[Resenha] Codinome Sofia - Murilo Godoi

em 21 novembro 2019

Olá, gente!

Vamos a mais uma resenha, dessa vez é do livro lançado pela Cervus, editora parceira do blog.

Confiram!

Título: Codinome Sofia
Autor (a): Murilo Godoi
Páginas: 242
Ano: 2018
Editora: Cervus

Sinopse
Benjamin leva uma vida pacata e triste na cidade de Valência, como caixa de cinema sempre odiou o fato de nunca ter feito algo relevante em sua vida, tanto amorosa quanto social. Quando Conrado aparece em seu cotidiano ele é tudo que Benjamin sempre sonhou em alguém, gentil, inteligente e charmoso, mas hétero.
Então o garoto tem a brilhante ideia de se passar por Sofia, uma garota alegre, otimista e apaixonada pela literatura para conquistar o coração do rapaz.
Agora cabe ao garoto manter seu disfarce sob o Codinome de Sofia para viver momentos que jamais imaginou sendo Benjamin, descobrindo tanto as pessoas a sua volta quanto a si mesmo nessa confusa jornada.



Resenha

"Nossa missão é sentir... É viver..."

Benjamim é um garoto andrógino (pessoa que apresenta a mistura de características femininas e masculinas), trabalha no caixa de um cinema, coleciona decepções amorosas  e que sofre preconceito devido a suas características.

Sem muita perspectiva de vida, sua única paixão é a pintura, mas ele não acredita no seu grande potencial, apesar dos vários elogios que seus quadros recebem. Sua vida é triste e resumi-se ao trabalho com Mônica, sua melhor amiga, encontros fracassados e idas á biblioteca onde tem uma grande amizade com o Sr. Tino, bibliotecário da cidade.

Tudo começa a mudar quando Ben conhece o Conrado, um cara lindo e com tudo que ele deseja, mas que o confunde com uma garota. Ben decide manter o mal entendido e acaba se tornando outra pessoa, para o Conrado ele é a Sofia. Sustentando essa grande mentira, ele começa a viver uma vida completamente diferente e com mais perspectiva. Sob o Codinome Sofia, ele se torna uma pessoa mais feliz e, mesmo se metendo em muitas confusões, acaba descobrindo a si mesmo numa jornada de aceitação.


Ultimamente tenho assistido os telejornais e cada vez mais vejo a crescente onda de casos de crime de ódio, mostrando que mesmo com o passar do tempo o preconceito e a homofobia continua presente em nosso dia-a-dia. Portanto é satisfatório ver um livro que aborde esse tema e que, acima de tudo, exalte o amor próprio e ao próximo.

Durante toda a leitura, já sabemos que aquela mentira vai dá errado de uma maneira catastrófica, a cada capítulo que se passava dava vontade de sacudir o Ben por não contar toda a verdade para, quem sabe, amenizar mais as consequências de seus atos.

A princípio achei que ele fosse assumir completamente a identidade de Sofia e que a questão central seria a sua própria aceitação e a de todos ao seu redor sobre essa transformação, mas o enredo mostrou-se mais do que isso.

"Num mundo tão padronizado, ser o oposto é visto como algo insólito."

Temos muitas discussões filosóficas entre o Ben e o Conrado, com várias citações de filósofos importantes, que nos faz refletir bastante sobre o amor, a vida e a morte. Mas também temos algumas cenas intensas e emocionantes que nos deixa com o coração apertado. Algumas dessas cenas, infelizmente, reflete bastante a realidade, tornando a leitura difícil em alguns momentos.


Foi emocionante acompanhar a evolução do Ben, sua aceitação e mudança de atitude. Sua história nos motiva e nos traz novas perspectivas sobre a mudança que devemos realizar quando estamos insatisfeito com nossas vidas. Mas não é apenas o Benjamim que nos motiva, é também o Conrado com seu senso justo de sempre cumprir com suas promessas e a Mônica em sua busca pela liberdade. O Murilo soube desenvolver bem seus personagens e suas histórias.

"Para mim a liberdade significa desprender-se de tudo o que te faz mal, e buscar com todas as forças o que vai te fazer bem e feliz sem se importar com as opiniões diferentes das demais pessoas."

Codinome Sofia é uma leitura que deve ser feita por quem não possui preconceitos e tem a mente aberta. É uma história sobre aceitação, cheia de ensinamentos e reflexões, com uma narrativa fluida e leve, com algumas partes descontraídas, outras intensas e que nos envolve do inicio ao fim.

5 comentários:

  1. Oi, Eli

    Nossa, que interessante. Por mais errada que a situação seja, sendo quase um catfish, bateu uma curiosidade. Nunca li nada com um personagem andrógeno e vou anotar a dica para quando eu estiver mais livre.

    Beijos
    -Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, Eli. Achei a proposta desse livro bem diferente e reflexiva, fiquei doida para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Aaaaa quero ler o quanto antes!!! E a proposta parece ótima

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Não é um livro que eu daria muito a atenção olhando a capa, mas agora lendo seu post, me deu muita vontade de conhecer.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hey Eliana! Tudo bem?
    Eu não sou muito fã de drama, mas amo quando um livro tem discussões filosóficas.
    Não conhecia esse livro nem o autor, mas adorei a premissa dele!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir



Topo