[ Resenha ] Os bons segredos - Sarah Dessen

em 15 outubro 2015

Título: Os bons segredos
Autor: Sarah Dessen
Ano: 2015
Páginas: 408
Editora: Seguinte

Sinopse
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos.Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 
 Imagem

Oi leitores e leitoras, tudo bem? Depois de muito tempo sumida, venho trazer a resenha de um livro maravilhoso que li recentemente, e que me tocou profundamente, espero que gostem!



 Resenha


Quais os bons segredos você teria para contar? Em os bons segredos Sydney irá encontrar vários caminhos e fazer grandes descobertas e então poderá alcançar sua felicidade, ou talvez o mais perto disso.

Sydney sempre viveu da melhor maneira possível, nunca foi de causar problemas para a família, ao contrário de seu irmão mais velho Peyton, que vive arrumando as piores confusões possíveis e depois de uma noite de bebedeira, se envolve em um acidente de carro, deixando um garoto paraplégico. 

O mais estranho que se possa imaginar acontece, e Sydney é a única que carrega a grande culpa do atropelamento. Enquanto ela vive com esse fardo, sua família parece alheia com o que aconteceu e mais preocupada com seu irmão que está na prisão. Cansada de tudo isso, ela encontra uma pizzaria por acaso e lá descobre pessoas muito interessantes, com as quais ela poderá se abrir de verdade, e até mesmo fazer novas amizades e encontrar uma nova família.

“Então corri para casa, rezando pelos sinais verdes, e embiquei na garagem às nove e trinta e cinco. Entrei em casa com as desculpas prontas, mas encontrei o andar de baixo vazio. Minha mãe estava na cama, e meu pai, trancado no escritório numa ligação. Eu tinha feito a coisa certa. Eu sempre fazia. Seria bom se alguém notasse.”

O livro conta a história de uma garota, que aos poucos vai encontrando seu lugar no mundo. Encontra amizades verdadeiras e pessoas leais, deixando de ser mera observadora do mundo à sua volta e finalmente sendo a protagonista da sua vida.

“Só consegui pensar que ali, finalmente, pela primeira vez, eu não estava apenas vendo e registrando as mudanças. Eu também fazia parte daquele mundo em transformação.”

“A noite e a floresta pareciam cada vez maiores à nossa volta. Foi um daqueles momentos que no ato tive certeza de que ficaria na memória pra sempre, mesmo antes de o anel entrar no meu campo de visão e ficar ao meu alcance. Mas nem tentei pegá-lo; não precisava. Já tinha ganhado a noite.”

De uma forma muito leve e sutil, a autora consegue escrever assuntos que nos fazem refletir de uma maneira única. De uma maneira tocante do início ao fim, a história conseguiu me envolver. É um livro que fala de diversos temas ao mesmo tempo, e isso de nenhum modo deixou a desejar. A forma da escrita me encantou, conseguiu me emocionar e querer ler mais uma vez.

O foco do livro não é romance, apesar de que quando a protagonista vai conseguindo encontrar o amor, fiquei suspirando pelo casal. É tão tocante a forma como os personagens vão se envolvendo, e tudo acontece de uma forma muito natural.

Os personagens conseguiram me surpreender. O legal é que todos receberam destaque na história e o cenário foi muito bem construído, e muitas vezes tive vontade de estar presente. Uns personagens me deixaram com raiva e outros, tive vontade de encontra-los na realidade.

Apesar de todo o drama envolvido, o livro consegue focar nas amizades e nos relacionamentos. A partir do ponto que Sydney consegue fazer uma nova amizade, tudo muda. É Incrível o fato de que uma amizade pode transformar tudo ao nosso redor, até a forma como nos relacionamos com outras pessoas e como conseguimos revelar até os nossos maiores segredos. Recomendaria a todos que esperam uma história leve e emocionante. O livro é muito singelo e nos lembra, como a nossa própria história pode mudar, se apenas dermos um primeiro passo, ou até mesmo seguirmos por uma outra estrada.




12 comentários:

  1. Estou muuuuuuuito louca por esse livro!
    Gostei da sua resenha ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora!
    Que bom ver resenha nova!!!
    Estou vendo muitos comentários sobre esse livro o que já me deixa curiosa, mas saber que você gostou e que ele vale 5 estrelinhas despertou ainda mais meu interesse.
    Estou curiosa para conhecer essa personagem e acompanhar como ela superou toda a carga dramática. Super curiosa :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que boa resenha!!
    Eu já li várias coisas sobre esse livro mas ainda não tive a oportunidade de de ler.
    Beijinhos!!1

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha! Adoro livros desse tipo e sua resenha me conquistou, já quero ler.
    Beijos

    http://luadefevereiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não tinha gostado desse livro a princípio, quando o vi em outro blog, mas sua resenha me deixou mais animada em relação a ele.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sempre achei a capa desse livro bem legal mas nunca tinha parado para ler uma resenha. A premissa é legal mas não me chamou a atenção de um jeito que eu sinta a necessidade de ler a obra logo. ;\
    Adorei seu blog.
    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu estou muito curiosa para ler este livro, tem uma trama muito boa e estou vendo muitas resenhas positivas. Pretendo ler.
    Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi ...
    Tem tanta gente comentando sobre esse livro que é quase impossível não querer ler :)
    Gostei muito de ler que os personagens são surpreendentes ... Sempre rendem boas histórias .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lia, tudo bem?
    Este livro parece ter uma história linda! Esta é a segunda resenha que leio e estou mega curiosa. Muito a fim de conferir como é a interação desta família, e de que maneira as coisas se desenrolam.
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bom?

    A Sarah Dessen é uma autora muito querida e esse livro tem tido ótimas resenhas, te confesso que a principio não me chamou a atenção, mas, agora, já fico mais curiosa. Que bom saber que vc curtiu a leitura e indica, fica com certeza anotada sua opinião....


    Beijokas

    naprateleriadealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Que bom que gostou da sua leitura, já li um livro da autora e gostei da escrita.
    Esse livro parece ser bem legal e interessante que não foca no romance.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Débora, consegui solicitar o livro junto a editora, espero curtir tbm ^^ Pelo que li em sua resenha parece ser bem gostoso a leitura =D

    Bjs Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir



Topo