Resenha: No Escuro

em 04 outubro 2014


Olá gente, tudo bem?

Hoje saiu a resenha do livro No Escuro. Já tinha postado sobre ele aqui, enquanto estava lendo. Terminei a algum tempo, mas esqueci de fazer a resenha aheuhe.
Sem mais delongas, vamos a resenha!

Sinopse

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.
Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.
Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No Escuro é um thriller arrebatador.

Resenha

Um livro diferente dos gêneros que costumo ler, eu decidi comprá-lo para sair da mesmice e não poderia ter feito escolha melhor!
No escuro é um thriller psicológico que mexe com a nossa cabeça.



O livro é diferente, pois não tem capítulos, ele é alternado entre o passado e o presente. São duas realidades distintas (da vida de uma mesma pessoa) que são alternadas durante a narração.

Catherine é uma jovem sem família, porém é bem-sucedida, alegre e adora sair para beber se divertir com seus amigos em boates e barzinhos. Ela nunca se preocupou em ter um relacionamento sério, aproveitava sua vida de solteira ao máximo, ir para cama com desconhecidos e acordar em lugares estranhos estava se tornando parte de sua rotina. Até que numa dessas noites, ela conhece um cara lindo, misterioso e sedutor.

Lee é o homem dos sonhos de todas as mulheres, e foi extremamente fácil para Catherine se apaixonar por ele. Se mostrava interessado em tudo que dissesse respeito a ela, conquistou rapidamente todo o seu círculo de amizade e demonstrava uma paixão selvagem e intensa.

— Não consegui parar de pensar em você hoje — sussurrou ele no meu pescoço, sua mão deslizando pelo cetim do meu vestido. — Este seu vestido me deixa louco.(p.102)

 Aos poucos a paixão intensa foi tornando-se obssessiva e controladora, a ponto de Catherine começar a sentir medo de Lee. Sentia-se sufocada, sendo observada o tempo todo.
Ela tentou procurar ajuda com suas amigas, mas ninguém acreditou nela. Achavam que Catherine estava com problemas. Lee já tinha capturado todas em sua teia de mentiras.
Sem a ajuda de suas amigas, ela passa a sofrer sozinha, e cada vez mais, Lee tornara-se obssessivo e controlado e violento. Quando ela começa a procurar meios de fugir dele, sofre a pior das agressões.

Apartir dai que já começaram os meus sentimentos de raiva, indignação e traição (principalmente em relação ás amigas de Catherine). Eu sentia tudo isso junto com a protagonista, e devo admirar a autora por conseguir despertar em mim tais sentimentos.

Afastei o telefone do ouvido e encarei o aparelho por um instante, em um misto de horror e fascinação, depois encerrei a ligação e o lancei com toda força na parede. [...]
Coloquei a mão na boca para me impedir... de quê? De gritar? Não sobrara mais ninguém. Ninguém. Agora era somente ele e eu. (p.183)

Anos se passam e Lee agora está preso. Livre do seu relacionamento abusivo, Cathy vive em outra cidade, porém não é mais aquela jovem divertida e cheia de vida que um dia já fora. Ela vive com medo e insegura, desenvolveu uma rotina obssessiva onde verifica as portas, fechaduras, e o apartamento completo diversas vezes por dia.

Ela desenvolveu TOC (transtorno obssessivo compulsivo) e TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) e tem ataques de pânicos quando sente-se ameaçada.

Isso é uma das coisas do livro que me impressionou . A autora nos coloca na papel de pessoas que têm esses transtornos e acredite, é perturbador e angustiante.
Eu sentia uma grande agonia cada vez que a Cathy verificava a casa completa, por diversas vezes até estar completamente exaurida. Cada vez que ela tinha um ataque de pânico eu entrava em desespero junto com ela. Queria poder gritar. Ajudá-la de algum jeito.

Algum tempo depois ela conhece Stuart, um psicólogo que mudou-se para o prédio onde ela mora. Como tempo  eles desenvolvem uma relação incomum e, é ele quem á incentiva a tratar de seus transtornos.

O livro não contém mistérios, a autora foi objetiva, não era nenhum segredo que a Cathy tinha saido de um relacionamento abusivo. A todo momento sabemos que ela foi agredida e estava traumatizada. Ela focou nos transtornos, a forma como a Cathy lhe dava com isso e como superou o medo constante de Lee.

Achei muito interessante a forma como nos é mostrado o TOC, antes eu achava que era somente uma mania que algumas pessoas tinham de manter tudo organizado, em seu devido lugar. Percebi o quão pouco estava informada sobre o assunto. E fiquei chocada ao ver o resultado do TOC, se misturado ao TEPT.

É uma trama bem realista e com certeza retrata a realidade de várias mulheres que sofrem abusos em seus relacionamentos, muitas sentem-se acuadas, não conseguem ajuda e vivem presas nesse relacionamento destrutivo.


 "Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. [...] Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como "Não é tão Simples assim",  e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim — apenas vá embora, afaste-se dele.
Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas." (p.191)

No Escuro é um thriler psicológico que eu mais que recomendo. Trata-se de uma realidade vivida por muitas mulheres, porém não conhecida o suficiente por todos.
Recomendo que leiam. Só aviso que ele não é recomendado para menores de 16 anos.

Beijos




20 comentários:

  1. Oi, Eliana.
    Sou maior de 16, posso ler então. Estava lendo a sua resenha e pensando como as pessoas deixam as coisas chegar até esse ponto, mas estamos olhando de fora. Quando estamos dentro da situação é muito diferente. Colocarei ele na minha lista de desejados aqui.

    Curti a page do face e segui pelo GFC, depois dê uma passadinha no http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é um dos meus favoritos. A autora realmente soube deixar tudo tão real né? parecia que a gente estava ali do lado da Cathy. E pense em um ódio que eu tive do Lee, mas também das amigas. Ela ficou acuada, sem ter ninguém pra ajudar. Isso me angustiou também. Tá, o livro nos dá essa sensação o tempo todo. rs
    Eu também achava que o TOC era algo assim, essas maninas de perfeição e tal. Foi muito bacana a autora ter abordado dessa forma. Fazendo-nos olhar isso com outros olhos.

    Amei a resenha ^^
    Beijos
    As minhas leituras - Lendo e Apreciando

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Ainda não li esse livro , mas sempre vejo resenhas falando super bem dele. Pensando bem ela sempre está me promoção né, quando acontecer de novo vou comprar e ler, depois volto aqui para comentar o que achei.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliana,
    Nossa, parece aquele tipo de livro que você lê alucinadamente.
    Ainda não conhecia, mas gostei muito da proposta, já o quero!
    Beijão.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Eli
    amei o blog, e já estou seguindo.
    Eu já li esse livro, e gostei, apesar de não ter achado uma maravilha de narrativa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adorei sua resenha, já tinha ouvido super bem deste livro, que ele realmente diferente!
    Suas criticas me deixaram curiosa '-'
    hahaha

    até
    http://www.finalmentelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros com uma pegada mais psicológica e esse me chamou bastante a atenção. Na verdade, esse livro já estava na minha lista de desejados, sua resenha só reanimou minha vontade de comprá-lo.
    Assim que tiver a oportunidade, vou ler, pode ter certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  8. É bom podermos sentir tudo isso com a protagonista porque aí poderemos ajudar pessoas que estão próximas de nós! E isso é importante! Tenho uma amiga que tem TOC e não é indiferente vê-la dessa forma! É muito difícil ajudar uma pessoa com TOC!
    Adorei a resenha, sua escrita melhora a cada dia que passa!
    Grande beijo!
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliana,
    Tenho este livro em minha estante há um tempão e nunca liguei tanto pra ele. Hora de reverter a situação.
    Um beijo!
    Monika Andreotti
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha, esse ia ser minha próxima leitura, mais tive que passar o livro do Book Tour na frente. Sua resenha só me deixou mais curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro em casa, e agora fiquei curiosa para ler! Preciso colocar na minha meta de leitura pra já!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Eu não tinha visto o livro ainda e uau!!!
    Eu adoro esse tipo de livro e quero muuuuito esse agora!!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Olha que bom!!!1 Gostei do livro! Adoro livros com suspense, no geral a narrativa sempre é mais rápida e os personagens me deixam curiosa,
    vou procurar para ler.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Eliana. Realmente parece ser um ótimo thriller psicológico e daqueles que te fazem mergulhar na história com intensidade. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu estou com esse livro na estante a tempos mas nunca havia lido uma resenha dele.
    Adorei o ponto de vista, estou na vibe de livros mais psicologicos. Acho que vou passar ele na frente

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lia!
    Eu gosto muito do gênero terror/suspense, mas nunca li algo assim mais psicológico.
    Pela sua qualificação parece que a autora viveu na pele da protagonista.
    Olha eu tenho um pouquinho de TOC rsrs, mas o meu não é grave.
    Me interessei ainda mais pelo livro depois da sua resenha ;)

    Beijos
    Diego
    Literamúsicas

    ResponderExcluir
  17. Hello, Eliana! Faz um tempasso que eu não leio um Thriller Psicológico! Eu curti esse, e seria até muito bem escolhido para o mês do horror! Outubro :3

    Parabéns pela resenha! E não posso deixar de admitir que um livro que trata de assuntos reais são os melhores, afinal, o que seria um Thriller psicológico sem a realidade, né?

    Com alegria,
    Gabryel Fellipe e algo - Confins Literários

    ResponderExcluir
  18. Oi Lia
    Tbe adorei este livro e recomendo!
    Vou participar dos mesmos books tour que vc, por isso a visita ao seu blog
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  19. Ola. Essa dica não poderia ter vindo em melhor momento.
    Eu estava a procura de um livro nesse seguimento e você me cativou com a resenha. Com certeza eu vou lê-lo.

    Obrigado pela dica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha e seu laouyt :D!

    Já estou seguindo o blog! Sucesso

    Bjos!!!

    Millena Gabriela Blog Fanpage

    ResponderExcluir



Topo