Resenha: O Teste - Joelle Charboneau

em 01 maio 2015


Título: O Teste
Autor(a): Joelle Charboneau
Ano: 2014
Páginas: 320
Editora: Única

Sinopse
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Resenha

Quando falam em distopia eu já fico curiosa para saber se é uma que vale a pena ser lida, e com tantos comentários voltados para essa obra, não tive escapatória, cai na tentação e curiosidade de conhecer O Teste. Esse é o primeiro volume da trilogia distópica criada pela autora Joelle Charboneau, publicado aqui no Brasil pela Única, selo de ficção da Editora Gente.
Posso dizer que não me arrependi.



No futuro distópico criado pela Joelle, o mundo está devastado pela guerra: florestas foram dizimadas, animais sofreram mutações genéticas, rios foram contaminados e cidades foram completamente destruídas. Os seres humanos que sobreviveram agora tentam reconstruí-lo e para isso a Comunidade das Nações Unificadas criou O Teste, onde as mentes mais brilhantes são testadas e aqueles que passarem terão a oportunidade de cursar a Universidade e futuramente tornar-se lideres que ajudam na reconstrução da nação.

Ninguém sabe o que acontece no Teste, mas todos querem ir, e não é diferente com Cia, uma jovem da Colonia Cinco Lagos que acaba de se formar. O que ela mais deseja é ser convocada para o Teste, seguir todos os passos de seu pai e orgulhá-lo. Porém quando ela é finalmente convocada, seu pai lhe faz uma revelação: O Teste pode não ser nada do que imaginam. Um dos conselhos dele é para ela não confiar em ninguém.

"Meu pai diz que me ama também e me lembra com o último cochicho: -Cia. Não confie em ninguém."(p.50)

Esse conselho que o pai deu a Cia, nos deixa com um pé atrás em relação a todos os personagens. Porém, o conselho é esquecido por Cia assim que ela desenvolve um tipo de relacionamento com Tomas, ele a acompanha durante todo o Teste. Apesar de todo companheirismo que existe entre eles, não podemos deixar de desconfiar das suas boa intenções, aliás, desconfiamos das intenções de todos os participantes. A Joelle fez questão de explorar pouco os personagens, fazendo com que não os conhecêsse-mos o bastante, percebemos bastante mistério por trás de alguns que nos deixam intrigados.

O Teste começa com o enredo cheio de esperanças para a reconstrução do mundo, para logo depois transforma-se em algo brutal, assustador e sombrio. O Teste é perigoso, nele ou você passa, ou você morre, e você só descobre isso quando ele realmente começa.

"Melhor que você vá para Tosu City preparada para questionar tudo que vê e tudo que encontra. Isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracaço."(p.40)

Quem gostou de Jogos Vorazes e Divergente com certeza irá adorar O Teste. Segue a mesma linha, com o enredo recheado de ação, desconfiança, crueldade, mistérios e, um pouco de romance também. E como não poderia deixar de acontecer numa trilogia, o livro terminou com um gancho que nos deixa bastante curioso com a cuntinuação. Mas não tem nenhuma pista do que acontecerá nos próximos livros. Só posso dizer que espero ansiosamente para lê-los.

A escrita da Joelle é bastante fluida. Com uma narrativa ágil, em primeira pessoa, a leitura torna-se viciante. Quando chega na metade do livro onde a ação acontece de verdade, você devora cada capítulo sem perceber.
A diagramação é simples, com alguns detalhes nos capítulos. A capa é linda, com detalhes em alto relevo brilhante, e condiz bastante com o enredo, quem lê o livro vai entendê-la perfeitamente.


Para todos os adoradores de distópias, é mais que recomendável ter a trilogia na estante. Com um enredo cheio de ação, aventura e escolhas difíceis somente no primeiro livro, me pergunto quais surpresas virá em sua continuação.


19 comentários:

  1. Oie! Tudo bem?

    Primeira vez aqui, adorei o Blog! :3 Eu amo distopia e sou doido para ler essa trilogia *-* Sua resenha ficou demais e o modo como você falou do Teste foi angustiante, me deixou ainda mais curioso para ler *-*

    Fiquei feliz que vocé gostou tanto assim da leitura e creio que também gostarei, já que amo Jogos Vorazes ♥

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa

    ResponderExcluir
  2. Bah! Que resenha bacana!
    A Joelle Charboneau é uma grande autora. Sou um super fã de Jogos Vorazes, pena não ter lido nenhum livro da saga ainda.

    dialetosecoisasboas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lia!!

    Olha, eu achei Jogos Vorazes bem mediano e detestei Divergente! rss
    Tenho problemas sérios com distopias! Acho tudo igual =/
    Achei interessante que O Teste tem todo um mistério em torno de quem Cia pode ou não confiar, nem ela e nem os leitores sabem...mas não sei se leria o livro! Tô querendo tentar Legend...vamos ver!

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eliana! Tudo bem? Eu já estava com vontade de ler O Teste, mas agora depois de ler a sua resenha essa minha vontade triplicou! hahaha Você me deixou bem empolgado, hein? Já quero o livro aqui nas minhas mãos! :3 Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliana, ótima resenha.
    Eu não curto muito ler distopias, mas sua resenha é mais uma que elogia esta série.
    Até fiquei curiosa, mas por enquanto não me sinto fisgada por ela.
    Pode ser que no futuro me anime... Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Eli!!

    Eu sempre leio elogios para essa distopia, eu ainda estou me adaptando a esse estilo sabe?
    Então não li muuuitos do genero, mas sempre li elogios para a autora e pela forma viciante, se eu for ler mais alguma distopia com certeza essa será a proxima :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Tenho muita vontade de ler essa série de livros, o que me falta é money. Pois quero comprar todos de uma vez, sua resenha só atiçou mais ainda minha vontade :3

    Explicita

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eliana!
    Eu amo Divergente, mas detesto JV. Ainda assim, devo esclarecer que sua resenha foi a única que me deixou curioso. Não tinha curiosidade em ler este livro, mas parece ser bom.
    Ele possui características que me agradam muito num livro.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Parabens pela resenha! ja li O Teste e gostei bastante, não vejo a hora de ler a continuação.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei bastante do que tu escreveu. Olha que não sou muito fã de distopias, são poucas as que realmente li. E pelo que vejo, O teste é um ótimo livro e acho que vou gostar. Espero que seja bom mesmo...

    Beijos

    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi! Vim retribuir a visita e seguir... Não deixe de seguir o Um baixinho nos Livros em.
    Que blog lindo e lógico a resenha é bonita! Tenho curiosidade em ler o Teste, mais até hoje não me deu vontade de comprar. kk

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie =D

    Adoro distopia e tenho este livro. Tinha começado a ler, mas parei a leitura para passar outros na frente kkk (shame on me). Mas quero muito continuar lendo! Sua resenha me animou!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá !
    Adorei a sua resenha , você escreve muito bem !
    Infelizmente distopias não fazem muito o meu gosto , apesar de esse gênero estar fazendo muito sucesso .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Eliana,
    Já tinha visto muitas fotos desse livro (a proposito, adorei as suas fotos), nunca senti vontade de ler. Até agora!! Pelo que você falou parece ser maravilhoso!!
    Me lembrou um pouco Divergente. Sua resenha ficou maravilhosa! Parabéns.
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das Cinco

    ResponderExcluir
  15. Oi Eliana!
    Nossa, essa trilogia só reserva surpresas \o/
    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa, já larguei esse livro umas duas vezes na livraria. Depois de sua resenha com certeza não vou mais deixar para trás. Com certeza vou ler, gosto muito de distopias.
    Gostei muito da resenha!
    Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tenho muita vontade de ler esse livro, todo mundo fala muito bem e por ser uma distopia eu tenho minhas expectativas lá na altura. Mas acho que não vou me decepcionar kkkk
    Beijos!

    vicioliteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu sou muito fã de enredos pós-apocalípticos, e jogos vorazes foi o que mais gostei até hoje. Se ele segue a mesma linha, com certeza essa triologia está na minha lista de livros que quero ler.

    ResponderExcluir
  19. Gentee acabei de compra o box desse livro, nunca li Maze Runner ou Jogos Vorazes mas esse confesso estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo