[Resenha] Cartas Estranhas para Amores Inventados - Carol Martins

em 27 março 2020



Título: Cartas Estranhas para Amores Inventados
Autor (a):  Carol Martins
Páginas: 86
Ano: 2019
Editora: Chiado Books

Sinopse
Para escrever poesia há de se ter coragem. É mais revelador do que a nudez, bem mais do que uma carta.
Publicá-los é tão assustador quanto deixar um diário aberto à visitação alheia. As metáforas não disfarçam os segredos expostos, pelo contrário, grifam com canetas neons detalhes das mentiras ditas, dos escapes amorosos, das mágoas, rancores, desejos proibidos, fome, sede, morte e vinganças. Por isso a poesia alivia, alivia a quem a escreve e aos leitores que nela se identificam. Mas, reafirmo, há de se ser corajoso, publicar poesia.
A língua portuguesa é a mais eficiente e bela ferramenta poética. Já somos poetas por sermos ninados desde o início com essa canção que repete sentimentos tão misteriosos: distâncias que nós sabemos descrever como ninguém.
Carol Martins é corajosa e sabe usar a língua materna. Seus poemas insones, descrições de desejos que a atormentam e que poucas vezes parecem ser alcançados, conduzem o leitor a uma trama que vai além dos versos.
Essa é uma das belezas da estrutura, ela nos permite criar personagens que vagam de um poema para outro, nos dá a chance de elaborar histórias nas entrelinhas desse emaranhado de confissões “mal disfarçadas”.
Há erotismo nesta obra, mas isso, recomendo, não deve seduzir o leitor a fáceis conclusões. O profano distrai o resto, e ele é enorme.
Neste primeiro livro publicado, a autora demonstra vigor. Espero que a intumescência que possa vir a causar nos mais delicados a palavras sacanas não os façam temer mais e mais releituras dessas escancaradas declarações de liberdade.



Resenha

Cartas Estranhas Para Amores Inventados é o primeiro livro publicado da Carol Martins e lançado pela Chiado Books. Recebi o livro enviado pela editora e não pensei que as poucas páginas fossem me trazer uma grata surpresa recheada de textos intensos que transbordam sentimentos.

"Dar sentido ao passado
Não temer o presente
Sucumbir ao futuro"

Acredito que ler poesia seja uma forma de vermos a alma do escritor, em Cartas Estanhas para Amores Inventados conseguimos enxergar a alma da autora escancarada através de suas palavras. O livro é um compilado de textos em forma de poesias e cartas escritas pela autora ao longo dos anos e de suas experiências. Declarações para seus amores e paixões.

É quase impossível, em meio a tantos textos, não nos identificarmos com algum. Todos nós já tivemos um desses amores "inventados" que se doam ou que faz com que nos doemos de corpo e alma; que nos arrebata; nos decepcionam ou que saem de nossas vidas da mesma forma que entraram..., amores e paixões que  nos marcam. E mesmo que o leitor não tenha nenhuma experiência para se identificar, a leitura dos textos, por si só, se torna marcante. 

"Ela diz que não se apaixona por ninguém...
e me olha com os olhos de ontem,
como quem tem medo e espera,
urgência e pausa.
Faz isso grudada em meu corpo em forma de alma,
com defesas que se despedaçam
ao primeiro sinal de cumplicidade,
numa obscenidade disfarçada de sentimentos."

A edição da Chiado Books é muito linda. É um livro de poucas páginas, bem diagramado e com uma capa simples que eu adorei logo de cara. Todos os textos são intitulados e além das poesias e cartas, temos algumas imagens que acredito serem dos rabiscos originais da autora, algumas inclusive com datas e horários.

Para os amantes de poesias, recomendo a leitura de Cartas Estanhas para Amores Inventados, um livro cheio de intensidade que transborda sentimentos em suas páginas.

6 comentários:

  1. O livro é lindo!
    Não sou muito de ler poesias, aos poucos tenho incluído poesia nas minhas leituras mas é algo recente. Acho tão profundo, meio que me sinto amiga do poeta quando leio poesia.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  2. A leitura parece agradável, porém acabo não gostando tanto do gênero.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eliana.
    Eu já até li poesias quando era adolescente, hoje elas não me atraem. Gosto mais de ler histórias hehe. Mas que bom que gostou.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de poesias, mas até arriscaria essa coletânea. Amei o título e o primeiro poema postado.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não conhecia esse livro, até porque não sou de ler poesias, mas gostei dos trechos que separou, que bom que gostou de realizar a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Eli, tudo bem?
    Adorei o título do livro, achei tão criativo.
    Certamente daria uma chance, mesmo que poesia não seja meu forte.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir



Topo