Semana A Lenda || 2º Dia - Sobre o autor / Entrevista

em 30 setembro 2014


Olá gente, tudo bem?

Hoje é o segundo dia da Semana A Lenda.
Nesse post iremos conhecer o autor do livro e veremos a entrevista que  fala um pouco mais sobre o livro também.

Vamos lá?



Sobre o autor

Luiz Amato
Paulista, casado, pai de duas lindas filhas. Dedica seu tempo à filatelia e a literatura, essa última uma paixão adquirida ainda muito jovem.
Seus autores preferidos são: James A. Michener, James Clavel, Sven Hassel, Jack Higgins, Machado de Assis e José Mauro de Vasconcelos, de uma forma ou de outra, influenciaram o seu modo de escrever.
É autor dos contos Psicos, Fronteira Final, Deus é mesmo Brasileiro, Louco? Quem? Eu?, Herói Urbano, Felicidade, Um conto de Amor,  Amor Somente Amor, O Plantonista e, o mais recente Q.I. 180 Um presente ou...?






Entrevista


1- A Grande Aventura é uma trilogia e, como todo bom suspense, A Lenda deixou algumas questões em aberto. Podemos esperar que estas perguntas sejam respondidas no volume dois, A Jornada?

LA: Sim, todas as tramas terão suas resoluções mostradas no decorrer da história e claro, como todo bom suspense, muitas delas no livro final o volume 3, que tem um nome bem significativo, A Revelação.

2- A Lenda mistura aventura, ficção científica, história, suspense, e um toque de mistério. Quais foram as suas inspirações para criar esta história (autores, livros, filmes, jogos)?

LA: Desde pequeno eu sempre gostei desses gêneros. Quando essa história foi concebida, eu lembrei de Flash Gordon, Indiana Jones, Jonny Quest. Viagem ao Centro da Terra, Lost, Dan Brown, George R. R. Martin, um antigo jogo de vídeo game chamado As Chaves de Salomão, entre tantos outros.

3- Há muitas construções elaboradas em A Lenda, como as sequências numéricas, criptogramas, códigos e afins. Quanto tempo levou para elaborar todos estes detalhes e enquadrá-los na história? Você teve ajuda para isto?

LA: Tudo o que se refere a enigmas, foram feitos no decorrer da história. A minha forma de escrever é contínua. Todos foram enquadrados dentro da história, sequencialmente. Muitas vezes voltei para revisar ou certificar que não poderia ocorrer erros futuros, isso demandou algum tempo a mais, porém nada significativo. Não houve nenhuma ajuda.

4- Fale um pouco sobre o volume dois, A Jornada, e o que o leitor pode esperar deste livro.

LA: A Jornada é uma leitura um pouco mais light que A Lenda. Fiz questão de privilegiar o lado humano e suas aventuras. Mostrar em profundidade os protagonistas, dando mais vida aos personagens. Envolvê-los em situações inusitadas, como Bruce num bordel na Indochina, ou Arthur e Oliver nas selvas da África Central. A Jornada é o complemento humano e aventureiro de A Lenda. São um caminho para levá-los, sem volta, ao volume 3, A Revelação.

5- A Lenda é o seu primeiro livro? Conta pra gente sobre suas outras obras.

LA: Sim, A Lenda é minha obra de estreia. Já escrevi também crônicas para jornais. Na segunda semana de setembro, publiquei um livro de contos, de nome Lua Cheia.

6- Como é sua rotina de escrita? Você tem uma hora certa para escrever? Ou quando a inspiração vem você sai correndo atrás de um papel e escreve?

LA: Não tenho uma rotina, mas escrevo mais à tarde. Ás vezes, durante o processo da escrita, some a inspiração. Nesses períodos, costumo parar o livro, e escrever pequenos contos. Esse desvio proporciona um retorno com mais “fôlego” para o livro.

7- Há mais algum escritor(a) na sua família? Quem (ou o quê) te influenciou a seguir esta carreira?

LA: Não, por enquanto nenhum mais. Sempre li muito, desde pequeno, começando pelos gibis (Tarzan – Mandrake – Pato Donald – Superman – etc). Daí é um pulo para os livros. Não posso dizer com certeza as razões que me levaram a escrever. Acho que a maioria das pessoas dizem “Um dia vou escrever um livro”. Posso dizer que na época escolar, gostava muito quando tinha que escrever redações.

8- Quais são seus autores e livros favoritos?

LA: Bem, se eu for enumerar todos aqui, será uma lista muito longa, então vou usar o seguinte critério: Os favoritos da lista de favoritos:

James Clavel – Shõgun (no Brasil Xógum) – Tai-Pan – Casa Nobre
Jack Higgins – A Águia Pousou – A Águia Voo
José Mauro de Vasconcelos – Doidão – Rosinha Minha Canoa
René Barjavel – A Noite dos Tempos
Sven Hassel – Morte nas Estepes – O Batalhão Maldito
James A. Michener – Havai – Baía de Chesapeake – A Saga do Colorado
Jô Soares – O Xangô de Baker Street
Leon Uris – Grito de Guerra
Machado de Assis – Quincas Borba – (também a grande maioria dos contos)

9- Você decidiu auto-publicar o seu livro, através da Amazon, utilizando uma gráfica americana que imprime o livro por demanda. O que te levou a tomar esta decisão? Você acha que um autor é capaz de fazer sucesso e vender bem os seus livros mesmo sem o auxílio de uma editora?

LA: A facilidade para a publicação. Você apanha um pouco no começo da utilização da ferramenta para auto-publicação no Amazon, mas depois que pega o jeito, é fácil. Também a condição de não ter meus direitos editorias preso. Você pode a qualquer momento retirar seus livros da venda no Amazon, cancelando o vínculo. Quanto a um autor fazer sucesso, sem uma editora junto, acho muito difícil. Vejo 4 pontos básicos para o sucesso de um autor. Tentarei explicá-los sobre o meu ponto de vista:

A1 –  Qualidade do Texto: A história tem que ser interessante. Significativa. Cativar o leitor. Conduzi-lo em uma viagem. Como eu já vi várias vezes escrito; “Trazer o leitor para dentro do livro”. Nesta questão gostaria de colocar um comentário: Algumas (não é generalizado) de nossas editoras e agentes, trabalham num formato que chamo de “pleno comercial”. Deixam a qualidade de uma história em segundo plano, olhando apenas para o apelo comercial da mesma. Algo parecido com o processo que ocorre em algumas gravadoras de CD´s.

A2 – Publicação: Um livro tem que ser bem escrito. A língua pátria tem que ser mostrada de uma forma exuberante. Para isso nada melhor do que um bom revisor e leitura crítica. Uma linda capa, boa editoração, impressão de qualidade, complementam a apresentação (publicação) de um livro.

A3 – Divulgação: Nada se vende, se o público não conhece. Nessa questão agradeço e muito o trabalho feito pelos blogs e grupos de literatura. O apoio por parte deles é fundamental para a divulgação de um livro.

A4 – Distribuição: Essa é a condição mais crítica. Sem distribuição (seu livro físico nas livrarias) todo o esforço acima é reduzido para uma baixa porcentagem de êxito. Por isso é necessário a presença de uma editora, que faça a distribuição do seu livro.
  
10- Você postava os seus livros no wattpad, capítulo a capítulo, de graça. O que te levou a decidir que era o momento de vendê-los? Mande esta dica para os autores do wattpad que estão na dúvida entre publicar ou não seus livros.

LA: Foi a somatória de alguns fatores: A boa quantidade de pageviews que o livro atingiu no wattpad. Os comentários dos leitores, sempre favoráveis. O aumento do número de seguidores. Um dos capítulos atingir em um dia e meio mais de 1.000 entradas. Esses indicadores do wattpad, mais o trabalho de divulgação da obra/autor, na mídia (face/twitter/etc) com boa aceitação pelo público, foram mandatórios na decisão de publicar, em formato impresso, A Lenda. A partir dele, A Jornada e os demais publicados, foram uma atitude lógica.

 Então gente, gostaram de conhecer mais sobre o autor que nos promete uma obra incrível?
Amanhã teremos mais.
Beijos







22 comentários:

  1. Nossa que tuuuuuuuuuudo !!! Eu não conhecia esse livro e nem esse autor, mas o achei super simpatico.


    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Estou cada vez mais intrigada com esse livro!
    Beijosss
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou achando essa semana incrível , li o primeiro post e esse segundo me deixou ainda mais curiosa :)

    Abraços
    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse autor...parece ser realmente incrível!
    Flor, amei seu blog, você é super caprichosa e já estou te seguindo! :3
    Se quiser, dá uma passadinha lá no meu cantinho, tá rolando dois sorteios mara!
    Beijooo!
    Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343

    CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliana, obrigado pela visita lá no blog.
    Esta semana promete!
    Torcendo para que o livro conquiste muitos leitores!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliana, tudo bem?

    Nossa, que capa linda desse livro! Adorei a entrevista. Boa sorte e sucesso para o autor nesta sua primeira obra publicada.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e nem o autor, para falar a verdade. Mas adorei a entrevista.
    Sucesso para o autor da obra!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  8. legal se engajar na divulgação do livro

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Eliana. Curtindo as suas leitoras. Abraços - Luiz Amato

    ResponderExcluir
  10. Esse é o segundo blog que leio sobre o autor. E vou repetir que o acho muito inteligente! Já começo a ficar curiosa pela trilogia.

    ResponderExcluir
  11. Olá linda, tudo bem?
    É minha primeira vez aqui em seu blog e tenho que te confessar que adorei o seu cantinho, principalmente a entrevista que você fez com o autor, até porque não o conhecia e muito menos sua obra. Eu fiquei super curiosa, porque adoro livros de suspense com mistério. O problema é que é EBOOK né? Eu queria o livro, pois eu me adapto melhor.
    Mas quem sabe né? Se tiver livro, vc sabe como consigo adquirir ele?
    Se puder me responder ficarei grata.

    E olha, é minha primeira vez aqui no seu cantinho.
    Simplesmente adorei tudo. Seu blog é lindo
    Vou te linkar em meu blog com outros blogs amigos.
    Parabens viu?!
    Vou seguir suas redes sociais também
    Espero que me retribua

    bjokas

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Silvana. Aqui é o Luiz Amato. Tem a versão impressa. Você pode adquirir direto comigo, com direito a dedicatória, autógrafo e marcadores de página também autografados. O preço já com as despesas de correio é de R$ 29,00. Esteja a vontade para me contatar. Abraços e um ótimo dia para você, para a Eliana e para todos os participantes aqui do blog Construindo Estante

      Excluir
  12. Olá Eliana!
    Adorei demais conhecer o autor dessa obra que parece ser fantástica!
    Estou ficando mega interessada nesse livro....

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lia :)
    Não conhecia o autor e nem o livro. Adorei entrevista já que me permitiu conhecer um pouquinho mais sobre ele.
    Parabéns pelo post e pela semana A Lenda. Que seja sucesso! :)
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Hey, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor, nem mesmo o livro. Gostei muito de ler a entrevista, adorei conhecê-lo e provavelmente lerei o livro num futuro não muito distante ^^.
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Estou muuito curiosa para ler o livro, parece ser muito bom. Estou fazendo a divulgação da semana também :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. A sinopse do livro me deixou bem curiosa, não conhecia o autor. E foi bem bacana conhecê-lo melhor. Só não gostei de saber que é uma trilogia... ultimamente só querem lançar livros com continuações, sou lisa, tenho dinheiro pra tá comprando assim não D: #drama haha
    E pareceu-me através dos livros ditados por ele como favoritos e autores, que ele é bem eclético.

    Beijos
    As minhas leituras - Lendo e Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Kamilla. Aqui é o Luiz Amato. Mesmo sendo uma trilogia, o preço dos volumes é bem baratinho............. hehehehe.......... beijão

      Excluir
  17. Gostei da entrevista Eliana e de conhecer um pouco mais sobre o autor. Suas respostas foram bem claras e concisas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  18. Oláaa!
    Não conhecia ainda nem o autor, nem o livro. Vou ler o primeiro post pra conhecer mais, e tentar acompanhar os próximos!

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ola Eliana tudo bem, muito legal entrevista Luiz é muito inteligente, vou ler seu livro esse mês, parece sem muito bom o enredo!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  20. Oi Lia!
    Não conhecia o autor, mas adorei a inspiração que me proporcionou.
    Eu estou no meio daquele "todo mundo" que sonha em escrever um livro e é ótimo ver autores nacionais crescendo.

    Beijão
    Diego
    Literamúsicas

    ResponderExcluir



Topo