[BookTour] Sem Limites - Lya Gallavote

em 24 abril 2015


Olá gente, tudo bem?

Como eu já havia dito antes, estou participando de dois book tour organizados pela Ana do blog Livros de Elite. Os dois livros são da autora Lya Gallavote, o primeiro eu já resenhei -clica e confira a resenha.
Hoje venho postar a resenha do segundo livro que recebi, Sem Limites.
Confiram!

Título: Sem Limites
Autor(a): Lya Gallavote
Ano: 2013
Páginas: 423
Editora: Amazon.com

Sinopse
Este romance conta a história de Lucas Carvalho, um jovem simples que aos 15 anos, consegue uma Bolsa de estudos em um Colégio importante de São Paulo. Seu objetivo é aproveitar o ensino médio e se preparar para o vestibular em uma Universidade Pública. Sua maior intenção é mudar a situação de sua família. A mãe é faxineira em um laboratório e o pai é garçom e dependente químico. Sua mãe acredita que Lucas, após se graduar, conseguirá um bom emprego e ajudará seu pai em sua reabilitação.
Porém, em seu primeiro dia de aula, não tinha ideia do que lhe aguardava, exceto pelo tapa na cara que recebeu. Marcelo, o agressor, é ambicioso, arrogante e prepotente. Ele só quer que Lucas desista do colégio e saia de seu caminho. As agressões vão aumentando de proporção, conforme Lucas persiste em se aproxima de Renata, a garota mais incrível que conheceu na vida.
É justamente no aniversário dela, que Marcelo tem a chance de mostrar a que ponto é capaz de atingir Lucas, porém acaba indo além dos limites.
Diferente de um final trágico sobre bullying, essa história atinge outra expectativa.
Uma comovente história que aborda um tema povoado nas escolas em geral, mas que muitas vezes fica camuflado e obscuro. Com um texto sincero e a capacidade de emocionar, Sem Limites mostra acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para continuar com seus planos quando tudo parece perdido.


Resenha

Lucas é um adolescente de 15 anos de idade, que tem como sonho se formar em engenharia mecânica. Ele vem de uma família humilde que no momento está muito abalada por conta da morte de seu tio, fato que contribuiu com o envolvimento de seu pai no mundo das drogas.
Após muito esforço, ele consegue uma bolsa de estudo num colégio muito importante da sua região. Educação de boa qualidade, essa era a oportunidade que ele tanto queria para ajudar a mudar a situação crítica de sua família.
Porém, a escola, lugar que ele tanto ansiava frequentar, acaba tornando-se um dos cenários de seu pior pesadelo.

"Ele nunca pensou que a escola pudesse ser tão perigosa...Até aquele dia!" 


Mães mandam os seus filhos á escola para terem uma boa educação porém, mais vezes do que realmente gostamos de admitir, a escola torna-se o principal local da prática de bullying. Tanto por conta da situação financeira, da aparência física ou qualquer que seja o motivo para o agressor achar suficiente para atormentar uma vítima. E Marcelo é desse tipo que qualquer pequeno detalhe incômodo, para ele, é motivo de agressão.
Em seu primeiro dia de aula na nova escola, Lucas é recebido por nada mais nada menos que um tapa (ou murro) na cara! Por conta de um tropeção na mochila de Lucas, Marcelo torna-se o seu pior pesadelo.
Essa é uma situção onde o bullying vai além dos muros da escola...


Muitas vezes, durante uma cena de agressão, eu me peguei pensando “cara, reage!”. Lucas ficava lá, sendo agredido e não fazia nada! Isso me irritava, frustrava e me fazia sentir raiva. Mas será que reagir a uma agressão com outra agressão, é a melhor forma de acabar com o bullying? Claro que não. A violência nunca é resposta para nada.
Lucas deveria ter feito o que é mais aconselhável em situações como essa. Ele deveria ter denunciado. Bullying é crime! E antes que essa prática tome proporções irreverssíveis, o agressor deve ser detido.
A autora soube mostrar, através do Lucas, todos os medos que uma vítima real sente ao sofrer bullying, e nos faz sentir tudo junto com ele.

"A que ponto havia chegado! Com medo da própria sombra. Com medo de sair de um banheiro público. [...] Será que agiria assim como este, fugindo pelo resto da vida, com medo de encarar Marcelo?" (p.98)

A Lya soube explorar os problemas mais comuns da nossa realidade de uma forma simples e admirável no enredo do livro.  Ela não aborda somente a questão do bullying, ela explora questões como o preconceito social, o envolvimento com drogas e até uma parte sobre alcoolismo também.

Além de todo o tema forte que é tratado no livro, há também um pouco de romance. Renata é a garota que ajuda Lucas no primeiro dia de aula após ele ser esbofeteado, e apartir dai nasce uma amizade que aos poucos vai se transformando em algo maior. E claro que Marcelo tenta interferir nisso também.

"- Se você der qualquer motivo para eu me irritar novamente, acabo com você. E mais uma coisa: se afasta da Renata, senão eu acabo com sua raça de pobre, entendeu?" (p.92)

A escrita é  fluida e bem gostosa de acompanhar, fato que contribuiu com a rapidez da minha leitura. Conclui a leitura em dois dias!
Logo que peguei o livro pensei: "nossa, vou encarar um livro e tanto!". Mas, assim que abri notei que a grossura dele é por conta da diagramação, pois o texto é centralizado e com um bom espaçamento das laterais.
Como essa edição não é a definitiva, acredito que a próxima terá uma melhor diagramação que provavelmente diminua sua grossura, o que é mais recomendado. Fora isso, a leitura foi muito prazerosa.




Um livro que mostra que mesmo quando estamos no nosso limite, podemos ultrapassá-los, superá-los e seguir em frente com nossos sonhos. Que mostra os valores da família, da amizade e do amor.
Acredito que todos devem lê-lo, independente da idade, e tirar uma boa conclusão de tudo isso.


 Agradeço á Ana e Lya pela oportunidade de participar desse book tour. Espero que não seja o último e que venham outros pela frente. Adorei conhecer esses dois ótimos livros e, principalmente, a escrita da Lya!

Beijos

19 comentários:

  1. Oi Eliana!!!!

    Muito obrigada pela resenha linda e pelo carinho com o BT!

    Bjo bjo^^
    www.livrosdeelite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eliana! Tudo bem?

    Puxa, que livro interessante!
    sua resenha me instigou em querer lê-lo!
    Vou procurar e após ler irei comentar sobre ele no 'Irmãos Livreiros"! :)

    PS"Adorei a capa!

    Visite-nos:
    Irmãos Livreiros

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Pela resenha e sinopse o livro parece ser legal e ainda trata sobre um assunto delicado que é o Bulling algo muito sério. Pelo jeito a escrita da autora é bem envolvente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eliana.
    Já conhecia a obra da Lya e sentia um enorme interesse o que só veio a aumentar com sua resenha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, e mesmo depois da sua resenha e dos elogios ainda não estou com vontade de ler. Essa coisa de "menino certinho que quer uma vida melhor pra família" e bullying não é muito pra mim...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eliana!

    Primeiro de tudo: quando vi o nome da autora pensei em se tratar de um livro estrangeiro! Que nome mais chique, gente! hahahaha Depois que li a sinopse que percebi que não era!

    Eu tenho um certo problema com livros desse tipo! Eu sofri muito bullying quando era criança e, querendo ou não, aquilo me marcou em certos aspectos! Me dá muita aflição ler livros assim! =/

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, Eliana! Tudo bem? Eu gosto de livros nesse estilo que tratem sobre o Bullying. Esse é um tema que é recorrente na vida de muitos adolescentes então é legal que façam muitos livros abordando ele. Adorei a resenha, você me deixou bem curioso para ler o livro! =)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliana, tudo bem?
    Obrigada por sua visita lá no Doces Letras.
    Eu não conheço a autora e também não conhecia o livro. Apesar de não fazer muito o estilo que gosto de ler, achei a premissa do livro interessante, ainda mais que aborda um tema bem forte e triste.
    Ótima resenha. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Eliana! Tudo joia?
    Eu já li esse livro e nossas opiniões são praticamente as mesmas. Principalmente em ficar pensando no "cara, reage"! kkkkk
    Mas enfim, é um tema muito forte e autora soube criar uma história incrível e triste.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. oi Eliana!
    Noossa! Não conhecia esse livro! E pelo jeito, vou adorar \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia esse livro. Eu tenho uma raiva de histórias quando acontece agressões e as pessoas não fazem nada. Dá vontade de entrar na história hehe. Se der vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, ainda não li, mas fiquei ansiosa para ler..
    beijão
    Um Mundo Em Duas

    ResponderExcluir
  13. Oi Lia,
    Fiquei curioso, é um tema que está sendo tratado em vários livros ultimamente. Gostei muito da sua resenha, parece ser um bom livro.
    Abraço!
    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Eliana!!
    Ainda não conhecia o livro, mas o tema bullying sempre mexe comigo. É triste pensar as situações que jovens passam dentro da escola, onde deveria ser o lugar de aprendizado e amadurecimento.... Acho que o ensinamento deve começar em casa, assim como a formação do caráter. Os pais devem ficar mais atentos às atitudes de seus filhos, desde a infância, para que não haja problemas no futuro.
    Parabéns pela leitura e resenha :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que a obra não faz muito meu estilo de leitura, por isso não me despertou muita curiosidade.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Eu não conhecia o livro e ultimamente tô vendo muitas obras com a tematica bulling e acho que é um tema interessante que precisa ser bem abordado. Fico feliz que tenha curtido a leitura e espero que a diagramação fique melhor na proxima edição :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!!

    Eu não conhecia o livro e ultimamente tô vendo muitas obras com a tematica bulling e acho que é um tema interessante que precisa ser bem abordado. Fico feliz que tenha curtido a leitura e espero que a diagramação fique melhor na proxima edição :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei o jeito que você fez a sua resenha, descreve o produto perfeitamente que da vontade de sair na hora e comprar para ler. Adorei o seu blog, muito fofo *0*
    Beijus
    Visite e Siga||♥Universo Paralelo♥

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e nem a autora, gostei do tema do livro e a superação de limites!

    ResponderExcluir



Topo