Resenha: A Irmandade das Olivias - O Diário da Sonhadora

em 15 novembro 2014


Olá gente, tudo bem?

Hoje trago a resenha do livro A Irmandade das Olivias - O diário da sonhadora, da autora Ana Carolina, parceira aqui do blog. (confiram a entrevista que fiz com ela aqui).



Sinopse

Trata-se do primeiro livro de uma trilogia. A cada 50 anos uma Olívia é escolhida para continuar a missão que Olívia Yale começou ainda no século XVI, lutar pelos sonhos dos outros. Mas a Olívia do século XXI não sabe muito bem como lidar com tanta responsabilidade. Sem contar que ela acabou de entrar para a faculdade, vai ter que começar a trabalhar e ainda tem Viktor. Esta jornada está apenas começando e no meio disso tudo Olívia vai precisar ter coragem, amadurecer e aprender que nem é sempre é bom confiar nos outros.






Resenha

O Diário da Sonhadora, é o primeiro volume da trilogia A Irmandade das Olivias. Esse primeiro livro é bastante introdutório. A autora nos apresenta os personagens, suas características, personalidades, a função de alguns, e nos explica um pouco sobre a Irmandade.

Olivia Leona Maycyde é uma jovem de 18 anos, estudiosa, sensata e um pouco mimada, diga-se de passagem, ela está terminando o Ensino Médio quando descobre que foi aprovada em Yale, para a sua grande felicidade.
Com a sua aprovação em Yale, vem o convite para ela e suas duas melhores amigas: Endy e Emma (cada qual com sua personalidade distinta e encantadora) para uma das festas da garota mais popular do colégio: Lydia. É nessa festa que ela "conhece" o Viktor, e se vê completa e instantâneamente atraída por ele.
Devo ressaltar que, esse foi um ponto do livro que me desagradou um pouco. Não senti aquela química de paixão á primeira vista entre o casal, foi algo muito corrido e não me convenceu. Fiquei com um "pé atrás" em relação a esse romance o livro inteiro.
E, o Viktor não me conquistou. Estava mais suscetiva ao romance Olivia-Caleb, que é um personagem que ganha mais destaque no final do livro e que acredito ser mais presente no segundo.

A Irmandade, só nos é apresentada e mais explorada do meio para o final do livro.  Onde, na festa de formatura, Olivia (nossa protagonista) encontra com uma senhora chamada Olivia Lenox, que á entrega um diário (O Diário da Sonhadora), alegando que ela é a escolhida para dar continuidade á missão que Olívia Yale, começou a séculos atrás. Ou seja, é um legado que vem passando de geração em geração, entre as Olivias.

"Ok, eu já estava ficando seriamente procupada com aquela senhora, tão simpática, mas louquinha! Bem louquinha.[...]
- Falo do seu destino, meu bem, o que vai acontecer com você a partir de agora, faz parte da ordem do universo!"(p.98)

Olivia vê o rumo da sua vida começar a mudar, a partir daí. Agora ela tem uma missão importantíssima:  Ajudar as pessoas, melhorar suas vidas, mostrar um novo caminho para a realização de seus sonhos. O quê, de certa forma torna-se satisfatório. Devolver o sorriso de algumas pessoas, compensa todo o "trabalho".
Uma jovem que se vê com uma grande responsabilidade nas mãos, o poder de mudar o destino das pessoas, porém qualquer minímo erro, o destino pode agir de forma drástica. 

O único ponto negativo do livro, foi a rapidez que a autora desenvolveu os acontecimentos. Algumas coisas não me convenceram. Por exemplo: com a mesma rapidez que Olivia Lenox aparece no enredo ela desaparece. E, o romance entre a Olivia e o Viktor, que eu já citei. Aconteceu tão rápido que eu não tive tempo de assimilar direito. Sem contar a personalidade dele, era tipo um principe compreensivo e muito fofo, só que era tudo tão excessivo que eu fiquei com medo (sério) e com um pé atrás, achando que a qualquer momento ele fosse virar um vilão!

"Ao contráio do coração, a razão gritava que Viktor era muito estranho; que sempre tivera a chance de falar comigo, mas, no entanto nunca o fez; pensava que esse "amor" podia ser algum tipo de obcessão[...]"(p.36)

Por ser um livro pequeno, ele tem a capacidade  de conter umas páginas á mais, sem tornar-se muito extenso. Isso, daria á autora a oportunidade para trabalhar algumas cenas, desenvolvê-las com calma (#dicadobem).

Exceto isso que citei acima, o livro é encantador. A narração é em primeira pessoa sob a perspectiva de Olívia e, a escrita da Ana Carolina é gostosa de acompanhar e bastante fluida, li o livro tão rápido, que quando cheguei na última página fiquei "cavando" a capa para ver se não aparecia algum epílogo ahuahuha.

A diagramação está boa, os capítulos são curtos, o que torna a leitura mais ágil. A capa resfere-se ao diário, achei essa idéia muito bacana. A revisão está ótima, não tinha nenhum erro notável. O tamanho da fonte usada é um pouco pequeno, mas nada que me incomodasse.

O final foi nesperado e me surpreendeu. Essa imprevisibilidade dele foi o ponto mais positivo do livro, acho que o segundo terá uma pegada um tanto que competitiva. Já estou ansiosa esperando a continuação que promete!

Enfim, O Diário da Sonhadora sendo o primeiro livro, cumpriu bem sua função, que é nos introduzir nesse mundo d'A Irmandade das Olivias, e nos preparar para as grandes surpresas que suponho, virá nos próximos livros.
Recomendo para quem adora enredos sobrenaturais com escrita leve e envolvente.

Beijos



26 comentários:

  1. Oi! Não conhecia este livro e pareceu bem interessante, o enredo me deixou curiosa. Com certeza fica melhor quando as cenas são desenvolvidas sem correria. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro super interessante apesar das críticas (construtivas) que você mencionou, Eli! Ainda assim gostaria de ler! *-*
    Adorei a resenha e que venham os próximos livros!
    Beijos
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    É uma pena que a autora tenha narrado alguns acontecimentos rápidos demais, quando isso acontece, uma história que tinha tudo pra ser boa fica meio sem graça!
    Adorei saber que os capítulos são curtos, amo isso!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eliana! Achei a capa do livro bem chamativa e bonita! A sinopse também chamou minha atenção e eu adorei sua resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! A capa é tão liiiiinda. Mas confesso que a história não me prendeu tanto.

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pela capa eu não iria ler, mas adorei a trama!
    Sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer o livro. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii,

    Eu não conhecia o livro! Achei linda a capa, os autores estão cada vez melhor.
    Gostei da resenha e de saber que a autora tem como objetivo, apresentar sua obra para os leitores. Creio que nos proximos a leitura ficará beeem mais interessante!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Me pareceu super interessante, quero ler! Que lindo o seu blog, principalmente o layout, tô apaixonada D: Sim, sou leza por que sou nova na bloggosfera e fico doida quando vejo um blog bonito que as cores combinam, a tipografia, tudo, invejinha branca HUEHEE Enfim, tô seguindo, te espero no meu bebê que é novinho ainda.

    Bebitchs.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliana, tudo bem?
    Gostei muito da premissa do livro, achei bem original.
    E também adorei sua transparência e sinceridade ao falar sobre os pontos positivos e negativos!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Enredos sobrenaturais é mega agradável, Eli. E com certeza vou querer conferir essa obra

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Não conhecia o livro, mas agora que muito lê-lo, adoro essa sociedades das faculdades de fora do Brasil, não é muito comum por aqui, mas mesmo assim acho bem legal. Você já leu Sociedade Secreta Rosa e Túmulo? É uma série muito boa, super indico.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sinopse e da resenha, parece ter uma história muito boa. Vou procurar mais sobre ele, talvez entre para os meus desejados. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa com sua resenha!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Eliana.
    Eu não gostei muito da capa, não, entretanto o livro parece ser interessante!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ler um livro que o problema foi justamente esse que você abordou. Poderia ser maior e ter se aprofundado mais na história. Mas achei super interessante a história e deixei anotado aqui. E também vou indicar para minha companheira de blog cujo nome é Olivia hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi, Eli!
    A premissa desse livro não me deixou curioso, infelizmente. :(
    Possivelmente eu não gostaria da leitura. Não curto histórias assim que deixam a sensação de que merecia mais páginas.
    Mas fico feliz que você tenha gostado mesmo com algumas ressalvas.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Tipo... É pra mim?!?!
    Enredo sobrenatural é comigo mesmo (principalmente se morrerem inocentes) hahaha
    Apesar das suas ressalvas eu fiquei curioso pra ler.

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  18. Apesar dessa velocidade no tratamento há algumas cenas, acredito que a história tem potencial (pensando na sua resenha, já que não conheço o livro rsrs). Eli, tenha esperança para o próximo! kkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    nossa se fosse pela capa eu não leria, mas gostei bastante da resenha.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eliana, nunca tinha ouvido falar desse livro! Não sei se quero lê-lo, acho que não faz muito meu estilo de leitura. Mas curti sua resenha :)
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  21. Bem legal! Adorei a capa!
    Ótima resenha. História bem interessante. Não faz meu estilo de leitura, mas nunca dispenso um livro antes de lê-lo. :)

    BLOG LITERANDO>> http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Adorei a forma como você expôs os pontos fortes e fracos da narrativa. Eu já tinha lido outra resenha desse livro e a proposta do livro me pareceu muito interessante.
    Ah, eu também fico incomodada quando o personagem é bonzinho demais. Parece que a qualquer momento ele irá se revelar...kkk
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser bem bacana, no estilo de leitura que eu gosto. Fiquei curiosa pela obra!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Eliana,
    Parece ser um livro bacana. Gostei muito da sua resenha, e dos quotes que você separou.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu fiquei bastante curiosa pelo livro, por esse enredo. Nunca li nada assim, e parece ser bem bacana. Mesmo com os pontos negativos ressaltados, mas geralmente a gente encontra muito isso mesmo nos livros introdutórios né?! Adorei a resenha, Eli. Fiquei com vontade de ler, se tiver oportunidade o farei.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  26. Oi Eli, quero te agradecer pela resenha e pela sinceridade e respeito com que você tratou o meu trabalho. É sempre bom quando a gente confia em um blogueiro e ele faz um trabalho com tanta consideração. Suas críticas são extremamente positivas e estou levando-as em consideração, para quando fizer a segunda edição desse livro. O segundo está em andamento e logo logo terei novidades para compartilhar com vocês. Aos interessados em conhecer mais e até adquirir um dos livros, basta encomendar pelo http://airmandadedasolivias.com
    enorme abraço ;D

    ResponderExcluir



Topo