Bienal internacional do livro - XVII ed.

em 22 agosto 2015



Oi gente! Quem já está preparado(a) para o maior evento esperado do ano para os leitores?

A Bienal está realizando nesse ano no Rio de Janeiro a XVII edição (17º) e promete ser incrível, muitos escritores internacionais e nacionais foram confirmados e o evento tem muitos fãs com tudo planejado. 
Eu comecei a pensar na bienal logo no inicio do ano, pelo fato de eu ser de São Paulo é preciso guardar dinheiro, planejar a viajem e saber aproveitar ao máximo. 
Irei estar na Bienal no dia 06/08.
  
O post vai falar mais sobre o evento e fornecer algumas dicas para quem vai na bienal pela primeira vez. Vamos lá?

Sobre: A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!

Historia: Há 30 anos, teve início a história de sucesso da Bienal do Livro Rio: uma celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas, tendo o livro como astro principal. 
Dos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983  aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento literário que mobiliza o país. A cada edição, o evento cultural e empresarial supera expectativas de público, vendas e mídia.

Quem não quer ir em um evento assim?

Ingresso: 
VALOR DO INGRESSO
Inteira R$ 16,00 
 Meia-Entrada*R$ 8,00

Comprar o ingresso AQUI

BENEFÍCIOS

Meia-entrada*

A venda de ingressos na modalidade de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e as condições para o gozo do benefício devem estar presentes tanto no ato da compra quanto no acesso do beneficiário ao local do evento.

O benefício da meia-entrada será concedido aos:

- Maiores de 60 anos (Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso): mediante apresentação de documento de identidade original ou outro documento original com foto, que comprove idade superior a 60 anos;
- Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular (Leis Estaduais nº 2.519/1996, 4.161/2003, 4.816/2006 e 5.158/2007): mediante apresentação de documento de identificação estudantil (carteira de estudante ou comprovante de matrícula), além de um documento de identidade original com foto (boleto bancário ou comprovante de mensalidade não são aceitos);
- PNE - Portadores de Necessidades Especiais (Lei Estadual nº 4.240/2003): mediante apresentação de documento de identidade original ou outro documento original com foto, que comprove a sua condição. Os acompanhantes devem adquirir a entrada no valor integral. O acompanhante só terá direito à meia-entrada se estiver dentro dos critérios para gozo da meia-entrada.

Descontos**

- Clientes Bradesco Seguros (inteira) - 20% de desconto (vinte por cento) de desconto.

**O desconto é válido somente para clientes Bradesco Seguros, mediante a apresentação do cartão em vigência e para compras de até 02 (dois) ingressos efetuada na bilheteria oficial da Bienal do Livro. Essa oferta não é válida para cartões de débito, de loja, corporativos e empresariais. Não é cumulativo com outros descontos.

Gratuidade 

Para a utilização dos benefícios de gratuidade listados abaixo, dirija-se aos guichês sinalizados no local do evento tendo em mãos o documento original de identificação com foto (Registro Geral) e um dos documentos específicos para cada caso.

O benefício da gratuidade será concedido a:

• Autores: apresentar 1 (um) livro de sua própria autoria;
• Crianças: com menos de 1 (um) metro de altura;
• Professores de escolas ou universidades das redes públicas e particulares: dirija-se ao guichê de credenciamento tendo em mãos documento original de identificação com foto e um dos documentos a seguir: carteira de trabalho com o cargo professor, carteira de professor da escola municipal, carteira de professor de escola estadual, contracheque ou holerite atual com cargo de professor, cartão do INSS (caso seja professor aposentado), diploma (ou cópia) de licenciatura em Letras e/ou Pedagogia, carteira do SINPRO (Sindicato Nacional dos Professores) ou carteira do CREF (Conselho Regional de Educação Física);
• Profissionais do Livro: apresentar o crachá da empresa e contracheque atual;
• Profissionais de Bibliotecas: apresentar carteira de Biblioteconomia;
• Guias Turísticos: apresentar carteira de Guia de Turismo emitida pela Embratur.

Programação OFICIAL

Acesse aqui é descubra os escritores que estarão presentes do dia 3 a 13 de Setembro. 

Dicas para a ir na Bienal 

1- Leve uma mochila para que você coloque os livros dentro, carregar sacolas fica chato depois de algum tempo e você vai precisar das mão livres para encontrar os seus livros desejados. (Não vai ser difícil você encontrar alguém de mala lá, muitas pessoas esperam o ano inteiro para fazer a festa na bienal)
2- Não leve mais do que o necessário para o evento, carregar muitas coisa pode te deixar cansado(a) antes da metade do dia. (O melhor seria levar de casa, somente os livros que você quer pegar autografo)
3- Use roupas leves, você irá andar muito entre as estantes e com certeza vai sentir calor.
4- Muitas pessoas levam uma montanha de lanches para não passar fome no evento, mas isso pode ser um problema em vez de solução. A Bienal possui uma praça de alimentação com muitas variedades e o você gasta o mesmo valor comendo lá. (O evento é tão animado que você nem se lembra de comer, quando eu fui comi uma unica vez no dia, passa muito rápido se você for ver, mas é sempre bom levar pelo menos uma bolacha e uma garrafinha de água)
5- Não saia comprando tudo que vê, o ideal é você planejar uma lista de livros desejados , pesquise os o preço em casa primeiro, nem sempre é vantagem comprar no evento, claro irá ter promoções como: Na compra de 2 livros ganhe 10% de desconto, 3 livros 20% e por ai vai.
6- Não esqueça de pegar os horários de todos os escritores que você quer ver, você vai precisar chegar um pouco mais cedo para pegar fila! (Sim a bienal é cheia de fina, se prepare)
7- Compre o ingresso antes, já está disponível nos site (A fila de entrada pode demorar 2 horas ou mais, mas com o ingresso já nas mãos você entra em 5 minutos)
8- Aproveite para descobrir novos livros e autores, você vai esbarrar em muitos.
9- Não esqueça as fotos! (Lembranças são tudo)
10- E o mais importante se divirta :)

Site da Bienal


Um pouco da Bienal de São Paulo ->








Logo vai sair o post sobre alguns autores que estarão na Bienal esperando para conhecer vocês?
Ah não esquece de comentar sua experiencia ou expectativa sobre o evento!

Beijos  

16 comentários:

  1. Quanto mais próximo do evento, mais eu gostaria de poder ir :(
    Ótimas dicas!
    Beijos!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. aiiii!!!!!!
    como eu gostaria de pode ir!!! espero que seja um sucesso! e que as pessoas que forem aproveitem muito !
    aguardo as fotos!

    ResponderExcluir
  3. poxa, pena que não vai da pra eu ir, gostei do post e das dicas, nunca fui à um evento assim, mas irei um dia.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho muita vontade de ir na bienal. Com certeza é uma experiência incrível. Ainda mais com suas dicas. :) Muito bom o post! Gostei muito!
    Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não vou participar da Bienal, mas tenho certeza que essas foram ótimas dicas para aqueles que comparecerão ao grande evento literário. Boa viagem literária à todos, e que venham livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mila!

    Aí sim hein?
    Ir à Bienal do Livro do Rio deve ser o máximo!
    Eu estarei de olho nas novidades que estará rolando por lá! ;)
    Mas quando retornar, quero ver os livros que estará rolando por lá, hein?

    Ah, participe do sorteio do blog Irmãos Livreiros pois também estamos completando 1 aninho! :)

    Beijokas!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  7. Oi Eliana!
    Essa vai ser minha segunda vez na Bienal, rs
    Queria eu ter una mala e sair comprando tudo! kkk
    Eu já achei a comida lá um pouco cara =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito boa suas dicas e essas informações,mas eu moro mega distante e não vou poder ir ,mas quem sabe um dia eu consiga não é.Mesmo assim boa sorte pra você e pra todos que vão ao evento.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não poderei ir ...
    Nessas horas morar longe é um problema :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila!
    Essa será minha primeira Bienal e eu nem estou acreditando!!
    Estou muito empolgada e espero aproveitar cada segundo :)
    Adorei as dicas!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila,


    Bienal é tudo de bom, como sou de Sampa só me restar ler as novidades aqui e aguardar para o ano que vem...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. BUUUUÁ! Por que essas coisas acontecem tão longe de mim? rsrs. Aqui por perto só temos a Jornada Nacional de Literatura, mas geralmente são poucos autores e é bem diferente da Bienal.
    Beijos, http://www.moleca20.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Camila.
    Adorei a postagem, super completa. É uma pena que moro longe e não poderei ir. Eu fui na bienal de São Paulo e não achei a comida com o mesmo valor do que eu tinha levado não. Estava os olhos da cara. então recomendo levar comida e água e também um mapa do local para não se perder.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Meu sonho é ir na bienal fo Rio ou de São Paulo, infelizmente por morar longe fica bem dificil ir. Queria tanto um autográfo da Julia Quinn. Ahhh Quem mora perto deve aproveitar bastante e além de ir preparado com o seu dindin, e etc. Deve ter muita calma pois a coisa lá deve pegar fogo de tanta gente, filas que não acaba mais...kkkk

    boa sorte pra quem vai!

    ResponderExcluir
  15. Queria muito poder ir até a Bienal, mas infelizmente não será possível.
    Mas com certeza vai ser muito legal.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Achei legal o poste, queria muito ir na bienal, mais infelizmente não vai dar
    quem sabe algum dia eu vou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



Topo