Resenha: O Duque e Eu - Os Bridgertons #1

em 15 dezembro 2014


Olá gente, tudo bem?

Hoje trago a segundo resenha -que não é a segunda leitura e sim quarta- da Maratona Literária #EuTôDeFérias. Eu não estou seguindo a ordem das leituras pra fazer as resenhas, esse foi o quarto livro lido por mim, terminei de lê-lo ontem e resolvi resenhá-lo logo.


Sinopse
Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Resenha 

O Duque e Eu, é o primeiro livro da série composta por 8 livros, que narra a história dos irmãos Bridgertons. São 8 irmãos ao total, sendo que cada um livro corresponde á um dos Bridgertons. Como podem imaginar, uma família com tantos irmãos, tinha que ser um pouco peculiar, e a peculiaridade  d'Os Bridgertons começam com os nomes. A mãezona Violet, nomeou os filhos por ordem alfabética! E como são 8 filhos, temos nomes da letra "A" ao "H".





Londres 1813, no auge das Temporadas de bailes e debuts, onde as mães - leia-se caçadoras - iam apresentar as filhas que debutavam, aos solteirões disponíveis. Essa era a idade em que as moças já podiam ser cortejadas e consequentemente conseguir um marido com um bom título e uma vida financeira estável - era uma verdadeira caça aos maridos -.

Daphne Bridgerton, nossa protagonista da vez, é a quarta irmã e sendo a mais velha das moças é a primeira a frequentar os grandes bailes á procura de um marido. Porém depois de quase duas temporadas sua situação já pode ser considerada como "difícil". Todos os pretendentes que pediram sua mão, tem idade para serem seus avós e os que poderiam ser um bom marido, só a consideram como amiga. Mas, a sua situação pode mudar quando ela conhece Simon Basset, amigo do seu irmão Anthony, ele tem fama de libertino e um grande título de duque de Hasting.

Com uma narrativa em terceira pessoa, que alterna entre as perspectivas dos protagonistas, conhecemos Simon, o duque de Hasting. Ele perdeu a mãe após seu parto, e como filho único passou de orgulho do pai ao filho desprezado após apresentar dificuldade na fala durante a infância - O cretino só queria um herdeiro brilhante para continuar o ducado da família, não um filho para criar e dar amor -. Após a morte de seu pai ele herda o título de duque de Hasting, porém esse é um título que não lhe agrada nem um pouco. Com o ódio que criara do pai, que o desprezou durante a vida toda, Simon foge do casamento como o diabo foge da cruz, e como vingança ao pai, ele quer levar o nome da família ao túmulo com ele.

 Só que em Londres no auge dos grandres eventos sociais, onde as mães estão desesperadas para casar suas filhas; um homem bonito, rico e com um grande título de Duque, como Simon,  torna-se alvo principal. E por outro lado há Daphne, que apesar de ter o desejo de encontrar um marido para casar-se e ter filhos, está cansada das investidas implacáveis da sua mãe em lhe apresentar a todos os potenciais maridos.
Após se conhecerem - de uma forma bem divertida, diga-se de passagem - eles têm o brilhante plano de juntar o útil ao agradável para resolverem suas situações. Simon decide fingir cortejar Daphne, tendo o benefício de evitar as mães casamenteiras e em contra partida o interesse de um duque seria o suficiente para Daphne despertar a atenção de outros pretendentes. Perfeito, não é mesmo? Na verdade não, quando eles acabam se envolvendo mais do que o planejado.

"Simon percebeu que ambos estavam presos. Presos pelas conveções e expectativas da sociedade. E foi então que uma ideia lhe veio á mente. Uma ideia estanha, louca e espantosamente maravilhosa."(p.75)

Uma série onde a essência da família permeia o enredo do livro, que além do romance, é o ponto principal da história. Somos apresentados aos integrantes da família Brigerton e cada um nos conquista com seu jeito e nos deixa curiosos para conhecer sua história.
Julia Quinn escolheu muito bem os personagens para o início da série. Com um casal completamente antagônico, sendo que Daphne cresceu em uma família grande, rodeada de amor e deseja casar e ter uma família como a sua, enquanto Simon fora negligenciado pelo pai, cresceu sozinho, movido pela raiva e não desja se casar tampouco criar uma família. Ver o desenvolvimento desse casal é encantador.

Não sei porque demorei tanto tempo para ler esse livro - precisei de uma maratona para tirar a poeira dele -. Cada vez mais me encanto por esses romances de época da editora Arqueiro. Primeiro Os Hathaways da Lisa Kleypas e agora Os Bridgertons da Julia Quinn, que devo dizer, foi outra família que me conquistou.

Tenho que falar de uma personagem que deu um diferencial á série e despertou também minha curiosidade: Lady Whistledown. Uma cronista - fofoqueira - que descobre e publica os segredos de todos. Isso pode ser considerado muito "ousado" para uma época em que as mulheres deviam obedecer aos homens da casa. É claro que Lady Whistledown é um pseudônimo de uma mulher misteriosa e muito, mais muito bem informada. Esperero descobrir sua identidade em breve.

"Os Bridgertons, são de longe a família mais fértil daa alta sociedade. Essa qualidade da viscondessa e o falecido visconde é admirável, embora se possa dizer que suas escolhas de nomes para os filhos sejam bastante infelizes.[...] Além disso, a visão da viscondessa e todos os seus oitos filhos num único ambiente é o bastante para que se ache que está vendo dobrado, ou triplicado, ou pior.[...] 
- Crônicas da sociedade de Lady Whistledown,
(p.16)"

Julia Quinn tem uma escrita maravilhosa.E soube criar um enredo bem desenvolvido, com doses de humor, romantismo e sensualidade na medida certa. Não há nada vulgar nem piegas demais. Somos conduzidos de uma forma gostosa e nos vemos mais e mais envolvidos na trama.
Recomendo muito a série para quem gosta de romances de época e para aqueles que desejam conhecer e se encantar com o gênero.






29 comentários:

  1. olá Eliana, eu li este livro e adorei! Simon e Daphne são um casal que conquistam de primeira! fiquei feliz com essa ideia da arqueiro de dar vez aos romances históricos, pois este, por exemplo, eu nunca pensei que iria ter a oportunidade de ler, pois quando a Nova Cultural lançou foi o frisson e não achava em sebos nem bancas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia!
    Não tenho muito costume de ler romances de época, mas estou entre aqueles que desejam conhecer e se encantar rs

    Que resenha mais organizada :)
    Com árvore genealógica e tudo, adorei e já adicionei a minha lista de desejados.

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage
    >>Tá rolando uma ​​​​​Promoção Especial de Fim de Ano​ lá no blog, aproveita!
    >>​​​Já viu a ​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios!

    ResponderExcluir
  3. Você e suas resenhas MARAVILHOSAS! Como não se apaixonar? Sua dedicação é incrível! Adorei essa resenha e a história me conquistou também, apesar de eu não gostar muito de histórias de época! Estou super curiosa pra saber como acaba a história dos dois!
    Beijos, linda
    Rabiscos & Cenas

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é tão lindo <3
    Me apaixonei totalmente pelos Bridgertons e Lady Whistledown realmente é o ponto forte hahaha, adorei ela!

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  5. Adorei "O Duque e Eu", mas acabei lendo só dois livros da série.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda vou ler os livros da Julia Quinn, porque sempre vejo resenhas nos blogs e são cheias de fatos positivos que me chamam a atenção. Gostei muito dessa história!! Quero ler.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Essa série chamam muito a minha atenção! Tanto que eu cheguei a comprar os dois primeiros livros da série! Ainda não li, mas estão na minha pilha para leitura!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eliana! Achei bem interessante os nomes dos irmãos da família Bridgerton e fiquei curioso para conhecer todos eles! Esse livro parece ser muito bom... Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa *-* como esse livro haha ,sua resenha é perfeita .Mudando de assunto eu amo esse livro ,ele é perfeito né ?Já li umas 3 vezes kkkk .Beijocas
    Blog: http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com/
    Canal No Youtube: https://www.youtube.com/user/alemdapenteadeira/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adoro esse livros que são um para cada filho! Gostei da capa, mas não leria por ser de época, não gosto muito

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Eliana, tudo bem?

    Eu adoro romances de época e eu sou super curiosa pra ler um livro da Julia. Falam que ela é realmente ótima no que faz. Tenho os tres livros dessa série, mal posso esperar para ler. Vai ser uma das leituras obrigatórias do ano que vem

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Sempre vejo os livros da Julia na livraria, mas nunca deu aqueeela vontade de ler...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eli, eu ainda não li nenhum livro, acredita? Mas dizem que essa série é incrível. Realmente a narrativa da autora parece ser maravilhosa mesmo. Estou louca para conhecer mais sobre a família Bridgerton. M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  14. Oi Eliana, eu estou louca por estes livros de época, amando muiiiiiiitooooo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Oiii,

    Gente, livros de época não são os meus favoritos, poooorém eu estou querendo muito ler essa série! Sempre vejo elogios sobre a obra e essa está ganhando o meu coração!
    Fiquei feliz que está gostando!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee

    Amo Julia Quinn e um livro sempre é melhor que o outro, não vejo a hora de lançarem os outros é muita curiosidade.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ai menina, nem me fale desse livro, é muito amor! Pior que tbm demorei um pouco para lê-lo, mas amei! A Julia Quinn é demais, já minha autora favorita de romances de época! E amei tanto o Simon e a Daphne, e o Anthony e o Colin, apaixonada por essa família <3
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é tão lindo! Adoro de paixão. Mas meu favorito da série é o segundo, espero que você goste também.
    Os livros da Julia são ótimos, e concordo que eles não tem nada de vulgar ou piegas. São leves, divertidos e muito fofos.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não sou a maior das fãs de romance de época... mas essa série está na minha lista a tempo, mas ainda não consegui ler...
    A Julia tem um toque de Jane Austen e não tem como não se agradar com ela :)

    Beijinhos,
    Aline

    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler essa série, me parece encantadora. Como não terei férias de verdade nesse fim de ano, creio que só conseguirei ler no meio do ano que vem :/. Gostei muito da sua resenha, me deu mais vontade ainda de ler. Bjus!!!
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Meu deus, porque eu também demorei tanto pra decidir ler esse livro?? Tenho uma amiga que vive falando de como é bom, e eu duvidava um pouco, até ler "Ligeiramente Casados", que tem o mesmo estilo, e a sua resenha. Quero pra jáaa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Não Fuja!", vem conferir!

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca me encantei por esse livro/série porque não acho as capas bonitas, mas depois dessa resenha me bateu uma vontade absurda de ler tudo dessa autora e tudo o que houver de romances de época por aí kkkkkkkk a resenha está maravilhosa, parabéns.
    Beijos!

    vicioliteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tô louca para começar a ler essa série. Todo mundo que lê se apaixona. O problema é que eu estou fugindo de séries grandes e essa é justamente uma série ENORME! x.x
    Acho que vou esperar todos os volumes serem lançados para começar a ler.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  24. Oii ! Nossa, ja li varias resenhas desse livro, mas não sei se eu gostaria de ler! Não é uma história que me atrai muito! http://www.mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha
    tbm vou fazer uma maratona de ferias kkk
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Eliana.
    Que bom que você decidiu se aventurar nos romances de época da Julia, eles são perfeitos e os Bridgertons maravilhosos.
    A autora criou uma história encantadora dosando muito bem o romance, o humor e a sensualidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  27. Oie Liaaaa,
    Que bom que você finalmente conheceu os Bridgertons! Deusss, eu amo essa série e a Lady Whistledown é a melhor personagem everrr! O melhor livro é o do Colin, principalmente por descobrirmos mais sobre os mistérios de Lady Whistledown.
    Fico tão feliz em ver mais alguém que está apaixonada pelos romances históricos da Arqueiro, eles vem me tirando o fôlego. Preciso nem dizer que amei a resenha, né? Depois do livro do Colin, O Duque e Eu é o meu favorito, com uma menção honrosa para O Visconde que me Amava!
    Beijos Beijos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Amo essa série, curto muito romance de época, a escrita de Julia Quinn é ótima, a família Bridgerton é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  29. Também li esse livro para a Maratona Literária, e não me arrependi nem um pouquinho! Achei o livro fantástico, e concordo com você quando diz que foi encantador ver o envolvimento dos dois... O Simon é um príncipe (ainda que não se dê conta disso!) e acho impossível não se apaixonar por ele... Eu não era muito fã de romances históricos, mas sem dúvidas me apaixonei pelo gênero com esse livro! Ah, e essa Lady Whistledown pegou todo mundo de surpresa! Tbm estou super curiosa pra saber quem é kkk Tenho que terminar de ler a série, e espero que seja logo...
    Kisses =*

    ResponderExcluir



Topo