#Primeiras Impressões: A playlist de Hayden - Michelly Falkoff


Olá gente, tudo bem?

Recebi da editora Novo Conceito os primeiros capítulos do livro "A playlist de Hayden" e hoje eu vim postar minhas primeiras impressões sobre ele.
Vamos lá!

Sinopse
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.





Imagina encontrar o seu melhor amigo morto e se esse amigo for o único que você tem?
Isso acontece com Sam, ele é o primeiro a encontrar seu melhor amigo, Hayden, que cometeu suicídio. No quarto dele um pen drive com uma playlist e um bilhete com o recado:
Para Sam.
Ouça. Você vai entender.

 Sam e Hayden são melhores amigos desde crianças, eles gostam de jogos, músicas, séries, são tímidos,  por isso são considerados desajustados e consequentemente sofrem bullying na escola. Para Hayden a pressão é bem maior, além de sofrer bullying na escola, ele sofre em casa com os pais e, principalmente, com seu irmão mais velho.

O livro mostra a atitude e consequências do ato de uma pessoa quando levada ao extremo.
Mostra como Sam tenta lidar com a morte de seu melhor amigo, dividido entre a raiva, culpa e a saudade. A raiva por causa da atitude do amigo em desistir de tudo; culpa -pelo que dá a entender houve uma briga entre eles antes de tudo; e saudade, obviamente, porque o Hayden era seu melhor e único amigo.

"Eu havia passado os últimos dias alternando o ódio por Hayden com a saudade, me sentindo culpado e deprimido, sem saber como deveria me sentir, mas desejando me sentir, de alguma forma, diferente."(p.16)

O enredo é muito envolvente, li os oito capítulos num piscar de olhos. Quando cheguei ao final, onde as coisas estavam ficando mais interessantes ainda, a curiosidade e a vontade de saber mais, foram a mil.

O que mais gostei no livro, sem dúvidas, foi a playlist. Ela é fundamental, pois foi deixada para o Sam entender o motivo do ato extremo de Hayden. As músicas são, na maioria, um pouco deprimente, mas muito boas.
É uma música para cada capítulo. Confiram a baixo a lista das oito primeiras:


  1. How to disappear completely - Radiohead
  2. Crown of love - Arcade Fire
  3. Mad world - Tears for Fears/Gary Jules
  4. Invisible - Skylar Grey
  5. One - Metallica
  6. Pumped up kicks - Foster the People
  7. I don't want to grow up - Ramones
  8. Diane young - Vampire Weekend


O lançamento será dia 06 de abril. Estou aguardando anciosamente para saber o desfecho de tudo.



12 comentários:

  1. acho a proposta inusitada no bom sentido e portanto me deixa curiosa! a NC segue fazendo um ótimo trabalho com a divulgação de prévias, isso deixa o pessoal mais curioso e assim pode ir matando a ansiedade por um lançamento ^^
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A premissa desse livro é bem diferente e, exatamente por isso, me chamou a atenção. Essa ideia de misturar música e literatura foi genial.
    Com certeza vou querer conferir a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito ansiosa pra ler o livro, pois além da historia ser
    incrível, o autor colocou junto duas coisas que amo (MÚSICA e LER).
    Muito legal a ideia de conhecer alguem pela música, nesse caso é pra
    descobrir o motivo do suicidio de Hayden.
    Curiosa pra saber o que aconteceu na festa, fiquei triste e com raiva
    pela forma que até o irmão tratava ele.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Todo mundo está falando muito bem sobre as primeiras impressões desse livro, estou bastante curiosa.
    A sinopse me parece bem interessante e ao mesmo tempo, tenho a impressão que vou chorar bastante com esse livro.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Também recebi essa amostra da editora! Fiquei bem empolgado com todo o mistério envolvido e louco para saber quem está por trás de tudo! Acho que sei quem é hehe'
    Agora é esperar o lançamento!

    Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. One <3
    Já estou louca pra ler esse livro só de ver os comentários de vocês blogueiros, adoro a temática e o livro parece ser muito bom.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Estou louca para ler esse livro. Já está até na minha estante do Skoob. A NC está arrasando nos lançamentos. Sempre que eu estou lendo um livro, eu monto uma playlist para acompanhar e, nesse caso, já vem uma playlist junto, que coisa maravilhosa! rs E o enredo é bem interessante também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que livro incrivel, não imaginei (pela capa) que fosse tão bom, quanto parece ser.
    AH... adorei o post.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser bom, ficaria feliz se ele não seguisse a mesma ideia de Os 13 porquês. Também li a prova e quero saber muito o que acontece.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  10. Essas provas de livros são uma maldade com os leitores, pois, quando a coisa começa a ficar boa, ela acaba. kkkk Acho que conflitos internos são o que não faltam nesse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Esse e um livro daqueles livros raros que ate agora só ouvir elogio, mas desde que vi a capa do livro fiquei com curiosidade e mesmo sendo um livro tenso adorei o enrendo a Sam me pareceu uma personagem bem forte e as playlist ajudam a aumentar ainda mais nossa curiosidade !!!

    ResponderExcluir
  12. Aii menina, eu ameeeeei esses primeiros capítulos!!!!
    Gostei mais do Hayden do que do Sam! rsrsrs
    Mas entendo o que o Hayden fez, sofreu muitooooooo e quando a alma é ferida é difícil se levantar mesmo... não sou a favor do suicídio, porém, não posso julgar.
    Apesar de tudo, ameeeei e quero muito loogoooo terminar de ler o livro!!
    Estou achando sensacional a ideia da autora!!!
    bjãooo

    ResponderExcluir