Resenha: Travessia || Trilogia Destino #2 - Ally Condie

em 13 outubro 2014



Sinopse
Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.


Travessia é o segundo livro da trilogia distópica da Alli Condie (confiram a resenha de Destino o primeiro livro aqui).

Destino foi um livro que não consegui alcançar minhas expectativas, mas terminou de um jeito que me deixou bastante curiosa. Uma das coisas que gostei nele foram os poemas e nesse segundo volume temos mais deles e, descobrimos que há um significado por trás de um em especial.

"E do nosso riacho de Tempo e Lugar
A torrente pode me levar para longe, mar afora,
Mas eu espero ver meu Piloto cara a cara
Quando a margem eu cruzar."



Em Travessia, a Ally Condie resolveu inovar começando pela narrativa, agora os capítulos são alternados entre a Cassia e o Ky. Podemos ver os pontos de vista da jornada deles de encontro um ao outro.

No último livro Ky e outros garotos foram mandados para as Províncias Exteriores, com a função de atrair atenção dos inimigos (leia-se foram mandados para morrer). E Cassia, decidida a encontrá-lo, consegue ser transferida para outra província, onde o trabalho é mais pesado, porém ela está determinada.

Anteriormente eu disse que a Cassia não era a protagonista que eu esperava que ela fosse por conta da sua passividade, em Travessia, ela conseguiu me surpreender. Ela agora já sabe o que há por trás da "perfeição" da sociedade, sabe como a mesma é mentirosa e manipuladora. Ela está mais madura, passa de submissa á "rebelde" agora tem um objetivo e se agarra a ele com todas as forças.
Inicialmente o seu único objetivo é encontrar Ky, porém no meio de sua jornada por respostas ela se depara com uma grande informação que pode mudar sua vida.
A Insurreição, um movimento (uma rebelião) contra a sociedade. Seu foco agora, está dividido entre encontrar Ky e encontrar a Insurreição, o amor e a chance de sua liberdade.

"Ky ocupa a minha mente, o fundo do meu coração, as palmas de suas mãos aquecem as minhas mãos vazias. Eu tenho que tentar encontrá-lo. Amar Ky me deu asas, e todo o meu trabalho me deu a força necessária para abri-las."(p.52)

Com a narrativa alternada, conhecemos mais sobre Ky, vemos um pouco de sua verdadeira história a cada capítlo. Ele também está decidido a encontrar Cassia novamente. E cansado de ver mortes de inocentes, ao seu redor, todos os dias, não exita em fazer um plano de fuga na primeira oportunidade que encontra.


Notamos uma grande melhora do primeiro livro para esse. Não tem tanta ação quanto eu esperava, mas não me decepcionou. De certa forma fiquei até surpreendida, com os personagens principalmente. Se antes eu me irritava com Cassia, agora os papeis se  inverteram, comecei á admirar a coragem que ela demonstrou e a me irritar com a determinação de Ky em não querer se envolver com a Insurreição, mas descobrimos que ele perdeu gente demais e  tem seus motivos para duvidar de todos.

Uma coisa que achei pouco explorada no livro, mas que tenho certeza que saberemos mais no último, é a Insurreição. Por enquanto é uma coisa que todos procuram, uma chance de mudar, é a tão sonhada liberdade. Porém, só vemos que ela existe, de fato, no final do livro.
Outra coisa que senti que não foi explorado o bastante, novamente, é o Xander, conhecemos um pouco mais sobre ele, mais ainda não é o suficiente. A autora ainda insiste em manter o triângulo amoroso, mas continuamos a saber muito pouco sobre quem realmente é Xander.

"Com o Xander, eu poderia ter uma família, um bom trabalho, ser amada, ser feliz, viver num bairro com as ruas limpas e uma vida ótima. Com o Xander eu poderia fazer coisas que eu sempre pensei que faria.
Mas com Ky faço coisas que eu jamais pensei que faria."(p.227)

Não pude deixar de relacionar algumas coisas com Jogos Vorazes. Eu sei que em lá começamos conhecendo a crueldade da sociedade e, em Destino começamos conhecendo a "perfeição". Mas, consegui notar algumas semelhanças sutis como, em Jogos vorazes temos o "Tordo" em Travessia temos o "Piloto"; lá temos a jovem corajosa "Rue", aqui temos o jovem e determinado "Eli"e a forma como os dois se tornam importantes para os personagens apesar de oposta conseguem ser parecidas (lá a Katniss consegue ver a irmã na Rue, aqui o Ky consegue ver o irmão da Cassia no Eli). Sei que são pequenas coisas, mas para quem já leu, se prestar atenção pode reparar. Mas, não é nada que possa ser dito que é tão bom quanto o próprio Jogos Vorazes.

Eu tenho que falar do final do livro! Seria cômico se não fosse trágico ou seria trágico se não fosse cômico. Ainda não me decidi, mas, deu uma vontade enorme de gritar!
A autora tem uma maneira tão...(não tenho palavras)...de terminar seus livros.


A diagramação do livro é perfeita, já falei que acho a capa linda. Nesse volume temos alguns complementos fundamentais para a história, no inicio do livro há um mapa de onde eles estão fazendo sua "travessia" e dois poemas completos.

Travessia foi um ótimo título, vemos a jornada tanto física quanto emocional dos personagens e a travessia deles para algo fora de sua realidade.
Agora estou mais curiosa e ansiosa para começar a leitura do próximo livro.

Recomendo a trilogia para quem gosta distopia. Continuo com o mesmo conselho  de antes, não pegue o livro com muitas expectativas, deixe que ele te surpreenda.

Bom inicio de semana!
Beijos


26 comentários:

  1. Oi Lia!
    Primeiramente, eu adorei a resenha.
    Não é novidade que eu adoro distopias e essa é uma trilogia que já está na minha lista de leituras.
    Se te deixou sem palavras e com uma vontade de gritar, é provável que me deixe sem palavras também rs
    Vou ler e deixar que a trilogia me surpreenda :)

    Beijos, bom início de semana pra você também!
    Diego
    LiteraMúsicas - Tem promoção especial de Halloween lá no blog. Não fique de fora!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha! Sempre vejo essa trilogia em promoção no submarino e fico com muita vontade de comprar, pois além de achar as capas lindas, a história parece ser bem legal. Só que por um motivo ou por outro acabo nunca comprando.
    Fico feliz que você tenha gostado mais desse livro e que a protagonista tenha melhorado de um livro para outro, pois é péssimo quando lemos uma série e os personagens simplesmente não evoluem...
    Por que os autores sempre insistem em triângulos amorosos? Vai saber né? Eu meio que estou farta disso já...rsrs

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eliana, tudo bem?
    Eu tenho apenas o primeiro livro da trilogia e ainda não o li. Mas, são resenhas como a sua que me deixam com ainda mais vontade de fazer Destino passar na frente de outros livros *-* Adoro o gênero e vou comprar os dois livros que faltam! Fico feliz que esse livro fica melhor que o primeiro. Odeio quando apenas o primeiro livro de uma série/trilogia é bom e os outros não.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que foi aqui que ouvi falar sobre o primeiro livro da série, não tenho certeza, mas foi por isso que comprei haha, a resenha super aguçou minha imaginação. E ESTOU louca para continuar a leitura. Amo esse tipo de leitura.

    Já disse que não me canso de entrar nesse blog né ? Sempre fico apaixonada com as coisas que você posta. Tipo, nem sempre tenho tempo de ficar comentando e tudo mais, mas em geral, estou aqui sempre lendo os post's novos ou só fuçando nos antigos haha. Encantada mesmo. Parabéns pelo blog guria *-* Ah, e claro, você continua sendo uma fofa <3

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa trilogia não chama muito minha atenção!
    Fico feliz que gostes!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Teve uma época que eu queria muito ler essa trilogia e depois passou. rsrsrrs E olha que nem li Jogos Vorazes mas sei que os livros sempre se parecem em alguma coisa. Li umas outras resenhas sobre eles e não foram muito felizes. Não sei se hoje eu leria eles porque já tenho tantas outras, sabe?
    Mas quando você fala sobre os finais... me coça a mão de vontade.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Eliana, tudo bem?

    A premissa é super interessante e, a julgar pela sua resenha, o livro nasceu para ser um sucesso.

    Parabéns e obrigado pela dica.

    Beijos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliana !

    Essa série parece ser incrível , quero muito ler :)
    Passei pra te avisar que está rolando o sorteio do template lá no blog , você não vai perder né :)

    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/09/sorteio-de-01-template-personalizado.html

    ResponderExcluir
  9. É um livro interessante sem sombra de dúvidas. Quero ler assim que possível minha lista de livros esta enorme hahaha. Mas vale a pena ler os misteriosos livros.
    Beijos..
    http://antenadana-moda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Eliana!
    Eu não conhecia esse livro, e distopia é meu tipo favorito de leitura! Já anotei aqui! *---*
    Adorei conhecer o blog e já estou seguindo, adoraria se você pudesse retribuir! :D
    Beijão, Ana do dia

    ResponderExcluir
  11. Essa trilogia já me chamou a atenção, hoje no entanto não tenho mais interesse em
    lê-la, mesmo curtindo bastante o gênero irei passar a leitura desses livros.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Concordo em tudo com você, Eliana. Li esse livro a pouco tempo e gostei bastante, mas tive que gritar no final kkkk'
    Também queria saber mais sobre Xander, acho que ela vai abordar melhor isso no terceiro livro, que eu já dei uma espiadinha e vi que é alternado entre as narrativas dos 3 :P
    Enfim, estou bem curiosa para ler o próximo livro, mas minha lista de livros tá enoorme kkkk.

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Tenho vontade de ler esta trilogia, mas sabe quando você fica "quero ler, mas depois eu leio" então to assim com essa trilogia já faz uns bons meses kkkk, vou ver se nas férias eu leio. Gostei bastante da sua resenha, parabéns!!!
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro interessante tinha o e-book que algueais me mandou, mais quando troquei de notebook acabei perdendo ele, mais se tivesse dinheiro compraria. Li a resenha meio por cima para não pegar muito spoiler , mais curti a resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eliana querida! Confesso que não li a sua resenha, por que estou exatamente dele, eu ameiiii Destino e a forma como a autora conduziu tudo, a forma como ela desenvolveu o Ky (tão lindo) que quando ler Travessia quero não saber nadinha! Mas amei aparecer aqui e ver este livro lindo!


    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. confesso que nao sou fan de livros com trilogias, fico muito curiosa lendo haha amei sua resenha, muito completa e mesmo nao conhecendo o livro parece ser interessante!

    se puder visite meu cantinho ^^

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom? Adorei sua resenha. Achei a história muito interessante, vou procurar por ele, apesar de não ter gostado muito da capa e eu adoro capas bonitas rsrs Adorei seu blog, já estou seguindo. Sucesso! Beijos :*

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Já conhecia esse livro pela capa há tempos, porém nunca imaginei que se tratasse de uma distopia.
    Bom saber que o livro melhora do primeiro para o segundo. Mas, caso eu leia, seguirei seu conselho: não vou criar expectativas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  19. Oi Eliana,

    Pouco ouvi falar sobre esta trilogia distópica, mas o pouco q ouvi foi positivo.
    Adorei a resenha, é o tipo de história que me envolve com ação e mistério!
    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha Eliana! Já li Destino e Travessia e curti bastante. Estou ansiosa para ler Conquista! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Eu também esperava bem mais ação nesse livro, e ele me decepcionou um pouco. Achei meio arrastado e enrolado demais *-* Ainda não li o terceiro livro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, :)

    Sempre que vejo uma resenha dessa série, me sinto a única pessoa no planeta a não te-lo lido ainda! kk'
    Aliás, tenho uma relação estranha com esses livros: ao mesmo tempo em que qeuro ler, sinto que não seria uma leitura que me agradaria, mesmo sendo meu gênero favorito: distopia... sei que não faz sentido '-' kkk'

    Beijos!
    http://letraseternasdayane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Eliana!
    Eu já vi esse livro nas livrarias, mas nunca tinha lido nada a respeito. Não conheço nada sobre a história, mas pelo que pude ver a história parece ser bastante interessante! Acabei ficando curiosa; pena que minha lista está enorme e a série terá de esperar um pouquinho...

    ResponderExcluir
  24. Oi, Eliana, boa noite!
    Fui completamente apaixonada pelas capas dessa trilogia por mais de um ano, e era louca para comprar os livros. Achava que seriam lindos, perfeitos, maravilhosos - a sinopse do primeiro prometia tanto! Mas aí li, e me decepcionei. De verdade, não foi nada daquilo que eu esperava. O primeiro volume eu até perdoei, por ser o começo da história, então tecnicamente poderia deixar as coisas um pouco mais vagas, para completar nos seguintes. Mas achei o segundo um pouco "vazio", e o terceiro me decepcionou mais ainda. Esperava uma conclusão "épica" e deixou a desejar.
    Também achei interessante a questão de "Travessia" como título, relacionando não apenas à jornada que eles fazem pelos territórios da Sociedade e além, mas pela jornada interna, que os levam à frente e, em certos momentos, para longe um do outro. Mas ainda achei o livro um pouco "parado", sabe? Acho que esse foi um dos meus principais problemas com a trilogia - é parada demais. Hoje penso que, se não tivesse ido com expectativas tão altas, talvez teria gostado um pouco mais - vai saber.
    Em todo caso, adorei a resenha, acho que cobriu bem os diversos aspectos do livro :D
    Beijos e ótima semana!

    Resenha de "Anjo Mecânico" no ar, não deixe de conferir <3
    Confissões de um Leitor

    ResponderExcluir
  25. Oi Eliana. Acho que é tarde demais! kkkk Já esperava muito desse livro e me decepcionei ao saber que ele não é tudo isso... :P Mas mesmo assim darei uma chance a ele, pois amo distopias. Vai que ele me ganha né. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Nossa, eu tentei ler essa série, eu falo eu tentei. Sua resenha não foi positiva né? Isso acontece muito com séries kkk

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Topo