Resenha: Anjo Mecânico - As Peças Infernais #1

em 12 dezembro 2014




 Sinopse
Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Clare. Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado pelas forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.


Resenha

Anjo Mecânico é o primeiro livro da série As Peças Infernais, segunda série que envolve o mundo dos caçadores de sombras, da autora que eu adoro: Cassandra Clare.
Há quem diga que não gostou da série Os Instrumentos Mortais, mas posso dizer que a autora evoluiu e se superou nessa série! Quem gostou d'Os Instrumentos Mortais, vai adorar As Peças Infernais!

A nossa protagonista é a Tessa Gray, uma adolescente americana, que após perder a tia que a criara, vai para Londres atrás do seu irmão Nataniel - seu único parente vivo-. Na esperança de recomeçar uma nova vida ao lado dele, que há muito tempo mudou-se para Londres em busca de emprego.
Ao chegar em seu destino, porém, ela é recebida por duas senhoras desconhecidas - as irmãs Black - que passam de "simpáticas" e supostamente "recomendadas" por seu irmão, á sequestradoras que querem um poder que ela sequer sonhava possuir.



Ameaçada e temendo pela vida de Nate , ela se submete aos treinamentos - torturas - das Irmãs Sombrias, e descobre que seu poder sobrenatural é o de transforma-se em outras pessoas, somente pelo toque de um objeto pessoal, podendo também acessar seus pensamentos e memórias.
O principal interessado nisso tudo? O Magistrado. Uma figura temida, misteriosa e poderosa que tem interesses particulares por Tessa.

"Você é Eidolon, Theresa Gray. Transformadora. Mas nada disso me parece familiar. Não há marca de demônio em você."(p.52)

O enredo de época criado pela autora dá um toque á mais na história. Toda trama se passa em 1878, ambientada em uma Londres vitoriana, com um ar sombrio que envolve toda  série.
Como já havia dito, As Peças Infernais superou Os Instrumentos Mortais - os diálogos, personagens, desenvolvimento da trama-, é impossível para quem já leu, não comparar as duas séries.

Os personagens são muito bem construidos e carísmáticos, principalmente a protagonista. Sim, a Tessa é mais interessante que a Clary. É curiosa, corajosa, determinada, apaixonada por livros ♥ e me conquistou.
Os outros personagens também são maravilhosos. Os caçadores de sombras: Will Herondale, com uma personalidade que se assimila um poucos ao Jace; sarcástico, misterioso, arrogante e com um muro ao redor de sí. Porém, descobrimos que há um grande motivo para todas as reservas de Will, é claro. MAS, temos o James Carstairs também; paciente, doce, com um coração enorme e simplesmente apaixonante! Já perceberam que há indício de um triângulo amoroso ai, né? (é claro que haveria de ter).

Obviamente não há somente os caçadores de sombras, não posso esquecer das criaturas do submundo; vampiros; lobisomens; fadas; feiticeiras; bruxos - o Magnus Bane, um dos meus personagens favoritos e claramente, excencial na série. E como o título sugere - Anjo Macânico-, temos uma pontinha de steampunk, há um exército de criaturas mecânicas surgindo ai.

A diagramação está ótima, exceto por alguma letras falhadas do meu exemplar que não atrapalharam muito a leitura, está tudo perfeito. A capa é simplesmente linda, todas as três são, na verdade. E no início de cada capítulo há uma citação de algum livro referente a época em que a trama se desenvolve. Além, de várias outras citações de poemas aparecerem entre os diálogos de Will e Tessa.

"Amor, esperança, medo, fé - isso faz a humanidade; Esses são seu sinal, registro e caráter."
- Robert Browning, "Paracelsus" (cap.3)

Recomendo muito Anjo Mecânico. O livro é intenso,  movido por mistérios, bem escrito e com um epílogo que nos deixa querendo mais, muito mais!



22 comentários:

  1. Oi Lia!
    Eu tenho o box d'Os Instrumuentos Mortais... Comecei a ler, mas não estava me agradando muito.
    Acabei dando um tempo e pretendo continuar em uma outra oportunidade. Mas eu leria Os Instrumentos Mortais antes d'As Peças Infernais.

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Então quer dizer que a Cassandra Clare se superou na hora de escrever "As Peças Infernais"? Pelo anjo! Isso é possível? Haha. Só li OIM e amei, nem preciso dizer que quero ler API, né?
    Sério que esse livro tem uma pontinha de steampunk? Ahhhh, eu amo esse gênero!
    Adorei sua resenha, minha empolgação e curiosidade para ler só aumentaram!!!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha muito boa como sempre! Já ouvi falar dessa série, mas eu sou muito fujona de série [ainda mais agora com GOT pra ler *o*]. Mesmo assim despertou uma vontade imensa de ler esses livros, mas acho que vou começar com "As Peças Infernais"...
    Adorei a resenha, beijos
    Rabiscos & Cenas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pois é... ainda não li nada da autora. Queria ler, mas falta o tempo e o livro! Espero ler logo, acho que vou gostar muito.
    Beijo!
    BLOG LITERANDO >> http://blogliterando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu ainda não tive oportunidade de ler os meus livros de séries que na verdade são muitos por conta de vários livros avulsos que ainda tenho que ler, mas eu espero ler logo, porque tenho todos da Cassandra Clare e espero gostar bastante de suas histórias. Por esses dias parece até que vai estrear no telecine o filme CIDADE DOS OSSOS. Gostei do filme, mas eu sinceramente entendi pouco da história. Espero que o livro seja muito melhor.

    Outra coisa, adorei saber sobre seu ponto de vista do livro, porque olha eu tinha receio de ser gêneros de terror sabe? Eu não gosto. Mas eu acho que a Cassandra só dá um lado mais sombrio para suas histórias e isso para mim já basta. Agora terror mesmo, eu nao leio não hahahahaha

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Só pra avisar tá? A minha colunista nova fez sua postagem de estreia hoje. Venha dar uma olhadinha pra dar uma força pra ela =] Ficaria feliz com sua presença viu? Eu nunca peço porque eu acho chato ficar pedindo, mas dessa vez por motivo especial mesmo.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga passando aqui pra te convidar a vim ver minha nova resenha, mas olha, quando for atualizar o seu cantinho pode me chamar que passarei aqui para retribuir viu? Até porque a maioria dos blogs que estou passando ainda não atualizaram seus blogs. Espero que eu possa ver sua proxima novidade. Se cuida e fica com Deus =]]

      Excluir
  6. Oi, Eliana! Nossa, sua resenha ficou perfeita! Tenho muita vontade de ler essa trilogia da Cassandra, pois quero conhecer mais a fundo sobre esses personagens tão falados nos livros de "Os Instrumentos Mortais"! Por já ter lido toda a série da Clary, acabei descobrindo os futuros de alguns personagens de "As Peças Infernais", mas mesmo assim quero ler a trilogia! Espero fazer isso logo! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Eli.
    Nossa, não li ainda esse livro.
    Me interessei bastante, pela sua resenha, parece ser um bom livro.
    Vou procura - lo.
    Beijos

    http://leituradelua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii Eli, tudo bem? Nunca li nada da autora. :(
    Gosto bastante do gênero, mas com tantas leituras para fazer, nunca pude procurar mais pelos livros.
    É bom saber que a autora evolui né ? A gente vai aprendendo, kkkkkk
    Beijos, beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Eliana!
    Legal sua resenha. Me deixou curioso pela obra.
    Conheço apenas Cidade dos Ossos e em filme, rsrs. Mas, planejo ler a primeira série por completo e, posteriormente, está.

    Beijo.
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.
    http://literamusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, parabens pela resenha. Sou louco para ler essa trilogia, pois me apaixonei pela mundo dos caçadores de sombras em Os instrumentos mortais. Vejo muito gente dizendo que prefere esta trilogia, então preciso ler para saber qual a minha preferida ^^
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  11. Ainda estou para encontrar a genialidade da Cassandra Clare, não tenho tanta empolgação pela saga Instrumentos Mortais. Talvez dê uma chance a essa!
    Beijos Eliana!
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não li ainda nenhum livro de Cassandra, Eli. Marcos já leu, na verdade ele está lendo a série, mas não é essa.
    Gostei de conhecer e fiquei curiosa para acompanhar essa série. A capa é realmente perfeita

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler, mas preciso terminar primeiro a série dos Instrumentos Mortais.
    Já tenho todos, mas só li 3 ainda.
    Costumo não ler todos os livros de uma série de uma vez para não acabar logo, hehe.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Eu li apenas o primeiro livro da série IM e foi mais ou menos, muita informação que eu não consigui assimilar o que me deixou bem desanimada. Mas eu pretendo voltar a ler esses livros, incluindo Peças infernais. Já tenho as coleções quase completas, falta só um tempo mesmo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Quero ler As Peças Infernais depois que eu conseguir ler todos os livros d'Os Instrumentos Mortais. A cada resenha que leio fico mais curioso, e com esta não foi diferente.
    Abraço!!

    http://blogpaginando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Eliana,
    Já li tantos comentários positivos sobre essa trilogia que fiquei com vontade de ler. Só não sei se vou gostar do enredo...
    Obrigada pela dica e ótima resenha :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Poxa, parece ser um ótimo livro, só não sei se eu leria...Boa resenha ;) Muitos beijinhos e o seu blog é um amor ♥
    Ficaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Curti muito a resenha, já ouvi falar muito bem dessa trilogia, quem sabe não entra para minha lista de leituras de 2015? Beijo!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  19. Essa série é maravilhosa! Tão boa quanto Instrumentos Mortais, nos deixa sempre ansiosos pra saber a continuação. E o mais legal é saber que eles tem ligação com os personagens da outra série *-* lê os próximos volumes, vai melhorando cada vez mais!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Coração Artificial", vem conferir!

    ResponderExcluir
  20. Olá Eliana!
    Eu li esse livro há um bom tempinho e digo que ainda prefiro Os Instrumentos Mortais. Me senti muito mais próxima dos personagens do que em As Peças Infernais. Claro que tenho a intenção de ler o restante dos livros dessa série, mas ainda não chegou minha empolgação. Sua resenha, como sempre, está perfeita e muito bem escrita!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oiee, tudo bem?

    Já me falaram que essa é a melhor série dela. Eu só tenho a série dos Instrumentos Mortais... vamos ver o que vou achar da escrita da tia Cassandra Clare =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir



Topo