[Resenha] Regai as Flores Mortas - J. Brandão

em 13 agosto 2019


Olá gente, tudo bem?

Hoje trago uma resenha rápida de um livro nacional que me surpreendeu bastante.
Confiram!



Título: Regai as Flores Mortas
Autor: J. Brandão
Ano: 2019
Páginas: 104

Sinopse
Os diálogos entre uma neta e sua avó abordam vários temas como a vida e os relacionamentos e nos mostram como o amor pode ser complexo. Mas não se engane, as coisas não são como parecem ser.


Resenha

Em Regai as flores mortas temos os diálogos entre uma vó e sua neta. A narrativa é em primeira pessoa e intercalada sob a perspectiva das duas personagens.

A princípio parece ser um livro onde apenas veremos uma avó passando seus ensinamentos para sua neta, uma menina sensível, doce e muito apegada a ela. Em seus diálogos temos conselhos sobre a vida, amor, família, relacionamentos e o futuro. 

"Eu queria que ela voasse como um lindo pássaro que era e conquistasse o mundo"

Uma curiosidade sobre o livro é que não são citados nomes.  Sabemos apenas que a menina tem 20 poucos anos. E através de sua perspectiva descobrimos um pouco mais sobre o relacionamento da garota com os pais e sua admiração pela avó.

Porém, mentiras e segredos permeiam o enredo e com  o desenrolar da história, vemos que nem tudo é realmente o que parece ser. 

"E que tipo de pessoa eu seria se me arrependesse de algo que fiz tão pensadamente?"

Em 104 páginas de livro, temos uma leitura rápida (em apenas 1 hora conclui a leitura) com história que a princípio é leve  e cheia de ensinamento, mas de uma hora para a outra somos pegos totalmente de surpresa com o desfecho. Confesso que não estava preparada para o final da história que me surpreendeu bastante.


Quem quiser saber mais sobre a autora e seus livros é só ir em seu perfil do instagram: @autora_jbrandao.

Beijos

15 comentários:

  1. Olá, Eliana.
    Que livro interessante. Achei bem diferente do que eu tenho lido e já fiquei curiosa com esse final hehe. E o segundo quote é incrível.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana, não conhecia o livro, achei interessante como foi desenvolvido e fiquei até curiosa em ler o livro!
    Adorei saber desse desfecho da obra, vou procurar saber mais!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eli

    Que interessante. Eu infelizmente não tive contato com as minhas avós, elas faleceram antes de eu nascer. Já li um livro onde os personagens não tinham nome e eu achei bem diferente.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eliana!
    Achei o livro bem diferente, ainda mais por não ter nome as personagens. É uma forma da gente se envolver e identificar na história...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. O que mais gostei é que o livro me parece uma leitura super rápida de acompanhar, além disso, essa narrativa intercalada é bem interessante até. Gostei da dica e já tá na minha listinha.


    Beijos
    https://ventoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliana, não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha e da premissa dele. Às vezes nem precisa ser um livro tão grande para nos conquistar, mas com uma mensagem incrível. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. Mano onde tem esse livro! Me interessei muito.
    Tudo bem? Sou nova por aqui, ganhou mais uma seguidora! Um bjuxxxx

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    pela resenha a história acabou não chamando tanto minha atenção, mas que bom que gostou é que da para ler bem rapidinho.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliana!
    Adoro quando um conto tem um final inesperado! Fiquei curiosa!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  10. Oi, Eliana! Achei a premissa da história super diferente! E o nome do livro então? Fiquei bem impactada haha. Por ser um livro curtinho, acredito que seria uma história que leria sem problemas. Fiquei super curiosa com esse final :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e acho ele muito interessante e diferente. Curioso por não dar nomes aos personagens e parece ser cheio de sentimentos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que interessante, Eli!
    Eu adorei conehcer um pouquinho da história e não tratar por nomes é outro ponto também
    Interssante...
    Ah essas vovoós <3
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  13. Oi, Eliana
    Que livro interessante! Não é bem meu tipo de livro atualmente, mas eu achei bem interessante essa reviravolta, que legal.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Eli,
    Achei a temática bem pesada, carregada de sentimentos e etc, normalmente não leio muitos livros assim, mas vou anotar a dica.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Eli! No início do livro também tive a impressão que seria a história toda sobre o diálogo entre avó e neta. Também pensei que ficaria nisso, um papo sobre sentimentos, lições de vida, etc. A reviravolta foi realmente muito surpreendente. Adorei o rumo que a autora criou. Apesar, de ser diferente e interessante, a falta dos nomes dos personagens, isso me incomodou um pouco, mas entendi que foi uns dos diferenciais da obra. Senti falta de uma explicação sobre o porque de tanto ódio da personagem principal. Mas são detalhes que não tiram o mérito da J. Brandão. Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho dela. Muita personalidade. Parabéns pela resenha. como sempre, ótimo trabalho! :D

    Marcos Ribeiro - www.depoisdocafe.com

    ResponderExcluir



Topo