Resenha: Destino- Ally Condie

em 03 setembro 2014

Sinopse
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Resenha

Destino é o primeiro livro de uma trilogia distópica da Ally Condie.

Imagine viver em um lugar onde a sociedade dita tudo. Onde você mora, o que você come, que roupa você veste, com quem você se casa e quando você morre.
Cassia acaba de completar 17 anos e como toda garota, quando alcança essa idade, tem o tão sonhado e esperado Banquete do Par. Ocasião onde a sociedade decide, com base nos seus dados, qual seu melhor companheiro.



Inesperadamente e para a surpresa de todos o par de Cassia é da mesma província que ela. Xander mora no mesmo bairro que Cassia e é seu melhor amigo. Eles consideram-se sortudos, pois a maioria das pessoas têm seu par selecionado de outro província.

— Não é sorte, Cassia. Não existe sorte na sociedade. 
Concordo com um aceno. Claro. Eu não deveria usar um termo tão arcaico e pouco preciso. Hoje só há a probabilidade. O quão esperado, ou inesperado, que algo ocorra

Até o momento, Cassia não tem nada á questionar, tem uma boa vida , é saudável, tem um par perfeito e futuramente terá um emprego seguro. Porém, ocorre um pequeno erro de sistema, e no micro-cartão onde deveria aparecer somente a foto e os dados de Xander, aparece a foto de Ky, que vive na mesma província que ela também.
Mas a sociedade nunca erra!

Vendo-se diante de uma possível escolha, Cassia começa a se questionar. E se a sociedade não for tão perfeita assim? E se for Ky, o seu par perfeito? E se tivesse a chance de escolher. Quem ela escolheria?

Quando o mal entendido é resolvido, Cassia começa a pôr em dúvida as escolhas da sociedade. E escondida, começa a descobrir mais sobre Ky e seu passado em outra província. E inevitavelmente se apaixona por ele.

"Será que se apaixonar pela história de uma pessoa é a mesma coisa de se apaixonar pela própria pessoa?"(p.130)

Cassia não é uma das minhas protagonista favorita. Me irritou um pouco a passividade dela, mas entendo que ninguém começa a questionar de uma hora pra outra tudo que lhe foi ensinado a sua vida inteira. Ainda mais em uma sociedade onde tudo é aparentemente "perfeito".

Inicie o livro achando que teria um grande triangulo amoroso, mas passa bem longe, o Xander conquista todos é claro, mas ele não é muito presente no livro e o foco de Cassia é totalmente em Ky. Talvez nos próximos livros o triangulo irá se desenvolver mais, fica uma ponta solta quanto a isso.

Destino é um livro que me deixou dividida. Me fez questionar bastante coisa.
Não o considero como incrível, porém não pretendo abandonar a trilogia.
O segundo livro promete o inicio de uma rebelião e eu estou ansiosa por isso.

Não tenho o que falar das capas da trilogia. Foi o que realmente me chamou atenção nos livros, totalmente harmoniosas. Essa do primeiro livro mostra a Cassia presa na bolha que é considerada a sociedade, no segundo a cassia está rompendo a bolha e no terceiro ela já se libertou. Eu realmente adorei isso.

Outra coisa que gostei foram os poemas citados no livro.

Não entre docemente naquela boa noite,
A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia;

Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz. (p.66)

Eu recomendo o livro, mas aviso que não iniciem a leitura com grandes expectativas, deixe o livro fluir que vocês irão gostar.
Espero que tenham gostado da resenha. Beijos!

Título: Destino
Autor(a): Ally Condie
ISBN: 9788560280810
Ano: 2011
Páginas: 340

Editora: Suma de Letras

18 comentários:

  1. Nossa, amei sua resenha!! Pela sua resenha e pela sinopse, a sociedade parece com a trilogia "Divergente" da Veronica Roth. Mas esse título "Destino" deixa tudo mais misterioso, né? Muito show, entrou na minha lista!
    Beijosss
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra um pouco, mas em Destino a sociedade é "perfeita" e eles tiram alguns privilégios pra não ter "desigualdade". Leia que você vai entender e ver as diferenças.

      Excluir
  2. Oi Elianaa,

    To boba aqui esse livro, amo distopias e essa é novida, a sociedade que escolhe tudo p mim? Credo né? hahahah, mesmo assim gostei da história!
    Parece bem intrigante e ainda tem romance! =)
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo mesmo aheuhaeu. Durante a leitura me "coloquei" nessa sociedade e não foi nada legal rsrs.

      Excluir
  3. Olá =)

    Este é um livro que está na minha estante há tanto tempo que até havia esquecido dele rs.
    Sempre fui bem curiosa para ler a série, e quando tiver um tempinho vou querer ler. Mas como você disse, vou sem pretensão, assim aproveito a leitura ao máximo.

    Ótima resenha =)
    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliana, tudo bem?
    Não sou muito fã do gênero, mas sempre tive curiosidade por essa trilogia, principalmente por conta de suas capas. Gostei da sua resenha e dos pontos destacados.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marla!
      Eu adoro distopias, experimente dá uma lida nesse primeiro livro, vai que pega gosto pelo gênero.

      Excluir
  5. Oii!
    Já "quase comprei" esse livro inúmeras vezes. Estou bem curiosa pela leitura.
    Gostei muito da resenha!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Li Destino no começo desse ano e achei a proposta do universo distópico interessante. Nesse ponto a autora não deixou nada a desejar. Porém to com um pouco de preguiça de dar continuidade a série pela monotonia do primeiro. Não teve uma cena de ação sequer e a coisa mais próxima disso ocorreu nas últimas páginas. Acho que uma distopia precisa de mais. Porém, como você disse, os próximos volumes prometem uma rebelião então espero que isso venha suprir o que eu senti falta do primeiro livro. Adorei a resenha ! beijos,

    - bia


    www.nasuaestanteblog.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro foi um pouco monótomo mesmo, ela ainda está quebrando o conceito de sociedade perfeita e ação que é bom, nada!
      Espero que o segundo seja mais desenvolvido e ágil.

      Excluir
  7. Tenho interesse nessa leitura, gostei da resenha e gostei dos quotes que separou, quando eu for ler vou ler sem expectativas, foi bom avisar.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Eliana!
    Já li esse livro e fiquei com a mesma opinião que você, não achei um livro incrível, mas gostei da leitura, também queria que o Xander aparecesse mais. Achei as capas um arraso, confesso que foram elas que me fizeram comprar os livros haha

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas, como sempre, conquistando antes da leitura.
      Vou ler o segundo e espero que seja melhor que esse.
      Beijos

      Excluir
  9. Oii, adorei sua resenha, tirou muitas dúvidas, tenho ele na minha estante, mais ainda não li. Acho super legal livros que tem poemas, e não sabia que nele tinha, boa sorte com o blog, beijos
    www.moradadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!
      Obrigada.
      Que bom que te esclareceu mais sobre o livro. Leia e depois me diga o que achou.
      Beijos

      Excluir



Topo