Resenha: Glimmerglass - O encontro de dois mundos || Faeriewalker #1

em 18 dezembro 2014


Olá gente, tudo bem?

Vamos á terceira resenha da Maratona Literária #EuTôDeFérias!

Sinopse
Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. . Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. 
Título: Glimmerglass - O encontro de dois mundos
Série: Faeriewalker #1
Autor(a): Jenna Black
Ano: 2011
Páginas: 295
Editora: Universo dos Livros
Avaliação:  

Resenha

Glimmerglass é o primeiro livro da série Faeriewolker. Os seres mitológicos em questão são as fadas. Nunca havia lido nenhum livro sobre fadas. E quando falamos em fadas sempre pensamos em seres lindos, bondosos e com asas - pelo menos eu pensava-. Jenna Black nos apresenta esses seres de uma forma completamente diferente da minha visão preestabelecida.


Dana é uma adolescente que teve que começar a se virar sozinha desde criança. Com uma mãe alcoólatra, teve que tomar as rédeas da vida de ambas cedo demais, já que a sua mãe vivia em constante estado de embriaguez. Com um pai que nunca conhecera, um homem terrível -segundo sua mãe-, elas viviam mudando de cidade para fugir dele, do perigo que ele representava e por conta das situações humilhantes que a mãe a fazia passar também. Cansada de tudo, ela decide fugir á procura do pai que vive na cidade de Avalon. Mas, antes mesmo de encontrá-lo, ela descobre que tudo que a mãe dizia não eram apenas delírios do álcool, e ela pode está correndo um grande perigo.

A principio achei Dana uma protagonista madura e intligente, afinal ela tomava conta da casa, de si mesma e da mãe, porém a insistência em nos apontar esse fato já estava me irritando, ela conseguiu sobreviver até os 16 anos e parece que queria um prêmio por isso. Achava que o fato de ter conseguido manter as contas de casa pagas, tornava-a uma pessoa muito experiente, e isso muitas vezes fazia com que tomasse decisões estúpidas. Mas, ela não é uma protagonista tão horrível. É legal a maior parte do tempo e nos diverte bastante, além do fato de achar todos os homens feéricos que conhece, gostoso de morrer! -não tô de brincadeira-.

O enredo parece ser clichê, mas nos é apresentado com certa originalidade. O legal é que não é nada do tipo "uma personagem que de uma hora para outra conhece o pai e descobre que existe magia e um mundo -cidade- que os humanos desconheciam". Dana - e os humanos - sabe sobre Avalon; os feéricos; a magia que há na cidade; sabe que o pai é uma figura importante na cidade de Avalon e que pode -ou não- ser um homem terrível. Então não é aquele clichê tão óbvio.

"Ás vezes, ela dizia ter fugido de Avalon porque meu pai era um homem terrível e maligno que certamente abusaria de mim de maneiras horrendas se eu morasse com ele. Essa era a história que ela contava quando estava sóbria, a inventada para certificar-se de que eu nunca me interessaria em encontrá-lo."(p.9/10)

Faerie é o mundo onde as fadas vivem e Avalon é uma cidade que um dia já fizera parte desse mundo, mas que tornou-se independente. Os feéricos - fadas - que não vivem em Faerie, só podem ficar em Avalon, pois é o único lugar no mundo mortal, onde a magia, de fato, acontece. Ou seja, as fadas não podem atavessar a fronteira de Avalon para o mundo mortal pois a magia não funciona e, a tecnologia do mundo mortal não funciona em Faerie. A única forma de conseguir essas duas coisas é através dos Faeriewalker - seres metade humana, metade fada- e que podem transitar livremente entre os dois mundos. Porém, Faeriewolker são seres muitos raros e, o último morreu a mais ou menos 75 anos atrás. Até, a Dana aparecer.

Esse é o grande poder da nossa protagonista. Com uma mãe humana e o pai sendo um feérico muito podereso, ela consequentemente nasceu metade humana e metade feérica. Como sempre, onde há muito poder inexplorado, há muita perseguição. E, logo quando põe os pés em Avalon, Dana percebe que sua vida não será nada fácil.

Um fato que me surpreendeu - e me decepcionou um pouco, não posso negar- é que a política está presente no enredo, mais do que a magia. O interesse de todos é o poder que terá com Dana ao seu lado, cada um com seus próprios interesses. A disputa política acaba se tornando uma das coisas principais. Pois, sabendo que com Dana ao seu lado, as chances de assumir o poder são maiores, todos na disputa, tentam de alguma forma tê-la perto de sí. Porém, esse acaba não sendo o maior dos problemas de Dana. Há quem não a quer viva, também.

"Aquilo tudo era demais para mim. Minha vida, desde que pisei em Avalon, foi um desastre depois do outro.[...] Eu não sabia o quanto meu lar era bom até ele estar longe."(p.187)

Como já devem ter previsto, há romance no enredo também. Temos o início de um triangulo amoroso - alguém, por favor, me indica um livro que não há um triângulo amoroso? -. Sinceramente achei um pouco desnecessário, uma situação um pouco forçada com o afastamento de um personagem, e o inicio do interesse pelo outro. Estou cansada de triângulos amorosos com sofrimentos desnecessários! Espero que isso não dure muito na série.

A capa é linda! Super caprichada e ainda tem esses brilhos, que dão um toque especial ao livro.
Enfim, para quem quer um livro com uma mitologia diferente, com magia, aventura e uma ponta de romance, Glimmerglass é uma boa escolha. Tem uma narrativa em primeira pessoa, leve. Um enredo interessante e uma escrita fluida. Recomendo.





27 comentários:

  1. Oi! Não conhecia este livro e pareceu ótimo, adoro estórias envolvendo magia. Uma pena ter triângulo amoroso, não curto nem um pouco haha
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ultimamente a maioria dos livros tem algum triângulo amoroso, eu também não curto muito. Mas sempre me esforço pra conseguir terminar. Adorei a resenha :)

    BLOG LITERANDO >> http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal
    amo historias com magia ja quero ler!
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ler a triologia e já quero assistir a serie!


    Manual Diário de Fotografia {Visite, e, se gostar siga!}

    ResponderExcluir
  5. Eu achava que a época de protagonistas irritantes havia acabado. Já abaixou minha vontade de ler esse livro já kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha eu já li algumas resenhas sobre esse livro, mas não tinha chamado muita a minha atenção, mas depois que li seu ponto de vista e saber que tem romance, aventura e fantasia eu fiquei bastante interessada e achei a capa linda também. Espero gostar do livro quando eu puder ter oportunidade de compra-lo, porque amiga, fiquei pobre por conta da BLACK FRIDAY hahahahha

    Enfim...

    Olha quer indicação de livro?

    Leia UM NOVO AMANHECER. É muito Lindo
    É um livro nacional que estou terminando e me emocionei muito com a sensibilidade que autora teve em escrever a história. Logo estou colocando a resenha, mas LEIA. Sério. Um livro que vc n irá se arrepender. E também À ESPERA DE UM ADEUS. MARAVILHOSO. Já coloquei resenha dele no blog. Enfim...Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii , não conhecia esse livro, mas achei muito interessante essa coisa da pessoa viajar entre dois mundos. Esse negócio de fadas não me agrada, mas pelo visto elas são retratadas de maneira diferente no livro. Parece muito bom =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eli!
    Eu já li "Glimmerglass" e curti. Tive uma boa leitura.
    Inclusive gostei da forma como a autora desenvolveu o mundo das fadas e tal.
    Quero muito ler os próximos livros da trilogia e espero não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Eu ia comprar esse livro mas deixei de lado, o que me sinto uma boba hoje em dia. Eu ainda compro, um dia quem sabe pois nunca li algo cuja o assunto fosse fadas e eu estou super curiosa.
    E, claro, a capa é maravilhosa!
    Adorei a resenha e tirou minhas duvidas se eu devo comprar ou não...
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Esse livro parece ser ótimo, mas a verdade é que quando livros envolvem fadas eles não costumam me deixar curiosas. Devo ter algo contra elas, rsrs.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii Eli. Eu comprei esse livro para dar para a minha irmã de natal. Louca para chegar para que eu possa ler, kkkkkk
    Adorei a sua resenha e me fez conhecer um pouco mais sobre a história (que eu confesso, só comprei o livro porque estava em promoção e eu achei a capa linda).
    Ahhh, eu amo um triangulo, kkkkk, mas só quando ele é muito bem construído. hehehe
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Eliana! Eu adoro histórias que tenham fadas e achei esse livro super interessante! Fiquei com muita vontade de ler ele e saber mais sobre a mitologia criada pela Jenna Black! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Os triângulos amorosos estão saturando minha vida literária kkk Quero ler a trilogia, mas alguns detalhes andam atrapalhando... enfim, se eu encontrar algum sem triângulo amoroso te aviso.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. nunca li, mas parece ser incrível! a capa é perfeita.

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
    Curte? ♥

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho esse livro aqui em casa que comprei numa promoção, mas depois que vi que não tinha todos os livros publicados deixei pra ler depois. Ta difícil achar um livro sem triangulo amoroso hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Oiee tudo bem?

    Poxa, eu to mega curiosa para ler esse livro.Todas as resenhas que eu leio desse livro são muito interessantes. Espero gostar da leitura assim como vc

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Eliana!
    Gostei muito da resenha e da proposta do livro.
    Nunca li nada com a temática de fadas, ainda mais dessa forma diferente.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Eu amo a capa desse livro, é linda demais! Mas a história não me chama tanto atenção.. Talvez eu leia algum dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A capa é realmente linda!

    O enredo parece ser bem clichê, eu gosto de clichê, mas fiquei muito feliz em saber que ele foi bem trabalhado e apresentado de uma outra forma. Também quero um livro sem triangulos amorosos, acho que já deu o que tinha que dá HSUAHUSAHUS... Sempre torço pro lado que perde :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Eliana,
    Tudo? Faz tempo que tenho esse livro aqui em casa para ler e espero conseguir ler ele em breve. Espero que ele me agrade mais que agradou você...rsrs..Aproveito para te deixar um feliz natal e ano novo, pois vou entrar de férias e internet somente ano que vem agora para mim, mas deixei posts programados lá no blog então não me abandone ok?
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que capa linda, gente!!
    E o enredo é bem diferente, tem tudo pra ser uma história boa, fiquei bem curiosa pra ler. Nem sou muito de ler livros com seres sobrenaturais, mas vou colocar esse na minha listinha :]

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Tenho interesse em ler este livro. Parece ser legal. Adorei a resenha
    Beijos

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oie Lia,
    Você acredita que estou sem computador e não consegui postar nenhuma resenha da maratona?
    Nossaa eu também estou exausta de triângulos amorosos, ultimamente eles vem me irritando demais kkkkkk.
    A capa do livro realmente é linda, provavelmente não lerei em breve pois não tenho o livro e estou cheia de livros para ler e como ele não parece ser muito impressionante, não fiquei curiosa... Mas amei a resenha, adoro a forma como você cita tanto o lado positivo quanto o negativo das leituras.
    Beijos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Eliana!
    Adorei sua resenha, mas eu também estou cansada de histórias com triângulos amorosos. Será que esses autores não veem que já está cansando e que causa sofrimento ao leitor toda essa situação?
    Em relação ao livro, sempre vejo ele nas livrarias e a capa é realmente maravilhosa. Ainda não tive a oportunidade de ler e espero conseguir lê-lo algum dia. Também não me lembro de ter lido nenhum livro sobre fadas...

    Um beijo
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi! Já tinha ouvido falar do livro, mas não coisas boas. Mas pela sua resenha parece ser bem legal e fiquei curiosa de ler.

    ResponderExcluir
  27. Desde quando vi esta capa, me apaixonei.
    Nunca li nada sobre fada, mas acho que vale a pena dar uma chance para essa série!!

    ResponderExcluir



Topo