Você empresta seus livros?

em 16 maio 2015




Para uma pessoa “normal” essa frase pode parecer simples, mas para um LEITOR causa arrepios. Imagine alguém que ama livros e possui uma estante cheia deles, todos bem organizados e limpos e esse alguém como bom leitor carrega livros para todos os lados e vive falando de seus personagens favoritos, com certeza isso vai atrair pessoas, principalmente aquele “amigo” que não lê nem o rotulo do refrigerante para falar a infeliz frase: ME EMPRESTA UM LIVRO? É claro que eles nunca pedem As aventuras de xisto (sim é um livro), vão direto em Harry Potter, Percy Jackson e coleções incríveis que estão em destaque na estante. 

Ai que está a questão você empresta ou não?

Chamei alguns blogueiros literários para falar um pouco sobre o assunto e contar algumas experiencias.


Nome: Fernanda Goulart 
Blog: imperio-imaginario.blogspot.com.br

P1: Você empresta seus livros?
R: Eu só emprestei meus livros uma vez. E foi o da minha saga preferida, para uma melhor amiga. Acho que, como todo leitor apaixonado, meus livros são minhas relíquias, mas como eu ainda estava no início dessa vida, acabei emprestando (não sei bem o que tinha na cabeça). Hahaha

P2: Você coloca regras quando empresta um livro?
R: Nunca pensei nisso, mas considero a ideia de fazer um breve formulário - talvez um pacto de sangue - antes de emprestar. Hahah. Brincadeiras à parte, não faço isso. Penso que, ao pedir um livro emprestado à alguém, é responsabilidade da pessoa cuidar dos bens alheios.

P3: Já passou alguma experiencia ruim com esse "empresta"?
R: Que eu me lembre, nunca. Como já disse, emprestei para uma única amiga e o único problema foi a demora para entregar - que dói um pouquinho -, mas ele voltou em perfeitas condições, assim como havia ido para as mãos dela.

P4. O que você faria se o seu melhor amigo te pedisse o seu livro favorito emprestado? Detalhe ele não cuida direito das suas coisas e não tem experiencia com a leitura.
R: Entre meus amigos sou conhecida como a temperamental, a que perde a paciência fácil, então não seria surpresa caso eu negasse o pedido. Digo, sei que não devemos ser presos aos nossos bens materiais, mas se eu gastei meu dinheiro para comprar o livro ou fui presenteada, não é de se esperar que eu queira que ele permaneça no mesmo estado.

Nome: Maria Luiza
Blog: somaisumapaginamae.blogspot.com.br

P1. Você empresta seus livros?
R: Não. Depois de emprestar um dos melhores livros que eu já li e não recebê-lo de volta, eu parei de emprestar.

P2. O que você sente quando alguém faz aquela famosa pergunta: Me empresta um livro?
R: Eu fico meio incomodada, mas eu já sei que não vou emprestara mesmo.

P3. Já recebeu um livro em mau estado depois que emprestou?
R: Já. Meu a Menina Que Roubava Livros

P4. O que você fala quando não quer emprestar um livro?
R: Falo que meu pai não deixa eu emprestar hahaha. O que é verdade.

Minha própria experiencia:

Eu não gosto de lembrar mais vamos lá, a prima da minha melhor amiga estudava com a minha irmã e teve um dia que elas estavam conversando e a “prima” comentou que queria ler A CULPA É DAS ESTRELAS e minha irmã muito prestativa falou que eu tinha e perguntou se ela não queria o livro. Vocês acreditam que minha irmã pegou ele sem me consultar e só me falou 2 dias depois. Eu fiquei maluca e queria pular em cima dela (minha mãe me impediu) e como sou muito educada não tomei meu pobre livro da menina, mas deixei claro que queria extremo cuidado.
Passou um tempo e sempre eu perguntando em que parte ela estava e ela falava tudo certinho, depois de um tempo eu achei estranho ela não terminar de ler, então liguei no seu celular e acredita que ela estava na Bahia! Sim ela viajou com o meu livro, assim que ela chegou fui buscar na casa dela e ela tinha se mudado, fui em seu novo endereço e ela me deu um livro com a capa suja e pagina pretas.
E o pior e que ela não tinha nem lido, assistiu o filme.

Depois desse triste relato deixo esse vídeo que pode ajudar muitos leitores!

Não esqueçam de comentar se gostou das entrevistas e não pense duas vezes em contar seu experiencia com Me Empresta Um Livros.



Meu Blog: proximapagina-pp.blogspot.com

22 comentários:

  1. Oi Camila, adorei o seu post, muito criativo! Confesso que sou uma maníaca quando o assunto é emprestar os meus livros, sou super ciumenta e empresto apenas para quem em confio, e sempre fico perguntando pra pessoa se ela está lendo! Teve uma vez que emprestei uma trilogia queridinha para uma colega de trabalho, acredita que ela ficou com os livros por 1 ano e me devolveu sem ler nenhum!?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. sou um pé no saco para emprestar livros!
    na verdade sou super medrosa, e se eu confio na pessoa e me volta um livro esbagaçado? e se pior: não volta?
    infarto
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu empresto meus livros, nunca aconteceu nada, mas agora estou com um pé atrás. Emprestei pra uma prima e foi ano passado, e ainda não voltou, será que volta? hahaha, o pior é que está autografado pela autora, recebi de uma parceria e tal, valorizo muito isso, tenho medo de perder, uashuashausha. Ótimo post, beijos.
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  4. Eu empresto sem problemas. Depois que um empréstimo de livros voltou depois de 3 anos, não tenho mais problemas com isso hahah Ainda há esperança! O melhor é que voltaram intactos *__*
    Eu gosto dos meus livros todos bonitinhos e tals, mas não tenho problemas em emprestar. Só peço que não destruam o livro, simples assim. ^^
    Tudo que Motiva ♥ Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
  5. Oie!! :)

    Olha, eu até emprestaria se me pedissem, ia falar apenas para tomar cuidado! Mas ninguém pede emprestado porque ninguém da minha família lê e nenhum dos meus amigos lê! Legal, né? Só que não! hahahaha

    Beijoca
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Amei o post hahahaha. Olha eu tenho péssimas recordações de quando emprestei livro, poucos voltaram, hoje eu fico fugindo toda vez que me pedem. Morro de medo.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post Mila. Não empresto os meus livros de jeito nenhum e muitas vezes é difícil é difícil dizer um não sem soar indelicado. Achei o vídeo sensacional! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Que post interessante! Gostei muito!
    Eu já emprestei meus livros pra pessoas que não leem nada... Trágico. Hoje em dia eu empresto para pessoas que eu sei que vão ler e que vão cuidar, os litores que conhelo. Já as outras eu dou algumas desculpas, elas não se interessam por leitura e logo se esquecem haha'

    Gostei bastante! Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Nossa, muita sacanagem o que a menina fez com você!
    Minha regra para emprestar livro é: eu daria esse livro para alguém? Se a resposta é sim, eu empresto, porque aí não vou ligar tanto se ele não voltar. Mas os meus preferidos e de coleção eu não empresto!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre emprestei livros e nunca aconteceu nada , porem o ultimo que emprestei acabei me dando mal , isso porque j[a faz mais de um ano e ate hoje nao vi nenhum sinal do livro .

    coisasdediane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oláá! Adorei sua postagem, haha.
    Não, eu não empresto meus livros. Tenho um ciúme básico deles e sei que ngm cuidaria como eu cuido.
    Então... Deixa eles quietinhos mesmo kkkk
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oláa
    Adorei o post, e o vídeo ajudou bastante nas futuras desculpas kk
    eu até empresto meus livros sabe, tenho dificuldade para dizer não. mas o ultimo que emprestei voltou meio acabado :/ desde então to querendo parar de emprestar. mas é tenso dizer isso pros amigos.
    Beijos
    Edna
    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Pra uma pessoa normal a frase pode até passar a impressão de certo egoísmo né, mas só quem zela pela estante sabe dos cuidados que um livro requer.
    Eu até empresto meus livros mas é pra uma única pessoa, que é minha prima, e é tão enjoada quanto eu nos cuidados pra não arregaçar com o livro durante a leitura....mas ainda assim eu faço recomendações rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Esse seu post ta incrível, em relação a emprestar livro, sempre tenho alguma desculpa, pq eu sei que n pode voltar ou caso retorne n vai ta a mesma coisa.
    :***

    http://armazemdochef.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem?

    Cara. Quando eu ouço a frase "me empresta um livro?" sinto arrepios na espinha e tenho diversos flashbacks sinistros. Já emprestei um há muito tempo atrás e demoraram quase um mês pra me entregar - e não leram. Como eu sei? Perguntei o que a pessoa tinha achado e ela me disse que para um livro de mais de 300 páginas, aquele era meio chatinho. Sendo que o livro tinha quase 200 só. Triste, né?

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Camila, sua história me comoveu, me deixou boquiaberto! Que aventura foi essa :0

    Eu já emprestei livros, os três primeiros volumes daga HP estão emprestados desde dezembro do ano passado, meu "O Pequeno Principe" não vejo ele há uns dois anos desde que o emprestei, meu livro de contos do "Poe" já nem se sabe mais onde está, algo confirmado pela própria pessoa que me pediu emprestado, e meu ACEDE está com uma melhor amiga, mas decidi deixar com ela, afinal nem curti tanto. Depois disso, só empresto pra uma menina que sempre lê e me devolve.


    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
  17. Olha esse negócio de emprestar não é um bom negócio não
    pois infelizmente nunca vem do jeito que foi
    e normalmente as pessoas nem se disponibilizam a arcar com os danos causados

    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  18. Olha achei super interessante a sua postagem, porque eu tenho pavor de emprestar os meus livros apesar de só deixar os meus pais ler. Mesmo assim eu tenho um xodó e peço para eles tomarem cuidado quando estiverem lendo. Mas tipo, esses dias mesmo, um conhecido me pediu um dos meus livros emprestados e eu tive que inventar uma desculpa dizendo que eu sorteava os livros que li e que não estava mais comigo, porque eu sinceramente não empresto mesmo. Tenho ciúmes e também morro de medo de voltar irreconhecivel. A gente nem conhece a pessoa direito né? Emprestar como? Então eu prefiro não emprestar, apesar de que só mando para minhas colaboradoras resenhas um e outro. Mas não todos. Tenho pavor e tem que ser pessoa de muita confiança mesmooooo !!! hehehehehe


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-temporada-de-segredos.html

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila,
    É triste, mas já emprestei livro novo que voltou amassado, molhado e rasgado e, o pior, já emprestei e a pessoa não me devolveu até hoje, isso foi em 2010 e até hoje...nada :(
    No entanto, continuo emprestando, pois ainda tenho o probleminha em dizer não. O que tento fazer, quando não quero emprestar, é inventar uma desculpa. Tento só emprestar para as pessoas que sei que cuidam! ;)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Sua postagem ficou super legal. Eu empresto livros para pessoas de minha confiança, que sei que ama tanto os livros quanto eu. Mas já emprestei para pessoas que não devolveram e também já tive meus livros devolvidos detonados. Por isso quando vou emprestar já aviso, estragou vai comprar um novo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Oie Camila =)

    Só empresto meus livros para pessoas que sei que vão cuidar, senão nem pensar rs...
    Adorei o post!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  22. Olá Camila!!!
    Tema polêmico esse hein?
    Mas olha eu só empresto para amigos muito próximos, que eu sei onde mora e posso ir lá pegar kkkkkkk e que tipo eu tenha a liberdade de cobrar e reclamar sem reservas. Já me decepcionei algumas vezes e aprendi a lição de pra quem eu devo emprestar ou não.
    bjs e parabéns pela resenha!!!!!

    ResponderExcluir



Topo