[Resenha] Travessuras da minha menina má (Vol. l) - Otávio Bravo

em 06 março 2020


Título: Travessuras da 'minha' menina má (Vol. l )
Autor (a): Otávio Bravo
Páginas: 358
Ano: 2018
Editora: Chiado

Sinopse

Na primeira parte do seu relato, antes da entrada da menina má em sua vida, Victor descreve as aventuras da sua juventude, em meio ao frenético Rio de Janeiro do final dos anos 80: as descobertas da adolescência, a idolatria pelo irmão mais novo, Caíque, o primeiro amor, Marcella, as escolhas profissionais, a partida para Cambridge e as perdas terríveis que é obrigado a enfrentar.


Resenha

Travessuras da minha menina má é uma trilogia escrita por Otávio Bravo. Nesse primeiro volume temos uma parte do relato de Victor, nosso protagonista, narrando acontecimentos de sua vida antes da chegada de Maria Eduarda, sua menina má.

No Rio de Janeiro, final da década de 80, acompanhamos a passagem de Victor da adolescência para a vida adulta. Sendo o segundo de três filhos, de uma família de classe média alta: o mais velho possui uma mente brilhante e o mais novo uma impetuosidade e coragem sem fim. Victor não se parece com nenhum dos dois irmãos e não se valoriza muito, mas possui uma grande idolatria pelo mais novo, Caíque.

Nessa primeira parte do relato o Victor ainda não conhece Maria Eduarda, a menina má, mas no decorrer da leitura vemos relatos do início de sua vida e família. O foco é o desenvolvimento de Victor e seus relacionamentos


Otávio possui uma escrita detalhista, não economizando nas descrições dos fatos, lugares e personagens, podendo tornar a leitura um pouco lenta, de modo que possamos absorver todos os detalhes da narrativa, mas não de uma forma cansativa.

Nos sentimos transportados para o Rio de Janeiro na década de 80 e posteriormente para Londres, de um jeito que nos faz sentir que realmente vivemos os acontecimentos junto com os personagens, sentido suas alegrias, expectativas, medos e sofrendo suas perdas.

"Era o dia 20 de maio de 1990, e, pela primeira de três vezes na vida, eu desabei em pranto sofrido, fazendo chegar aos olhos as lágrimas da alma em pedaços."

Acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento de Victor nesse primeiro volume é fundamental para nos conectarmos com o protagonista a ponto de conhecê-lo muito bem e entender suas decisões. Conhecemos sua primeira namorada, Marcela, o nascimento de sua filha e alguns acontecimentos dolorosos para o nosso protagonista que nos emocionam bastante.

Como disse inicialmente, o livro é um relato inicial da vida do Victor, escrito em primeira pessoa, portanto não espere muitos diálogos durante a leitura, porém a falta deles não torna a experiência menos prazerosa.

Travessuras da minha menina má é um livro com personagens que cativam, com uma boa narrativa que nos transporta para uma outra época e com momentos descontraídos que nos fazem rir e outros que nos emocionam.

Em breve fazer a leitura do segundo livro e trago a resenha.
Até mais!

Um comentário:

  1. É bem legal quando a obra nos faz viajar por épocas diferentes, quero ver o que vai achar dos próximos volumes.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir



Topo