[Resenha] Os Males da Paixão - Selma Braga

em 18 setembro 2019

Olá, gente!

Estou trazendo a resenha de mais um dos livros lançados pela Ide Editora.


Título: Os Males da Paixão
Autor (a): Selma Braga
Páginas: 176
Ano: 2019
Editora: Ide

Sinopse
As escolhas na vida de Clariana eram sempre voltadas para suprir os seus desejos e paixões momentâneas. Tais atitudes faziam com que permanecesse ligada aos seus credores e parceiros de reencarnações passadas, num rastro de vícios, ódio e vingança. No entanto, a Bondade Divina nunca nos abandona, fazendo-se presente em lugares e por meio de pessoas que, muitas vezes, nem imaginamos e tendo por objetivo principal o despertar para os caminhos do amor ao próximo.



Resenha

"Uma mulher de olhar frio e complacente, julgava-se hábil e esperta a ponto de manipular a todos com sua exuberante beleza, escondendo, em seu íntimo, uma insaciável ganância por riqueza e domínio." 

Clariana é uma jovem extremamente linda, porém muito materialista e calculista. Usava de sua beleza para alcançar seus objetivos, almejava subir na vida e não se importava a quem feria no caminho.

Sua irmã Giovanna é seu completo oposto. Uma jovem doce e sensível, ligada ao plano espiritual e seguidora da Doutrina Espírita, sempre aconselhara Clariana sobre o caminho que estava trilhando e alertava sobre as consequências de suas atitudes.

Sem importar-se com os conselhos, Clariana era movida pela ganância. Envolveu-se com seu chefe Juliano e começou um caso com o objetivo de tirar-lhe todo dinheiro possível para cursar sua faculdade, além disso tinha grande inveja da esposa de seu chefe e almejava alcançar seu cargo na empresa.
Em busca de seus sonhos e ambições, Clariana vai ultrapassar todos os limites e chegar a um ponto onde nem ela mesma saberá se merece perdão.



Em Os Males da Paixão, temos uma trama onde vemos mais informações sobre o Espiritismo. Em paralelo a história de Clariana acompanhamos os acontecimentos do mundo espiritual. Vemos a força dos Espíritos da Luz que vivem na Colônia Luz do Alvorecer em combate com os Espíritos infelizes que vivem na cidade das Torres Negras, foi um diferencial bastante interessante no enredo.
Sabemos um pouco mais sobre vidas passadas e reencarnação. Entendemos que os acontecimentos de sua vida atual são efeitos de débitos dos erros de suas vidas passadas (em todas as suas encarnações , Clariana teve uma vida cheia de vícios, ódio e vingança). 

A narrativa é em terceira pessoa e bastante fluida. Trata-se de um livro com poucas páginas e, como falei na resenha anterior, a diagramação da editora ide traz letras grandes e um espaçamento considerável das margens, fazendo com que a leitura seja rápida.

"No novo mundo que será sua morada, terá lágrimas e ranger de dentes, colherá o que plantou, porque o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória."

Achei que o final foi um pouco corrido, dava para ser mais desenvolvido, afinal, o livro tem poucas páginas, poderia ter detalhado mais os acontecimentos que não ficaria cansativo. Mas, ainda assim, achei o desfecho satisfatório.

O enredo nos traz bons ensinamentos. Mais uma vez, vemos a Lei de causa e efeito que nos faz refletir sobre nossas atitudes e a vida que levamos. Aprendemos sobre o amor familiar, arrependimento e perdão. Os Males da Paixão foi uma ótima leitura que me trouxe novas perspectivas. 

Beijos

9 comentários:

  1. Oi Eliana, ótima resenha, bem completinha, mas não é o tipo de livro que eu leria sabe... Então passo dessa vez a dica!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eliana.
    Eu nunca li nenhum livro espírita, mas tenho muita vontade de me aventurar nessas leituras, até porque possuo muita curiosidade sobre a doutrina. Eu fiquei bem curiosa em saber se a Clariana vai conseguir se redimir ou se ela vai continuar por esse caminho tortuoso.
    Gostei muito da tua resenha e vou colocar na minha listinha de desejados.

    Beijos,

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua excelente resenha da obra! E gostei muito de poder conhecer esse livro aqui! Eu aprecio muito enredos que nos trazem bons ensinamentos, assim como este parece que irá trazer. Muito bom tudo o que apresentou a respeito da narrativa.

    https://amantedaartedaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Wow, ótima resenha! Achei a proposta do livro interessante, apesar do estilo não estar muito presente na minha estante, eu adoraria ler <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Nunca li um livro que fale sobre espiritismo,mas, lendo seus comentários sobre o livro pude perceber que parece ser uma leitura bacana e cheia de ensinamentos.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu já li um livro com essa pegada espírita e até achei interessante a ideia. Embora nunca mais tenha lido nada do tipo. Mas esse livro parece ser bem cheio de mensagens sobre o que fazemos com nossa vida... e o que pode refletir no futuro... Afinal, somos o resultado de escolhas passadas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Li um livro sobre espiritismo que abriu meus horizontes e desde então sempre aceito dicas sobre livros assim. Gostei da premissa e é uma pena que o final tenha sido corrido, gosto quando a obra é bem estruturada e responde as questões levantadas.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. ainda nao conhecia esse livro e achei interessante o tema dele com essas lições de vida sobre oq fazemos acaba retornando pra gente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Olá, Eliana.
    Acredito que esse seja um livro que eu não lerei porque não gosto de histórias que tem essa mistura de romance com religião. Como não acredito em reencarnação já ia ficar torcendo o nariz e não ia apreciar a leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir



Topo