[Semana Ocultos] 3° Dia - Entrevista com Vanessa Araujo

em 05 novembro 2014


Olá gente, tudo bem?

Dando continuidade á Semana Ocultos. Hoje teremos uma entrevista com a nossa diva, Vanessa Araujo.
Vamos conferir o que ela nos revelou!




A entrevista foi feita por Juliana do blog Tão Bom Quanto Pizza.

Entrevista

1. Conte- nos um pouco sobre você e quando decidiu ser escritora?

Sempre gostei de ler. Desde a infância, perguntava-me como era possível colocar um mundo inteiro em palavras, em páginas... Porém, jamais imaginei que construiria um enredo digno de estampar uma publicação. O desejo existia, mas a coragem não. Enfim, depois de muitas aventuras – porque, convenhamos, eu não podia fazer da minha vida um simples clichê kkkkkk... –, terminei uma leitura e pensei: Por que não tentar? Bem, eu me arrisquei e acho que consegui...

2. Como surgiu a ideia de escrever a série Eclipse Sagrado?

Olhei as pessoas ao meu redor, meus familiares e amigos. Analisei-os minuciosamente... E sorri. Eram simples, porém, perfeitos. Controverso, eu sei... No entanto, decidi homenageá-los. E como já tinha um projeto em mente sobre escrever algo com um toque da cultura wicca, juntei o útil ao agradável e a série surgiu. Inventei novos personagens, aprimorei a ideia e eclipsei a ficção com a realidade. Por tal motivo, a série é extremamente especial para mim.

3. Você nos apresenta personagens totalmente envolventes, como foi o processo de criação. Qual foi o primeiro personagem a surgir? Existe um preferido, qual?

Bem, apesar de ter uma vaga ideia de como seria o começo, o meio e o fim de toda a série, bem como o tema que se assentaria na mesma, eu precisava de um chute inicial. Eu trabalhava mentalmente no enredo enquanto aguardava o Juninho (meu filho) sair de sua consulta com a psicóloga. E, quando o vi com seu sorriso tímido e seus olhinhos inocentes, pensei: É isso! É com ele que terei o ápice da trama... Foi assim que surgiu o “Alec”, foi dessa forma que todo o enredo começou a girar. Então, obviamente, o personagem Alec é o meu preferido. Porém, confesso, amo o Sidhe, esse extraordinário deus sombrio.

4. Você conseguiu nos apresentar de uma maneira sutil alguns ensinamentos Wiccanos e, assim, usando termos/expressões dessa doutrina. Você pretende publicar, mesmo que seja nas suas redes sociais algo como um glossário para maior compreensão dos leitores?

Na última semana, postei algumas curiosidades sobre o paganismo no blog da série. Porém, adotando a ideia da J. R. Ward – no caso, da saga Irmandade da Adaga Negra –, decidi fazer um volume especial de Eclipse Sagrado, algo parecido com um “guia oficial da série”, contendo contos e entrevistas de alguns personagens. Vamos ver se o projeto vai vingar, pois ainda estou sondando os leitores, buscando suas opiniões sobre o assunto.

5. Cada personagem possui uma música para acompanhar sua trajetória, como foi esse processo de evolução? Cite 3 – Personagens/ música. 

As músicas sempre me ajudaram a compor minhas cenas. Aliás, não consigo escrever sem uma canção ressoando em meus ouvidos. E, sem querer, encontrei a música certa para cada personagem. O Alec, por exemplo, ganhou como tema a “Hunt You Down” – Saliva –, um som cuja letra tem tudo a ver com a coragem do personagem. Já o poderoso rei Lucas Garner recebeu “Animal I Have Become” – Three Days Grace – em sua trilha sonora, pois sua história se adéqua perfeitamente ao enredo da música. No caso da Saphira, não haveria canção melhor que “Here comes Trouble” – Honnor Society – para representá-la ;)

Alec- Dante Hunt You Down - Saliva

Garner - Animal I Have Become - Three Days Grace

Shapira - Here comes Trouble – Honnor Society 


6. Como surgiu Mystikal e por que essa ideia de “mundo paralelo”?

Gosto da interação de humanos com criaturas sobrenaturais. Porém, eu precisava de algo que justificasse a presença dos meus personagens na Terra. Sem contar o fato de adequar tudo isso ao que já havia criado sobre a origem dos deuses e de seus descendentes – fato que é explicado no segundo volume da série. – Então, criar Mystikal foi a solução mais plausível para equilibrar o enredo, um mundo oculto pela magia divina e livre das agressões humanas.

7. O que se pode esperar dos próximos volumes da série Eclipse Sagrado? Existe uma previsão de lançamento do segundo livro?

Tentei encaixar os títulos com os enredos de cada volume. Sendo assim, Ocultos, como o próprio nome sugere, deixa muitas pontas soltas, muitos mistérios sem solução. O segundo livro, Revelados, expõe a origem dos deuses e toda a formação de Mystikal, bem como o segredo das pedras mágicas recolhidas por Kendra em suas missões. Porém, todo o enigma do hospício só é desvendado no terceiro, que recebeu o nome de “Insanos”. Completando a série, o quarto livro se chama “Destinados”.

8. Como é trabalhar como escritora independente?

Assim como em qualquer empreitada, publicar de forma independente tem seus prós e contras. O lado bom é manter as rédeas da situação, ter o poder de aprovar ou desaprovar qualquer resultado. O ruim é o trabalho dobrado na divulgação e em todos os trâmites que envolvem registro, produção e confecção da obra. No fim das contas, uma e outra opção nos trazem feedbacks emocionantes. Não sou contra selos editoriais, que isso fique claro. O fato é que ainda não encontrei um contrato que me agradasse.

9. Por favor, deixe um recado para os leitores do TBQP que irão ler seu livro?

Eu tinha desistido de escrever, não queria mais saber do mundo literário e me prendi na vida real, nos meus problemas diários... E foi diante de um grande problema que me deparei com a ideia da série que, pelo que vejo, é a melhor de todas que já criei. Então, por maior que sejam as adversidades – e vou parecer um tanto clichê agora –, não desista. Talvez o momento não fosse o ideal... Talvez, diante das quedas, o pranto seja maior que a coragem. Seja qual for o tormento, batalhe pelo que acredita, pois essa é a mensagem maior que passo na série Eclipse Sagrado.

10. Rapidinha:

1 música:  Fire and Ice – Within Temptation
1 Livro de cabeceira:  Entre o Céu e o Inferno – Simone Pesci
1 Citação:  “Foi quando me perdi que realmente me encontrei” – Liberos Ignis, Vanessa Araujo.
1 Sonho:  Alcançar o maior número possível de leitores.
Encontre a autora (redes sociais). Facebook || Blog || Twitter


É isso, gente. Amanha teremos mais ^^
Beijos

16 comentários:

  1. Olá minha linda tudo bem?
    Estou passando aqui para ver mais uma vez se tinha postagem nova para que eu pudesse conferir, mas como ainda nao, gostaria depois que vc fosse me chamar viu? Passarei aqui com todo carinho do mundo para comentar.

    É que vim te chamar para ver a postagem do Li até a página 100 do livro que estou lendo
    e que é simplesmente incrivel. E o melhor de tudo NACIONAL em ?!! Passa lá pra dar sua opinião e assim que realmente atualizar o seu blog pode me chamar. EU INSISTO EM ?!! hehehehe

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Eli.
    Não a conhecida.
    Gostei muito de algumas respostas da entrevista.
    Beijoos

    http://leituradelua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Adoreeei a entrevista!!
    3DG é incrivel <3 <3 <3 adoro essa banda!
    Gostei das respostas! Geeente ela tinha desistido??? Que bom que voltou a escrever, acho que serve como escape pra muita gente né?

    Gostei bastante!
    Sucesso para ela <3
    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Eli!
    Aeeee... viva a semana Ocultos- Eclipse Sagrado. Muito obrigada por apoiar a idéia.
    Grande abraço.

    Ju.

    www.taobomquantopizza.com

    ResponderExcluir
  5. Ameiii a entrevista Lia, fiquei super interessada nesse livro, primeiro por abordar a cultura wicca, é uma cultura que acho interessante mas sei poucas coisas, então fiquei super a fim de saber mais um pouco. E segundo, pois estou vendo muitooos blogs falando dessa série! Então estou curiosa demais!
    A autora também é muito simpática, isso me fez querer ainda mais ler o livro!
    Beijos *-*
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eli, novamente venho te agradecer pelo carinho e atenção. Obrigada por ceder esse espaço no seu lindo blog para divulgar minha série, minha vida, minha trajetória nessa carreira preciosa. Espero um dia retribuir por cada esforço desprendido. Você é demais!!!
    Abraços! ♥
    http://vanessaaraujo.tk

    ResponderExcluir
  7. hello, eliana! eu achei incrível essa entrevista, essa autora, as respostas dela! e que ela alcance o maior número de leitores que puder! desejo a maior sorte a ela. eu também pendo em algum dia escrever, e só a primeira resposta dela já nos faz querer buscar essa coragem pra escrever! super diva ♥

    com admiração,
    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
  8. Hey Eliana, adorei a entrevista, principalmente as perguntas, foram muito bem feitas. E a escritora parece ser muito simpática.
    Parabéns flor, sucesso !!

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliana.
    Entrevistas com autores nos aproximam mais, adoro.
    Em relação a quarta pergunta, eu ainda não li o livro, mas um guia com mais detalhes complementa e traz mais informações, é válido, vai envolver mais ainda cada leitor nesse mundo de Eclipse Sagrado.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Que demais a entrevista! Muito fofa a autora! E adorei as escolhas de músicas dela, agora fiquei curiosa para conhecer os personagens. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi! Adorei a entrevista, gostei muito de conhecer esta autora e seu livro e fiquei curiosa para lê-lo. Gostei muito do recado final. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lia,
    Que demais, o melhor é saber que assim como eu as músicas a inspiram.
    A entrevista me motivou bastante :)

    Beijos
    ​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada dela, mas juro que me interessei! :D
    Beijos, Ana do dia <3

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Bem legal a entrevista. Não conhecia a autora ainda, vou dar uma olhada nos outros post dessa semana especial! =]

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Gostei da entrevista. Desejo muito sucesso a Vanessa e ao blog.

    Beijos

    Visite-nos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/a-maldicao-do-tigre.html

    Tem promoção no blog

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/concorra-um-exemplar-de-licao-de.html

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a entrevista. Não conhecia a autora e nem a obra,mas adorei... me identifiquei muito com ela. Ai...ansiosa para ler o livro e depois a continuação.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir



Topo