo, mas ainda não tive estômago pra ele, sabe?
    Parece ser um livro muito forte mesmo e eu tenho certeza que vou ficar mal depois da leitura, mas esse com certeza será um livro que lerei sem sombra de dúvidas!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami, adorei saber que você quer ler A lista negra! É um livro forte mesmo, muitas vezes tive vontade de abandonar a leitura, mas te garanto que o final compensa muito, você vai amar, bjs.

      Excluir
  2. Oie
    Eu acho o tema deste livro muito interessante, ja li diversas resenhas e cada vez fico curiosa para conhcer a história.
    Gostei muito de sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, você precisa ler esse livro, ele ensina bastante. É um livro que me ensinou bastante, acho que você vai gostar muito. É uma honra saber que você gostou da minha resenha, amo seu blog, beijoss.

      Excluir
  3. Minha amiga leu esse livro e quanto me contou a historia perdi um pouco do interesse, talvez eu leia apenas de curiosidade, mas enquanto isso ja tenho outros na frente, que quero MUITO ler.

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi ...
    Ja li muitas resenhas desse livro e todas elas relatam ser um livro pesado . Deve ser um livro ideal para se ler apos uma leitura leve e cliche .
    Beijos

    coisasdediane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Nossa, quando vi a capa do livro, pensei que fosse mais um bobinho, mas a resenha me deixou curiosa, confesso.Gosto dos assuntos abordados, tenho certeza que vou adorar lê-lo.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Débora. Há muito tempo venho lendo comentários positivos sobre o livro A Lista Negra. Não imagino o impacto que esse livro irá fazer em minha próxima leitura. Mas, espero que mude bastante os meus conceitos para melhor. Composta por uma trama de temas polêmicos, o livro me interessa bastante.
    Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido a Sinopse desse livro e ele está na minha lista, mas ainda não comprei.
    É um tema muito forte e muito atual na nossa sociedade, bullying, suicído...
    Não é o meu tipo de leitura favorita, mas acho importante ler de tudo um pouco e estar interado nesses assuntos.
    Um livro para refletir, com certeza.

    ResponderExcluir



Topo