[Book Tour] Resenha: Antes de te conhecer - Lya Gallavote

em 06 janeiro 2015


Olá gente, tudo bem?

Primeira resenha do ano será de um dos Book Tours que estou participando, organizado pela Ana Paula do blog Livros de Elite. O livro é "Antes de te conhecer" da Lya Gallavote.


Sinopse
Aos 21 anos, Carol Gouveia é uma milionária da alta sociedade de São Paulo, que está cansada de ser manipulada por sua mãe autoritária, ditando sempre todas as regras. Tudo chega ao seu limite, quando se vê obrigada a ficar noiva de um rapaz que mal conhece.
É quando resolve sair de casa em busca de uma vida nova, para realizar o desejo de ser livre e feliz. Deixa apenas um bilhete e parte para trabalhar como camareira em um navio pela costa brasileira.
Dois meses a bordo, ela consegue a maior oportunidade de sua vida. Uma das dançarinas sofre um acidente no palco e, sem saber que esse novo emprego poderá lhe trazer os problemas do passado à tona, aceita substituí-la, já que é bailarina profissional há dez anos – a sua maior paixão.
Arthur é um rapaz inteligente, órfão e está concluindo o curso de Farmácia em uma Universidade Pública de São Paulo. Ele ganha uma passagem para essa mesma semana no cruzeiro e embarca na companhia de seu melhor amigo, com apenas um objetivo: se divertir com as garotas a bordo sem se preocupar com nada.
Mas, ele não esperava que um encontro surpreendente com Carol pudesse mudar todos os seus planos, dando um novo rumo às suas vidas.
Uma inusitada história de amor e família, Antes de te conhecer mostra acima de tudo como as escolhas são importantes, sem deixar de lado as emoções de um grande final feliz.



Resenha

"Um encontro inesperado.
Uma mudança para sempre."

Imagine-se sendo uma pessoa milionária. Agora imagine que de repende você decidi abandonar todo o luxo que conheceu a sua vida inteira, para viver como camareira em um návio. Loucura, não é mesmo? Não, para a Carol. Para ela isso é liberdade. Liberdade de fazer suas próprias escolhas, de conseguir suas conquista de forma independente e ser feliz.

Carol sentia-se sufocada com o autoritarismo da mãe e, a gota d'água foi um noivado arranjado para ela. Decidida a conquistar sua independência e realizar seu sonho - abrir um estúdio de dança-, ela embarca em um návio para trabalhar como camareira, deixando somente um bilhete para trás. Porém, ela não estava preparada para conhecer Arthur - um jovem simples, estudante de Farmácia, que ganhou uma passagem para esse mesmo cruzeiro -, tampouco as emoções que essa viagem pela costa brasileira lhe reservava.

"- Eu li em uma revista que grande parte dos romances começam com uma coincidência. Vai saber se não foi o destino que fez você analisar o seu futuro marido como ele veio ao mundo?!" (p.23)

O romance tem aquele toque de proibido. Depois de conhecer Arthur e sentir-se atraida por ele, Carol consegue uma grande oportunidade de trabalhar como dançarina no navio - algo que realmente ama -, porém é estritamente proibido relacionamentos entre empregados e turistas.
Com isso vemos um impasse entre carreira e relacionamento, envolvidos por intrigas, invejas e armações. Tudo na dose certa.

Dançar é a paixão de Carol, da para perceber a intensidade e toda a dedicação que ela coloca nisso, porém nessas cenas não senti tanta emoção como desejava. Se a autora citasse alguma música ou até mesmo o ritmo como referência em todas as cenas, talvez eu me sentisse mais introduzida no momento, sentisse a emoção junto com a protagonista. Tratando-se de dança no enredo, referência de músicas são sempre bem-vindas.  Uma playlist seria uma ótima dica para incrementar a história.

"Naquele momento, Carol torna-se a dançarina. [...] Era capaz de dançar da melhor maneira que sabia e assim o fez. Fazia dois meses que não dançava e a ânsia de movimentar todos os músculos pulsava em seu sangue. Ela fecha os olhos, relaxa e se entrega ás sensações do momento, deixando o seu par lhe conduzir pelo deque dois." (p.49)

A narração é em terceira pessoa, focando principalmente em Carol e Arthur e, intercalando com perspectivas de outros personagens quando necessário. Deu super certo e nos proporciona uma visão ampla de todo o enredo. Os personagens são bem desenvolvido e, principalmente reais. Teem defeitos, cometem erros, tomam decisões erradas e precipitadas e, nos conquistam.

"Antes de te conhecer" é um livro que trata de independência, de tomar suas próprias decisões e aceitar as consequências. É para ser lido em uma tarde, sem compromisso, para se divertir e se apaixonar com romance, os personagens, a ambientação e a ótima escrita da Lya Gallavote.

Fica ai, uma ótima dica para leitura nesse clima de férias. Nada melhor do que se aventurar nessa viagem que contém um pouquinho de Salvador, Rio de Janeiro e Santos.

Beijos e até mais!!


15 comentários:

  1. Geeeente, a personagem principal tem meu nomeee *o*. Super me identifiquei com ela, só que não no caso de ser milionária, porque né... Hahaha
    Adorei a história, é bom ler um romance leve naqueles dias em que vamos a praia tomar um solzinho... Adorei a resenha e sua escrita está cada vez mais melhorada!
    Ah, também não posso deixar de elogiar as novidades do blog! Esse novo layout está LINDO! Parabéns e sucesso! Beijos
    Rabiscos & Cenas

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana!!!!

    Obrigada pela resenha linda e pelo carinho com o BT!

    Bjo^^

    www.livrosdeelite.blogspot.com - Livros de Elite

    ResponderExcluir
  3. História bem interessante, mas não seu se eu me daria muito bem com esse. Não curto muito romance, mas sempre dou uma chance :)
    Adorei a resenha!

    BLOG LITERANDO >> http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica. Ultimamente eu estou para livros assim. Parece ser bem legal, estou realmente muito curiosa!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Participar de book tour é até bom, mas organizar dá um mega trabalho, nossa.
    Adorei a resenha e com certeza leria o livro. Adorei mais ainda pelo fato de os personagens serem bem construídos e a narrativa intercalar as ideias de ambos personagens

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eliana! Tudo bem? Achei a sinopse do livro bem interessante e a capa bem bonita! Adorei a resenha! :)

    PS: Te convidei (em um post lá no meu blog) para fazer um balanço literário!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e adorei essa capa... Fiquei curiosa para ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Em primeiro lugar, adorei o novo design e layout do blog, estão muito fofos!
    Quanto ao livro, só a capa já chama atenção né? E o fato de ser na terceira pessoa já me conquista, já que a maior parte dos livros de romance, hoje em dia, são narrados em primeira pessoa.
    Super beijos <3

    http://livros-cores.blogspot.com.br/2015/01/resenha-tentacao-sylvia-day.html

    ResponderExcluir
  9. Gostei da dica Eliana. Não conhecia o livro, mas pelo seu enredo parece ser ótimo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii Eli, tudo bem???? Não conhecia o livro, mas dessa vez não me interessei muito muito pela obra. Sei lá, alguma coisa não me conquistou sabe? Vai entender, kkkk
    Mas que bom que foi uma leitura agradável para você =D
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Eliana,
    Nossa que resenha apaixonante *-*
    Não conhecia esse livro, mas me apaixonei. Estou com muita vontade de ler, já adicionei a meus desejados, espero que esse livro saia pela Cultura para eu comprar sua versão em ebook.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus do Céu que livro é esse?
    Eu preciso desse livro agora, lindo lindo
    Ameiiiiiiii

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. E aí, tudo bem??
    Meu Deus, que mudança radical, abandonar todos os luxos para ser camareira!?
    Esse não é o meu tipo favorito de livro, porque para mim é meio surreal alguém abandonar sua boa vida assim rsrs e também porque não curto muito romances... Mas ainda assim adorei a resenha, parabéns!!
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Então Lia.. A Lya parece ter uma escrita bem envolvente hahaha
    Adorei essa sinopse. Quero ler esse livro!
    Mew! Mudança radical mesmo.
    Parece que dá pra tirar várias conclusões interessantes sobre a temática :)

    Beijos
    ​​​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage

    >>Está rolando o #DPL2015:​ ​​​Desafio Power Literário Vai ficar de fora?

    >>​​​Já viu a ​​​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios!

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha e também da capa, parece ser uma historia bacana.

    ResponderExcluir



Topo