[Resenha] O Cavaleiro Verde (Rota das Espadas #1) - Louise Soares

em 23 novembro 2019



Título: O Cavaleiro Verde
Trilogia: Rota das Espadas #1
Autor (a): Louise Soares
Páginas: 269
Ano: 2019

Sinopse
Após uma década de ausência, a princesa Alexandra retorna à Rota das Espadas para assumir seu lugar como rainha de Scarlach. Seus planos são frustrados por Venceslau Ferraghas, o regente que usurpou a coroa para si e condenou o seu povo à servidão e à guerra.
Para libertar o seu reino da tirania do Rei mau, Alexandra se inscreve em segredo no Torneio do Campeão, a maior competição entre cavaleiros da Rota das Espadas. Disfarçada como o Cavaleiro Verde, a princesa se revela uma competidora feroz, capaz de abalar os interesses dos cavaleiros e dos soberanos da região.
Porém, para vencer o Torneio, Alexandra terá que ir além e descobrir em si mesma a heroína pela qual o povo de Scarlach espera.
Primeiro livro da trilogia Rota das Espadas.



Resenha

Alexandra e seu pai deixaram o Reino de Scarlach, após a morte de sua mãe, há muito tempo em busca do Tesouro de Thyra. Após viver uma grande aventura com seu pai, a morte do mesmo a fez decidir retornar á Rota das Espadas e, como única herdeira, assumir seu lugar como rainha de Scarlach. Só que 10 anos se passaram e nada mais é como antes. Para o seu completo desgosto, sua coroa foi usurpada por um dos três regentes que ficaram responsáveis pelo reino. Venceslau Ferraghas, agora conhecido como o Rei Mau, tomou seu trono e condenou o povo á sua tirania.

Sem dinheiro e sem apoio de um exército, sua única alternativa é vestir-se de Cavaleiro Verde e lutar disfarçada de homem no maior torneio da Rota das Espadas: o Torneio do Campeão. Com a armadura verde do Azarão, que possui uma má fama, ela precisa lutar para se tornar campeã e ter uma mínima chance de recuperar seu reino e sua coroa.


Adoro um livro onde o protagonismo feminino se faz forte, portanto assim que vi a sinopse do livro falando de uma Princesa decidida que precisa lutar disfarçada para recuperar seu Reino, pensei: esse é o tipo de livro que adoro. E preciso falar, amei demais essa história criada pela Louise!

Alexandra é o tipo de personagem que conquista por sua personalidade, determinada, bondosa, inteligente e corajosa. Ela teve a oportunidade de desistir de tudo por várias vezes e viver livre sem o peso de uma coroa e várias responsabilidades sobre si, mas decidiu se arriscar para salvar seu legado e libertar seu povo que vivia sob uma tirania. Temos uma protagonista que luta pelo que acredita.

"Debaixo daquela armadura ela era livre para ser a mesma guerreira valente que sobreviveu a todos os perigos que o mundo oferece a quem deseja atravessá-lo."

Gosto muito de enredos ambientados no período medieval, acho interessante toda a descrição que os autores trazem sobre as vestimentas, armaduras, castelos e cidades. Em O Cavaleiro Verde a autora trouxe um ótimo universo medieval para ambientar seu livro, tanto que nos sentimos transportados para aquela época, principalmente para as batalhas que acontecem. Os seus cenários são bem descritos, mas não detalhados ao extremo, fato que faz a narrativa se manter  num ritmo constante e ágil.

O Cavaleiro Verde apresenta em seu enredo a junção de uma protagonista feminina forte e determinada num ambiente medieval, onde a função das mulheres é apenas vestir roupas bonitas e desfilar em bailes (sendo proibido sua participação em torneios), com uma narrativa ágil e envolvente do início ao fim.
Um fato que gostei bastante foi o romance adicionado á história, é algo que complementa o enredo, mas fica em segundo plano, não tirando o foco principal do livro que é a luta da Alexandra.

"Por quanto tempo mais ela teria que se esconder debaixo daquela armadura para provar o seu valor?"

Para quem deseja um livro cheio de ação e aventura, com personagens e enredo bem construídos, aconselho que faça a leitura de O Cavaleiro Verde. Um nacional que mostra, acima de tudo, a luta de uma mulher provando seu valor e mostrando ser capaz de conquistar tudo que deseja com bastante determinação. Uma trama envolvendo reinos, batalhas, traições, força de vontade e um pouco de romance.

Até mais!

5 comentários:

  1. Oi Eli.
    Um livro recheado de ingredientes de peso, não conhecia, mas vou procurar... Também adoro mulheres fortes que não tem problema em se impor em sociedades machistas!
    Beijo
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
  2. Oi
    parece ser uma leitura interessante, não conhecia essa história e que bom que gostou, a protagonista parece ser uma personagem que luta pelo que quer.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uau, não conhecia esse livro, mas sua resenha me despertou muito interesse. Já entrou para a minha lista de desejos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu vi e comentei lá no Instagram sua publicação sobre esse livro, fiquei com muita vontade de ler, adoro livros com mulheres de personalidade forte.

    Beijos
    www.paginadaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Livros com personagem feminina forte me conquistam de primeira ❤️

    Beijo

    Imersão Literária

    ResponderExcluir



Topo