[Resenha] Adoxo - Jaqueline Bastos

em 20 abril 2020


Título: Adoxo
Autor (a): Jaqueline Bastos
Páginas: 57
Ano: 2019

Sinopse
O psicólogo já aposentado Túlio Cagliari tenta ajudar Leonardo, o melhor amigo de seu filho, a superar a morte da namorada.
Na expectativa de encontrar também, uma forma de superar o assassinato de sua esposa. Mas suas conversas com Leonardo, acabam por levá-lo a questionar se algo ou alguém pode substituir o amor, e se este não seria um algoz ainda mais cruel que a morte.
Alcoólatra e um tanto quanto atordoado desde a viuvez, Túlio furta o diário da namorada morta de Leonardo, e tenta nele encontrar respostas para as perguntas que faz a si mesmo, desde sua terrível perda.



Adoxo foi uma surpresa para mim. Quando a autora me propôs a parceria informando que o livro era curtinho (menos de 60 páginas) aceitei sem ao menos ler a sinopse, portanto iniciei a leitura sem saber o que esperar da história.
Fui surpreendida logo nas primeiras páginas com a escrita da autora, pois contêm um toque poético que transborda sentimentos.


O enredo é um emaranhado de histórias sobre perdas que se interligam de alguma forma.
Túlio, um psicólogo aposentado, ainda sofre pela assassinato de sua mulher e vive se afogando no álcool. Na tentativa de superar a sua perda, ele decide ajudar Leonardo, o melhor amigo de seu filho, que também sofre bastante a perda trágica da sua namorada (Samantha). No decorrer das suas consultas, discutindo sobre perdas e superação, Túlio acaba "achando" o diário de Samantah  que Leonardo sempre carrega consigo. Com a leitura do diário descobrimos que a moça também carregava consigo uma grande dor pela morte de alguém que amava, vivendo dividida entre dois amores, um que havia perdido e outro que acabara de ganhar.


Logo no início temos um relato cheio de sentimentos conflitantes da personagem, um texto intenso que nos instiga a saber mais sobre ela. No decorrer da leitura descobrimos que é um dos fragmentos do diário da Samantha, e eu considerei os relatos do diário a melhor parte do livro. O conflito emocional que a Samantha deixa registrado, é bem realista e nos faz refletir bastante.

Os personagens são bem construídos, mas nem todos são bem explorados, sabemos pouco sobre suas vidas e senti falta desses detalhes, mas acredito que a ideia da autora foi exatamente essa para focar mais nos sentimentos.

Só tenho uma única ressalva em relação á diagramação do livro, principalmente nos diálogos, algumas vezes ficava confusa e tinha que reler para entender de quem era a fala. Nada que uma boa revisão não possa resolver.

"Todos tememos quem amamos. Mas quando inevitavelmente perdemos, seja para um vício, uma doença, um adeus, um acidente ou algo ainda mais perturbador como um assassinato, precisamos passar pelo luto. E se não passarmos, corremos o risco de sermos enterrados vivos, junto de quem partiu. Para alguns de nós o luto pode levar a vida toda."

Quem já perdeu alguém para a morte sabe como é difícil lidar com a dor e seguir em frente, Adoxo nos traz exatamente isso, as dificuldades enfrentadas por quem fica, as várias fases do luto e o difícil processo de superação e reconstrução da vida. A história nos mostra que é possível voltar a amar outra pessoa, mesmo depois de uma grande perda.

Adoxo é um livro recomendado para quem gosta de uma leitura rápida, porém carregada de sentimentos sobre a morte, luto, superação, recomeço e, principalmente, o amor. Uma história que nos faz refletir bastante

"E quando a vida continua tudo bem amar de novo, tudo bem perder, porque a dor e a cura andam juntas, criando finais e recomeços."

Até mais!

5 comentários:

  1. Opa, tudo bem por aí?

    Confesso que não conhecia essa obra. A premissa me pareceu bem interessante e sua resenha também elencou alguns pontos positivos consideráveis para quem quer ler uma história assim, repleta de sentimento, mas rápida. Acredito que, para quem esteja buscando algo assim, seja uma boa mesmo! Porém, essas questões acerca dos diálogos me incomodam bastante também, inclusive, me decepcionei com uma obra recentemente por causa disso, então, vou passar a leitura de Adoxo. Ah, eu adorei conhecer o seu blog e acabei de segui-lo! Darei sempre uma passadinha aqui para conferir novos posts e comentar, viu? Haha.

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Gosto de histórias curtas e com linguagem fluida. Porém no momento estou lendo livros diferentes. Mas fiquei curiosa sobre esse.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Adorei na resenha. Ultimamente estou preferindo livros curtinhos então vou dar uma olhada nesse para ler futuramente.

    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas! Eu particularmente acabo me apegando muito aos personagens e por isso gosto quando eles tem um desenvolvimento bom.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Hoy estoy muy feliz de compartir con cualquier persona aquí que tenga una enfermedad o se sienta mal, no debe darse por vencido porque hay una esperanza para las personas con herpes, vih/sida, diabetes, hepatitis A, B, C, cáncer u otras enfermedades. sufría de herpes y cáncer de colon hasta que conocí al Dr. Itua en línea, alguien estaba dando testimonio sobre él sobre cómo la curó de cáncer de mama y lupus, luego me comuniqué con el Dr. Itua por correo electrónico: drituaherbalcenter@gmail.com para hablar con él antes de ordenar de su Tienda de hierbas en https://drituaherbalcenter.com/shop/ El Dr. Itua prepara los medicamentos a base de hierbas y luego me los envía aquí en Ecuador, donde recibo el producto a base de hierbas a través del servicio UPS Couriere y el Dr. Itua me instruye sobre cómo tomar los medicamentos a base de hierbas durante 30 días para curar y tomé las hierbas medicinales y estoy curado hoy. Estoy muy agradecida por lo que el Dr. Itua ha hecho por mí y el gran trabajo a base de hierbas que me brindó durante mi tiempo de prueba del herpes obstinado y el cáncer de colon, pero hoy estoy bien y saludable.
    Muchas gracias Dr. Itua.

    ResponderExcluir



Topo