[Resenha] As Duas Faces da Realidade - Maria Anna Martins

em 09 dezembro 2019


Título: As Duas Faces da Realidade
Autor (a): Maria Anna Martins
Páginas: 64
Ano: 2019
Editora: Constelação Editorial

Sinopse
Um mundo é feito de diversas realidades, tanto imaginadas quanto existentes. Quando essas duas se misturam nasce um novo universo: o livro de contos "As duas faces da realidade" existe para levar o leitor em uma viagem por algumas situações dessas realidades, revelando facetas sobre intimidade, fantasia e imaginação. Pequenos recortes de um mundo imenso em suas duas faces.


Resenha


Em agosto eu trouxe a divulgação desse livro da Maria Anna Martins que estava em pré-venda e eu fiquei encantada com a capa logo de cara, e apesar de não ter o costume de ler contos fiquei bem curiosa com os quotes usado na divulgação.

"O silêncio aos vivos, a dor aos mortos."

As Duas Faces da Realidade é um livro que reúne contos onde a autora brinca entre dois mundos: a fantasia e a realidade. Com uma escrita leve e gostosa da Maria Anna, nos jogamos nesse compilado entre a realidade imaginada e a existente com tamanha profundidade que nos perdemos na leitura. 


Somos levados através de textos bem escritos em que a autora mostra as duas faces fazendo com que nos percamos em suas palavra, seja em um conto recheado de fantasia, que muitas vezes tem uma dose de realidade, ou uma crônica que retrata situações que vivemos no nosso cotidiano. A cada conto lido temos uma nova perspectiva mostrada pela Maria Anna.


Um livro curto que nos traz um universo com diversas possibilidades, recheado de fantasia e imaginação que nos leva á reflexão com sua profundidade, na reunião de contos onde temos: uma senhora que fala com suas rosas fofoqueiras; e outra perdida entre a realidade e as lembranças da sua infância; a personificação da Democracia sendo silenciada, amordaçada; o peso de carregar a dor que o outro não aguenta; os sentimentos de uma noiva na véspera de seu casamento e a rotina de uma diarista lutando pelo sustento, essas são algumas realidades que nos aventuramos durante a leitura e que mais me marcaram.

"Sonhava que um dia conseguiria sair daquela prisão e, quando saísse, ninguém nunca mais silenciaria essa mulher,  nem aos meus filhos e filhas. E eu andaria livre pelo meu país. Só precisava que conseguissem me tirar dali. Batava somente uma chance... Mas o silencio agora é tudo que conheço."

As Duas Faces da Realidade é um livro que recomendo para todas as idades, mas acredito que cada um vai ter seu entendimento sobre as realidades mostradas nos textos que nos faz refletir. Uma leitura gostosa e instigante com alguns contos que nos marcam.

5 comentários:

  1. Oi Eliana, tudo bem?

    Eu não conhecia a obra, mas gostei da mescla com realidade e fantasia. Gosto de contos, é uma leitura pra ler aos poucos. Curti a dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Que livro mais lindo esse. Amei essa capa, é sensacional. E amei também a ideia de mistura entre o que é real e o que é fantasia. Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gosto de contos, parece conter boas histórias e ainda é um livro curto o que acaba torando rápido de se ler, que bom que gostou de realizar a leitura dele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa capa está linda!!! E por ser um conto, super me arrisco entre uma leitura e outra. Bom saber que tudo foi bem desenvolvido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eliana.
    Que capa linda é essa? Quero só por causa dela hehe. E ainda achei os assuntos abordados bem interessante, mesmo não sendo fã de contos. Se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir



Topo