[Resenha] Crystallis: A Jóia Real - Thamires Santos

em 11 dezembro 2019


Título: Crystallis
Série: Crystallis #1
Autor (a): Thamires Santos
Páginas: 377
Ano: 2018
Editora: Cervus

Sinopse
A Jóia Real foi quebrada. Quando um rei morre em Édera, uma poderosa Jóia do reino coroa o próximo rei. Porém, antes de chegar nas mãos dos candidatos a realeza, a Jóia precisa fazer uma peregrinação por todo o reino sob a tutela de um guardião. E essa era a missão do Capitão Vincent Strauss.
Entretanto, em uma noite sombria, orcs brutais atacam o pelotão especial de Édera e levam seus homens a morte. A Jóia Real é quebrada e Vincent é deixado vivo para entregar um recado.
Os orcs retornaram.Valerie Labonair é humana e possui magia em seu sangue, mas em Distópia, humanos não fazem magia naturalmente! Sempre curiosa com esse fato, evita ao máximo acessar esse fonte de poder, pelo medo que isso causa em pessoas comuns. Contudo, um dia, isso se torna inevitável, pois vendo uma loba solitária e seus filhotes, acuados no bosque, Valerie é tomada por um ímpeto de salva-los, porém, apenas Lycan, um pequeno lobo filhote, sobrevive.
Encontrado pela caçadora que faz magia, Vincent sobrevive por pouco e agora tem a missão de restaurar a pedra para que o reino de Édera, sua casa, não caia nas mãos de nobres corruptos. Toda via, não só orcs brutais serão os inimigos nessa jornada, quando aos poucos, nossos protagonistas descobrem que alguém trama por trás das cortinas.
Embarque pelo reino de Edera através de suas tramas que envolvem muita ação, magia, aventuras e amor.


Resenha

Sempre acho incrível quando o autor consegue criar um mundo fantástico original e com elementos próprios. Em Crystallis, Thamires criou "Distópia" e o fato curioso é que não existe mais Sol para eles, o mesmo sumiu numa grande explosão séculos atrás, o que agora traz luz para todos são as três luas criadas pela deusa Luxys.

Édera é um reino de Distópia que usa a Jóia Real para escolha e coroação de um novo rei quando o regente morre. Sob a responsabilidade da guarda real, a Jóia está na sua peregrinação necessária para uma nova coroação até que todos são atacados por orcs restando apenas o Capitão da guarda,Vicent Strauss, como único sobrevivente.

Entre a vida e a morte, Vicente é encontrado por Valerie, uma jovem que vive numa pequena cabana longe da capital com sua avó. Ela possui uma magia que até então desconhece e não sabe como controlar. Porém, o dia em que ela encontrou o capitão não foi apenas ele que Valerie salvou, ela encontrou um grupo de orcs atacando uma família de lobos e decidiu intervir, salvando um pequeno lobo que passou a cuidar e chamar de Lycan.  Esses acontecimentos desencadeou uma grande mudança no destino de Valerie, levando sua vida, até então tranquila, a grandes aventuras e descobertas que ela jamais imaginara vivenciar.


Não é nenhum segredo que eu adoro livros de fantasia e nada melhor do que encontrar um nacional que surpreenda tão positivamente. Crystallis é um livro que possui todos os elementos para constituir uma boa fantasia: magia, aventura, ação, guerra e seres míticos, tudo isso envolto num mundo distópico. 

Gostei muito da construção dos personagens. A Valerie é do tipo determinada e leal, foi ótimo acompanhar sua evolução desde as inseguranças sobre qual era o seu lugar e que rumo tomar até a certeza de que queria lutar para proteger seu reino e seus amigos.
Os personagens secundários também foram bem desenvolvidos, e uma das coisas que mais gostei foi o fato do enredo ter personagens femininas fortes. Além da Valerie, temos: Gisella, com sua personalidade marcante e seu grupo de Valquírias e também Felícia, uma grande caçadora de Deva, ambas com papéis essenciais na trama.

"— Às vezes o amor com que se faz uma coisa é a única magia que precisamos para proteger alguém..."

A narrativa é em terceira pessoa, o que nos proporciona ter uma visão mais ampla do enredo com a perspectiva de outros personagens além da Valerie. A leitura é bastante fluida e rapidamente nos vemos envolvidos no enredo com os conflitos, trama maquiavélica e uma pitada bem suave de romance.

A ambientação também gera um ponto positivo para a obra, nos aventuramos na floresta com os personagens e temos um reino em uma pegada medieval com exércitos, armadura e espadas, ao mesmo tempo em que temos evoluções tecnológicas geradas pelas pedras crystallis, dando um contraponto bem interessante á obra.

Crystallis é um livro mais que recomendado por mim, para quem gosta de fantasia recheada de magia, aventura, batalhas detalhadas e seres míticos num enredo com uma escrita maravilhosa, deve conhecer esse universo fantástico criado pela Thamires.

8 comentários:

  1. Oi
    parece ser uma história interessante e empolgante, que bom que gostou da leitura e se empolgou com ela.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eliana!

    Faz tempo que não leio livros de fantasia, e esse parece ser maravilhoso! Só a capa já me chamaria naturalmente a atenção, e sua resenha mostrou como a história é mesmo ótima e vale a pena ser lida!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. AAAH Minha amiga kkkk esse livro já é meu, preciso ler kkkk
    Que incrível, magia, aventura... gente que demais, eu não o conhecia, mas já estou desesperada por ele!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Eu amo um livro de magia, ainda não conhecia esse e confesso que ele me chamou MUITA atenção! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliana,
    Faz tempo que não pego uma boa fantasia... Vou deixar essa anotada aqui!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pontos muito positivos!! Parece uma fantasia espetacular!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Eli, tudo bem?
    Já fui mais fã de fantasia, mas hoje leio pouco.
    Ainda assim, achei a premissa mega criativa e curti que seja nacional.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Como uma boa apreciadora de fantasia, é claro que já salvei a dica aqui. Parece uma história envolvente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir



Topo