[Resenha] Bastou um Olhar - Wilson Frungilo Jr.

em 07 dezembro 2019


Título: Bastou um Olhar
Autor (a): Wilson Frungilo Jr.
Páginas: 320
Ano: 2019
Editora: Ide

Sinopse
Numa noite escura e fria da grande cidade, três pessoas se encontram num viaduto, a tempo de evitar uma tragédia.
São elas Carmem, sua amiga Norma, pertencentes à classe alta da sociedade, e um desconhecido que para lá se dirigira, apenas obedecendo a forte pressentimento de que algo de muito grave poderia estar acontecendo naquele local.
Eliana, filha de Carmem, disposta a pôr um fim à própria vida, acaba sendo demovida do malfadado intento num emocionante diálogo com o rapaz.
Apesar de não se conhecerem, bastou um olhar, um sorriso, uma palavra, para que uma delas e Maurício percebessem que não eram totalmente estranhos um ao outro e que indefinível sentimento eclodia repentinamente entre ambos.
Esse sentimento, a princípio incompreensível e com notável distância a ser superada, é a tônica desta comovente história espírita, intrigante, e por vezes divertida, a demonstrar que o amor pode vencer todas as barreiras.


Resenha

Assim que vi esse lançamento da ide editora no mês de outubro fiquei encantada pela capa, achei muito bonita. Li a sinopse e vi que eu tinha uma xará no livro, fiquei curiosa para conhecer a personagem Eliana, minha surpresa se deu ao abrir o pacote recebido da editora e ver que era exatamente esse livro que eles enviaram, e a história não decepcionou.


Eliana é uma jovem que vem passando por um momento de dificuldade após uma grande perda, sua mãe, Carmen, tenta de todas as formas tirar sua filha da depressão. Numa noite fatídica em que Eliana tenta por fim á sua própria vida num viaduto, ocorre um reencontro de almas entre Carmen que tenta salvar sua filha, acompanhada de Norma, sua grande amiga, e Maurício um jovem que apareceu no lugar certo e no momento exato para impedir uma tragédia.

Aquele encontro mudou a vida de todos presentes naquele viaduto. Trouxe bem mais que esperanças para a jovem Eliana, e bastou um olhar para que Norma e Maurício se sentissem conectados de uma forma que eles não entendiam.


Achei bem interessante a forma como o autor desenvolveu o romance e os personagens. A diferença de idade e classe social entre os dois foi o grande diferencial, gostei de como ambos encararam isso.

Já li vários romances onde os protagonistas são de mundos diferentes (um de uma classe social alta e o outro baixa), mas nunca havia me deparado com essa diferença de idade (uma mulher de 52 e o homem 34), achei que teria muito drama, pois é fácil imaginar os diversos problemas e preconceitos de uma relação com a junção desses dois elementos. Porém, fui surpreendida pelo autor que conduziu tudo de uma forma leve e madura.
Norma não se mostrou uma mulher insegura por conta da sua idade, e o Maurício não ficou intimidado por conta da classe social dela, houve bastante equilíbrio e o romance se desenvolveu de forma natural.


Em paralelo á essa história temos uma outra narrativa de vidas passadas dos personagens contada em forma de filme, uma história que nos deixa instigados pelos fatos e querendo conferir o desfecho. A narrativa é em terceira pessoa e temos capítulos do presente e alguns da história do passado.

"...o tempo nos faz suportar e esquecer tudo, e a vida, então, oferece-nos novas oportunidades."

Bastou um Olhar é um livro indicado para quem gosta de romances leves entre duas pessoas que precisam superar as diferenças. Com um enredo que aborda questões como o suicídio, perda, superação e perdão, tudo desenvolvido de uma forma leve, descontraída e madura. É uma leitura que pode ser concluída  rapidamente.

9 comentários:

  1. Que isso, fizeram um livro com minha história de vida! kkkk eu gosto muito desses temas, muitos livros que leio não abordam.
    Com certeza quero me aventurar nesse livro leve e apaixonante, estou fascinada por ele agora.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Oi
    não conhecia esse livro e achei interessante a premissa, ainda mais pela diferença de idade deles, que bom que gostou da leitura e a capa é bonita mesma.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliana,
    Esse tipo de enredo faz TOTALMENTE meu estilo, rs.
    Só que a capa, eu não gostei, rs. Acho que leria a edição em ebook mesmo, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eliana.
    Eu já li livros com diferenças grande de idade dos personagens. Acredito que ainda é algo que a gente sente uma certa dificuldade, mas como tudo nessa vida é só preciso o respeito. Achei a capa bem legal também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Parece um amorzinho, sem contar que achei a capa linda de mais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey Eliana! Tudo bem?
    Eu não sou lá muito fã de romances, mas acredito que quando um livro aborda esses temas ele se torna muito importante para qualquer leitor. Adorei a sua resenha.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  7. Oi Eli, tudo bem?
    O que gostava de ler nos romances espíritas era justamente sobre o passado dos personagens e entender sua conexão com o presente. Acho isso bem legal, apesar de eu não seguir essa religião/doutrina.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Nunca li um livro onde os personagens tivessem uma diferença muito grande na idade. Mas, fiquei bem curiosa para conhecer esse! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Caramba, o autor apostou alto mesmo nas caraterísticas. E fiquei feliz em saber que ele levou bem a missão de forma madura, sem as coisas muito fora de contexto.
    Amei esse livro e já vou colocar na minha lista de leitura. Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir



Topo